//

A Ocean Cleanup está a preparar novos navios que vão enfrentar os rios mais poluídos do mundo

A organização sem fins lucrativos, The Ocean Cleanup, quer aumentar a produção de navios e tem em vista pelo menos mil rios, que são considerados os mais poluentes do mundo.

Embora a Ocean Cleanup já esteja a remover resíduos plásticos dos oceanos e a transforma-los, a organização também possui um pequeno número de embarcações fluviais que trabalham com o problema da poluição na sua origem.

A organização tem atualmente três barcos que trabalham na recolha de resíduos plásticos em rios na Malásia, Indonésia e República Dominicana. Agora, um quarto veículo está pronto para funcionar no Vietname, mas sofreu alguns atrasos e deverá ser lançado no início do próximo ano.

Os intercetores são ancorados ao leito do rio e usam uma longa corda flutuante para conduzir o lixo para uma abertura que se localiza sua frente. Os sensores que estão colocados no navio alertam os operadores locais quando os depósitos precisam de ser esvaziados e, em seguida, o lixo plástico é encaminhado para as instalações locais para que seja feito o seu processamento.

O Ocean Cleanup usou dados dessas primeiras operações para melhorar o projeto da próxima ronda de navios, por isso estes deverão ter novidades a nível de transporte e na capacidade de recolha de lixo.

Foi também criada uma parceria com a Konecranes, com o objetivo de preparar a expansão global do projeto “Interceptor”. A empresa já está a desenvolver a ideia em Klang, na Malásia, sendo que o projeto deverá ficar concluído em maio de 2021. A Konecranes está agora encarregue da fabricação, instalação e manutenção das futuras embarcações com parceiros locais, avança o New Atlas.

“No final de um ano muito desafiante, estou muito feliz por ver o início da produção em série do Interceptor”, disse o CEO da The Ocean Cleanup, Boyan Slat“.

“É um passo necessário para enfrentarmos o fluxo global de poluição de plástico. Acredito que a Konecranes é adequada para o trabalho e estamos ansiosos por vê-los construir muitos mais navios Interceptor nos próximos anos. Estou grato pelo compromisso com a limpeza dos oceanos”, conclui o responsável da organização.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.