Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

Yuri Kochetkov / EPA

O líder da oposição russa, Alexei Navalny

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento.

“Afirmo que Vladimir Putin está por trás deste ato, não tenho outras versões para o que aconteceu”, afirmou Alexei Navalny em entrevista à revista alemã Der Spiegel, citado pelo Diário de Notícias.

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital de Charité, em Berlim, onde estava a ser tratado, disse que pretende voltar ao seu país. “Não vou dar a Putin o presente de não regressar à Rússia. A minha tarefa é permanecer sem medo. E eu não tenho medo“.

Questionado sobre o que sentiu quando o agente nervoso começou a fazer efeito, Navalny respondeu que “não se sente nenhuma dor, mas sabe-se que estamos a morrer”.

Recorde-se que três laboratórios europeus concluíram que o russo foi envenenado por um agente neurotóxico do tipo Novichok, concebido para fins militares na época soviética.

Navalny adoeceu gravemente, a 20 de agosto, a bordo de um avião na Sibéria, foi internado na cidade de Omsk e, posteriormente, transferido para o hospital alemão. Entretanto, o líder da oposição russa confirmou que recebeu a visita da chanceler alemã.

“Houve um encontro, mas não se deve chamá-lo de segredo. Em vez disso, foi uma visita privada e uma conversa com a família. Estou muito grato à chanceler Merkel por me ter visitado no hospital”, escreveu no Twitter.

Rússia acusa Alemanha de “provocação”

No discurso transmitido por vídeo no último dia do debate geral da 75.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, o chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, declarou que “semelhante violação [da proibição das armas químicas], como conseguimos provar com os nossos parceiros no caso do envenenamento de Alexei Navalny, é um problema para o conjunto da comunidade dos Estados” e apelou à Rússia para “fazer mais para clarificar este caso”.

Trata-se de uma provocação a que a Alemanha recorreu desde vez na alta tribuna da ONU para repetir as suas observações sem fundamento sobre o designado recurso a uma substância tóxica militar contra A. Navalny”, reagiu, em comunicado, a diplomacia russa.

O ministério dos Negócios Estrangeiros denunciou as “elucubrações públicas”, que na perspetiva de Moscovo constituem “o prosseguimento de uma linha abertamente hostil antirrussa de Berlim” e acusou uma vez mais a Alemanha de recusar cooperar com a Rússia neste caso.

“Considerando o comportamento da Alemanha e dos seus aliados na UE e na NATO (…) é impossível fazer algo com o Ocidente até que este deixe de utilizar métodos de provocação e falsificação e comece a comportar-se de forma honesta e responsável“, acrescenta o comunicado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.