Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

Yuri Kochetkov / EPA

O líder da oposição russa, Alexei Navalny

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento.

“Afirmo que Vladimir Putin está por trás deste ato, não tenho outras versões para o que aconteceu”, afirmou Alexei Navalny em entrevista à revista alemã Der Spiegel, citado pelo Diário de Notícias.

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital de Charité, em Berlim, onde estava a ser tratado, disse que pretende voltar ao seu país. “Não vou dar a Putin o presente de não regressar à Rússia. A minha tarefa é permanecer sem medo. E eu não tenho medo“.

Questionado sobre o que sentiu quando o agente nervoso começou a fazer efeito, Navalny respondeu que “não se sente nenhuma dor, mas sabe-se que estamos a morrer”.

Recorde-se que três laboratórios europeus concluíram que o russo foi envenenado por um agente neurotóxico do tipo Novichok, concebido para fins militares na época soviética.

Navalny adoeceu gravemente, a 20 de agosto, a bordo de um avião na Sibéria, foi internado na cidade de Omsk e, posteriormente, transferido para o hospital alemão. Entretanto, o líder da oposição russa confirmou que recebeu a visita da chanceler alemã.

“Houve um encontro, mas não se deve chamá-lo de segredo. Em vez disso, foi uma visita privada e uma conversa com a família. Estou muito grato à chanceler Merkel por me ter visitado no hospital”, escreveu no Twitter.

Rússia acusa Alemanha de “provocação”

No discurso transmitido por vídeo no último dia do debate geral da 75.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, o chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, declarou que “semelhante violação [da proibição das armas químicas], como conseguimos provar com os nossos parceiros no caso do envenenamento de Alexei Navalny, é um problema para o conjunto da comunidade dos Estados” e apelou à Rússia para “fazer mais para clarificar este caso”.

Trata-se de uma provocação a que a Alemanha recorreu desde vez na alta tribuna da ONU para repetir as suas observações sem fundamento sobre o designado recurso a uma substância tóxica militar contra A. Navalny”, reagiu, em comunicado, a diplomacia russa.

O ministério dos Negócios Estrangeiros denunciou as “elucubrações públicas”, que na perspetiva de Moscovo constituem “o prosseguimento de uma linha abertamente hostil antirrussa de Berlim” e acusou uma vez mais a Alemanha de recusar cooperar com a Rússia neste caso.

“Considerando o comportamento da Alemanha e dos seus aliados na UE e na NATO (…) é impossível fazer algo com o Ocidente até que este deixe de utilizar métodos de provocação e falsificação e comece a comportar-se de forma honesta e responsável“, acrescenta o comunicado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …

Site da campanha de Trump foi alvo de ataque. Hackers "fartaram-se das fake news"

O website oficial da campanha presidencial de Donald Trump foi alvo de um ataque informático que o deixou temporariamente desfigurado na noite desta quarta-feira. Os hackers responsáveis substituíram o habitual conteúdo por uma mensagem normalmente utilizada …

CV30. O poderoso anticorpo descoberto por cientistas que dá luta ao novo coronavírus

Investigadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, descobriram um potente anticorpo, encontrado no sangue de um recuperado de covid-19, que interfere com a superfície espinhosa do novo coronavírus, fazendo com que partes …

Igreja flutuante "nasceu" num canal de Londres

A Denizen Works recentemente concluiu uma igreja flutuante pouco ortodoxa em Londres, no Reino Unido. O projeto tem um novo teto que pode ser baixado ou levantado conforme as necessidades. Batizado de Génesis em homenagem ao …

Compostos de alga vermelha da costa de Peniche eficazes no tratamento do cancro

A alga vermelha “Sphaerococcus coronopifolius” da costa de Peniche possui compostos com atividade antitumoral que podem contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos ou potenciar o efeito de fármacos de combate ao cancro já existentes, …

Surto de covid-19 em Vila Flor. Festa de aniversário de autarca gera polémica

A festa organizada por funcionários da Câmara de Vila Flor, no distrito de Bragança, para celebrar o aniversário do seu presidente, está a dar que falar. O município já conta com cerca de 70 infetados. De …

Alberto II da Bélgica conhece filha de relação extraconjugal pela primeira vez

O antigo rei Alberto II da Bélgica encontrou-se pela primeira vez com a filha Delphine de Saxe-Cobourg, depois de anos de negações sobre a paternidade da recém-reconhecida princesa. De acordo com o jornal britânico The Independent, …

Estados Unidos testaram míssil balístico intercontinental

Os Estados Unidos anunciaram que testaram hoje com sucesso um míssil balístico intercontinental, para demonstrar a eficácia da dissuasão nuclear norte-americana e tranquilizar os aliados de Washington. O míssil, apelidado de Minuteman III, estava equipado com …