Naufrágio na Figueira: resgatado corpo de um dos desaparecidos, morreu pescador internado

080901-N-1762D-062

foto: USN / wikimedia

foto: USN / wikimedia

O corpo de um dos três desaparecidos no naufrágio da embarcação Jesus dos Navegantes na Figueira da Foz foi hoje recuperado por um helicóptero da Força Aérea.

Segundo o comandante do porto da Figueira da Foz, Rui Amado, o corpo foi avistado em alto mar a cerca de uma milha e meia (três quilómetros) da praia do Cabedelo.

O resgate do corpo foi visível a partir da praia: o helicóptero da Força Aérea avistou o corpo, o operador desceu preso por um cabo e recuperou o cadáver, tendo o helicóptero seguido em direcção à marina.

Rui Amado disse que o helicóptero da Força Aérea foi uma mais-valia nas operações de resgate, porque o estado do mar não permite a entrada de embarcações pequenas.

Além dos meios terrestres, estão também envolvidos nas operações um helicóptero da Força Aérea e a corveta Batista Rodrigues, que está mais a norte do local, uma vez que têm aparecido destroços a oeste do Cabo Mondego.

Uma embarcação de pesca com 15 metros naufragou na sexta-feira ao fim da tarde à saída da barra da Figueira da Foz, disseram à agência Lusa testemunhas no local.

Cinco dos tripulantes foram resgatados com vida do naufrágio e três ficaram desaparecidos.

As buscas pelos três pescadores desaparecidos na sequência do naufrágio de sexta-feira na Figueira da Foz, foram retomadas às 08:30 de hoje, segundo informação disponibilizada online pela Proteção Civil. Nas operações participam 11 bombeiros e quatro veículos operacionais.

Os oito tripulantes caíram à água quando uma embarcação de pesca com 15 metros naufragou à saída da barra da Figueira da Foz cerca das 18:20 desta sexta-feira.

Morreu pescador que estava internado no hospital em Coimbra

O ferido mais grave do naufrágio ocorrido na sexta-feira na Figueira da Foz faleceu hoje, pelas 13:00, disse à agência Lusa fonte do gabinete de comunicação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Luís Santos, de 48 anos de idade, pescador da embarcação ‘Jesus dos Navegantes’, da Póvoa de Varzim, foi um dos cinco resgatados, na tarde de sexta-feira, no mar da Figueira da Foz, e deu entrada no hospital daquela cidade em paragem cardiorrespiratória devido a uma situação de afogamento.

Depois de reanimado e estabilizado, o pescador foi transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)/CHUC, onde foi internado no Serviço de Medicina Intensiva.

Nenhum pescador da embarcação usava colete salva-vidas

Nenhum dos oito tripulantes da embarcação de pesca que naufragou na tarde de sexta-feira na Figueira da Foz usava colete, situação que o comandante do Porto classificou hoje de incompreensível.

“Nenhum pescador usava colete, é uma situação que tem de ser vista. É incompreensível num navio a sair a barra e naquelas condições de mar agitado”, disse à agência Lusa Rui Amado.

Presente na praia do Cabedelo, situada junto ao local do naufrágio e questionado sobre o assunto dos coletes salva-vidas, José Festas, da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, disse não conseguir perceber o que aconteceu.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Infarmed suspende hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19

O Infarmed suspendeu o uso de hidroxicloroquina no tratamento de pacientes com covid-19. Para além da OMS, outros países já tomaram a mesma decisão que Portugal. A decisão vem no mesmo sentido da Organização Mundial de …

PCP mantém festa do Avante! e pede calma às "almas mais inquietas"

O secretário-geral do PCP admitiu hoje que “não seria um drama”, devido à pandemia de covid-19, cancelar a festa do Avante, e garantiu que não é por dinheiro que os comunistas estão empenhados em realizá-la …

Futebol inglês aponta regresso para dia 17 de junho

A Liga inglesa de futebol, suspensa desde 13 de março devido à pandemia da covid-19, vai regressar em 17 de junho, com a realização de dois encontros em atraso, de acordo com BBC e Sky …

Estado investe 2.000 milhões na ferrovia, mas comboios vão circular à mesma velocidade

O investimento da Infraestruturas de Portugal deverá rondar os 2.000 milhões de euros, mas este montante servirá quase exclusivamente para eletrificação de linhas e substituição de sinalização. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal …

SBSR confirma Foals, Local Natives e Boy Pablo para a edição de 2021

Os Foals, os Local Natives e o músico Boy Pablo são os primeiros nomes reagendados para a 26.ª edição do Festival Super Bock Super Rock, remarcada para julho de 2021, foi hoje anunciado. O SBSR deveria …

Artistas com espetáculos cancelados recebem pelo menos 50%

O primeiro-ministro referendou, esta quarta-feira, a lei que regula a possibilidade de festivais e espetáculos no verão e que assegura apoio financeiro a artistas alvo de cancelamento ou reagendamento dos espetáculos por causa da pandemia. Este …

EUA anunciam fim da isenção de sanções no programa nuclear civil iraniano

Os Estados Unidos (EUA) anunciaram na quarta-feira o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou. "Hoje, anuncio o fim …

Violência doméstica, droga, bairros problemáticos. Agentes da PSP obrigados a usar coletes anti-bala

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) decidiu tornar obrigatório o uso de coletes balísticos em oito tipos de situações. De acordo com o Jornal de Notícias, os agentes da PSP vão passar a …

Benfica e FC Porto estão entre os clubes europeus com maior valor comercial

O Benfica e o FC Porto estão em 24.º e 30.º, respetivamente, na lista dos 32 clubes de futebol europeus com maior valor comercial, que é liderada pelos espanhóis do Real Madrid. O Benfica (24.º) e …

Estados Unidos podem vir a acusar Cilia Flores, mulher de Maduro, por narcotráfico

Os Estados Unidos podem vir a acusar formalmente a mulher do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, por crimes de tráfico de droga e corrupção. A notícia foi avançada esta quarta-feira pela Reuters, que cita quatro fontes diferentes. …