A Ocean Cleanup está a preparar novos navios que vão enfrentar os rios mais poluídos do mundo

A organização sem fins lucrativos, The Ocean Cleanup, quer aumentar a produção de navios e tem em vista pelo menos mil rios, que são considerados os mais poluentes do mundo.

Embora a Ocean Cleanup já esteja a remover resíduos plásticos dos oceanos e a transforma-los, a organização também possui um pequeno número de embarcações fluviais que trabalham com o problema da poluição na sua origem.

A organização tem atualmente três barcos que trabalham na recolha de resíduos plásticos em rios na Malásia, Indonésia e República Dominicana. Agora, um quarto veículo está pronto para funcionar no Vietname, mas sofreu alguns atrasos e deverá ser lançado no início do próximo ano.

Os intercetores são ancorados ao leito do rio e usam uma longa corda flutuante para conduzir o lixo para uma abertura que se localiza sua frente. Os sensores que estão colocados no navio alertam os operadores locais quando os depósitos precisam de ser esvaziados e, em seguida, o lixo plástico é encaminhado para as instalações locais para que seja feito o seu processamento.

O Ocean Cleanup usou dados dessas primeiras operações para melhorar o projeto da próxima ronda de navios, por isso estes deverão ter novidades a nível de transporte e na capacidade de recolha de lixo.



Foi também criada uma parceria com a Konecranes, com o objetivo de preparar a expansão global do projeto “Interceptor”. A empresa já está a desenvolver a ideia em Klang, na Malásia, sendo que o projeto deverá ficar concluído em maio de 2021. A Konecranes está agora encarregue da fabricação, instalação e manutenção das futuras embarcações com parceiros locais, avança o New Atlas.

“No final de um ano muito desafiante, estou muito feliz por ver o início da produção em série do Interceptor”, disse o CEO da The Ocean Cleanup, Boyan Slat“.

“É um passo necessário para enfrentarmos o fluxo global de poluição de plástico. Acredito que a Konecranes é adequada para o trabalho e estamos ansiosos por vê-los construir muitos mais navios Interceptor nos próximos anos. Estou grato pelo compromisso com a limpeza dos oceanos”, conclui o responsável da organização.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal

Já há refugiados afegãos a realizarem entrevistas de emprego em Portugal, disse a secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. Em três semanas, chegaram 178 refugiados afegãos a Portugal. A secretária de …

Arranca hoje a conferência dos Trabalhistas - num clima de "guerra civil" entre Starmer e os Corbynistas

A proposta de Starmer de mudar a sistema de eleição do líder dos Trabalhistas tem suscitado muitas críticas, num partido que já estava profundamente dividido entre os membros mais conservadores e os membros leais a …

Multinacional oferece emprego qualificado em Portugal mas não tem candidatos

Um engenheiro de Mirandela regressou à terra para instalar na cidade transmontana o polo principal de uma nova multinacional na área da energia que está a recrutar, mas não consegue candidatos para emprego qualificado. Manuel Lemos …

Austrália, Japão, EUA e Índia reúnem-se "sem objetivos militares", mas China sente-se ameaçada

Estados Unidos, Austrália, Japão e Índia reuniram-se naquela que foi a primeira reunião do chamado Quad. A China sente-se ameaçada e avisa que o grupo está "fadado ao fracasso". Joe Biden liderou esta sexta-feira a primeira …

"Escândalo". FCSH acusada de abrir concurso à medida de Raquel Varela

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa está a ser acusada de abrir um concurso à medida da historiadora Raquel Varela. A polémica com a historiadora começou na segunda-feira, 20 de …

Descobertos cadáveres de guerreiros do século XIII. Podem ter sido enterrados pelo Rei Luís IX

Cientistas britânicos acreditam que os cadáveres dos guerreiros cristãos tenham sido enterrados por Luís IX, rei de França, no século XIII. Um grupo de arqueólogos internacionais encontrou no castelo de Sidon, no Líbano, valas comuns com …

Hidroavião de Sacadura Cabral e Gago Coutinho é único no mundo e está em Lisboa

Um dos hidroaviões que há quase 100 anos transportaram Sacadura Cabral e Gago Coutinho na primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul está exposto no Museu da Marinha, em Lisboa, e é o único aparelho original …

Programa da SIC Notícias comentou eleições em dia de reflexão. CNE deixou aviso

O "Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer", da SIC Notícias, falou sobre as eleições em dia de reflexão, porque "comentário não é propaganda eleitoral". As eleições autárquicas estão marcadas para este domingo e, como …

Os dentes das formigas-cortadeiras são tão resistentes como facas

Um novo estudo indica que as formigas-cortadeiras têm uma teia de átomos de zinco entrelaçados na estrutura biológica das mandíbulas, o que lhes dá a durabilidade de um conjunto de facas de aço inoxidável. De acordo …

Francisco George defende vacinação de crianças com menos de 5 anos contra a covid-19

As crianças maiores de cinco anos devem ser vacinadas contra a covid-19, desde que a segurança e a eficácia da vacina estejam comprovadas cientificamente nestas idades, defende o médico especialista em saúde pública Francisco George. A …