Naufrágio na Figueira: resgatado corpo de um dos desaparecidos, morreu pescador internado

080901-N-1762D-062

foto: USN / wikimedia

foto: USN / wikimedia

O corpo de um dos três desaparecidos no naufrágio da embarcação Jesus dos Navegantes na Figueira da Foz foi hoje recuperado por um helicóptero da Força Aérea.

Segundo o comandante do porto da Figueira da Foz, Rui Amado, o corpo foi avistado em alto mar a cerca de uma milha e meia (três quilómetros) da praia do Cabedelo.

O resgate do corpo foi visível a partir da praia: o helicóptero da Força Aérea avistou o corpo, o operador desceu preso por um cabo e recuperou o cadáver, tendo o helicóptero seguido em direcção à marina.

Rui Amado disse que o helicóptero da Força Aérea foi uma mais-valia nas operações de resgate, porque o estado do mar não permite a entrada de embarcações pequenas.

Além dos meios terrestres, estão também envolvidos nas operações um helicóptero da Força Aérea e a corveta Batista Rodrigues, que está mais a norte do local, uma vez que têm aparecido destroços a oeste do Cabo Mondego.

Uma embarcação de pesca com 15 metros naufragou na sexta-feira ao fim da tarde à saída da barra da Figueira da Foz, disseram à agência Lusa testemunhas no local.

Cinco dos tripulantes foram resgatados com vida do naufrágio e três ficaram desaparecidos.

As buscas pelos três pescadores desaparecidos na sequência do naufrágio de sexta-feira na Figueira da Foz, foram retomadas às 08:30 de hoje, segundo informação disponibilizada online pela Proteção Civil. Nas operações participam 11 bombeiros e quatro veículos operacionais.

Os oito tripulantes caíram à água quando uma embarcação de pesca com 15 metros naufragou à saída da barra da Figueira da Foz cerca das 18:20 desta sexta-feira.

Morreu pescador que estava internado no hospital em Coimbra

O ferido mais grave do naufrágio ocorrido na sexta-feira na Figueira da Foz faleceu hoje, pelas 13:00, disse à agência Lusa fonte do gabinete de comunicação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Luís Santos, de 48 anos de idade, pescador da embarcação ‘Jesus dos Navegantes’, da Póvoa de Varzim, foi um dos cinco resgatados, na tarde de sexta-feira, no mar da Figueira da Foz, e deu entrada no hospital daquela cidade em paragem cardiorrespiratória devido a uma situação de afogamento.

Depois de reanimado e estabilizado, o pescador foi transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)/CHUC, onde foi internado no Serviço de Medicina Intensiva.

Nenhum pescador da embarcação usava colete salva-vidas

Nenhum dos oito tripulantes da embarcação de pesca que naufragou na tarde de sexta-feira na Figueira da Foz usava colete, situação que o comandante do Porto classificou hoje de incompreensível.

“Nenhum pescador usava colete, é uma situação que tem de ser vista. É incompreensível num navio a sair a barra e naquelas condições de mar agitado”, disse à agência Lusa Rui Amado.

Presente na praia do Cabedelo, situada junto ao local do naufrágio e questionado sobre o assunto dos coletes salva-vidas, José Festas, da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, disse não conseguir perceber o que aconteceu.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …