O histórico navio americano The Sullivans, da Segunda Guerra Mundial, está a afundar-se. Ninguém sabe porquê

Uma equipa que junta marinheiros e autoridades federais está dedicada ao salvamento deste pedaço da história dos Estados Unidos, que lutou durante a Segunda Guerra Mundial.

É um navio de guerra que sobreviveu aos ataques aéreos japoneses no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial, mas que não está a resistir às profundezas das águas em Buffalo, no estado de Nova Iorque.

Apelidada The Sullivans, a embarcação sofreu uma “violação do casco séria” na última quarta-feira e começou deixar entrar água, avança o New York Times. A brecha ocorreu na popa do meio-navio a estibordo e a causa ainda é desconhecida.

Temos um problema e não sabemos o que é“, revelou Paul Marzello, chefe executivo do parque onde a embarcação está atracada, que acrescenta que os trabalhadores estão a avança “com muitos cuidados”.

O navio está agora a ficar inclinado para trás e para a direita devido à entrada da água. “Temos um artefacto significativo e acarinhado que queremos salvar para as gerações seguintes”, sublinha Marzello, que está também consciente dos riscos ambientais, apesar da Marinha ter esvaziado a embarcação o melhor que pôde de óleos de combustíveis quando esta chegou a Buffalo em 1977.

O esforço para o salvamento no navio está a unir com engenheiros marinhos, membros da empresa Bidco Marine Group e as autoridades federais. Os trabalhos de resgate começaram na manhã de quinta-feira e a equipa está otimista, já que está a conseguir retirar a água a um ritmo mais rápido do que esta entra.

Marzello acredita que a idade do navio influenciou este incidente. “O problema é que temos um navio de 80 anos que foi criado para servir cerca de 25 anos. Ele não estava destinado a ir para um museu de navios, mas agora esse é o plano por causa do que ele simboliza”.

Encomendado em 1943, o The Sullivans é um dos quatro exemplares restantes dos contratorpedeiros classe Fletcher que ainda existem no mundo. O navio tem 115 metros e acomodava uma tripulação de 310 marinheiros, tendo sido nomeado em homenagem a cinco irmãos que morreram durante a batalha de Guadalcanal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.