Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

Yuri Kochetkov / EPA

O líder da oposição russa, Alexei Navalny

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento.

“Afirmo que Vladimir Putin está por trás deste ato, não tenho outras versões para o que aconteceu”, afirmou Alexei Navalny em entrevista à revista alemã Der Spiegel, citado pelo Diário de Notícias.

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital de Charité, em Berlim, onde estava a ser tratado, disse que pretende voltar ao seu país. “Não vou dar a Putin o presente de não regressar à Rússia. A minha tarefa é permanecer sem medo. E eu não tenho medo“.

Questionado sobre o que sentiu quando o agente nervoso começou a fazer efeito, Navalny respondeu que “não se sente nenhuma dor, mas sabe-se que estamos a morrer”.

Recorde-se que três laboratórios europeus concluíram que o russo foi envenenado por um agente neurotóxico do tipo Novichok, concebido para fins militares na época soviética.

Navalny adoeceu gravemente, a 20 de agosto, a bordo de um avião na Sibéria, foi internado na cidade de Omsk e, posteriormente, transferido para o hospital alemão. Entretanto, o líder da oposição russa confirmou que recebeu a visita da chanceler alemã.

“Houve um encontro, mas não se deve chamá-lo de segredo. Em vez disso, foi uma visita privada e uma conversa com a família. Estou muito grato à chanceler Merkel por me ter visitado no hospital”, escreveu no Twitter.

Rússia acusa Alemanha de “provocação”

No discurso transmitido por vídeo no último dia do debate geral da 75.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, o chefe da diplomacia alemã, Heiko Maas, declarou que “semelhante violação [da proibição das armas químicas], como conseguimos provar com os nossos parceiros no caso do envenenamento de Alexei Navalny, é um problema para o conjunto da comunidade dos Estados” e apelou à Rússia para “fazer mais para clarificar este caso”.

Trata-se de uma provocação a que a Alemanha recorreu desde vez na alta tribuna da ONU para repetir as suas observações sem fundamento sobre o designado recurso a uma substância tóxica militar contra A. Navalny”, reagiu, em comunicado, a diplomacia russa.

O ministério dos Negócios Estrangeiros denunciou as “elucubrações públicas”, que na perspetiva de Moscovo constituem “o prosseguimento de uma linha abertamente hostil antirrussa de Berlim” e acusou uma vez mais a Alemanha de recusar cooperar com a Rússia neste caso.

“Considerando o comportamento da Alemanha e dos seus aliados na UE e na NATO (…) é impossível fazer algo com o Ocidente até que este deixe de utilizar métodos de provocação e falsificação e comece a comportar-se de forma honesta e responsável“, acrescenta o comunicado.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …