//

Naufrágio na Figueira: resgatado corpo de um dos desaparecidos, morreu pescador internado

080901-N-1762D-062

foto: USN / wikimedia

foto: USN / wikimedia

O corpo de um dos três desaparecidos no naufrágio da embarcação Jesus dos Navegantes na Figueira da Foz foi hoje recuperado por um helicóptero da Força Aérea.

Segundo o comandante do porto da Figueira da Foz, Rui Amado, o corpo foi avistado em alto mar a cerca de uma milha e meia (três quilómetros) da praia do Cabedelo.

O resgate do corpo foi visível a partir da praia: o helicóptero da Força Aérea avistou o corpo, o operador desceu preso por um cabo e recuperou o cadáver, tendo o helicóptero seguido em direcção à marina.

Rui Amado disse que o helicóptero da Força Aérea foi uma mais-valia nas operações de resgate, porque o estado do mar não permite a entrada de embarcações pequenas.

Além dos meios terrestres, estão também envolvidos nas operações um helicóptero da Força Aérea e a corveta Batista Rodrigues, que está mais a norte do local, uma vez que têm aparecido destroços a oeste do Cabo Mondego.

Uma embarcação de pesca com 15 metros naufragou na sexta-feira ao fim da tarde à saída da barra da Figueira da Foz, disseram à agência Lusa testemunhas no local.

Cinco dos tripulantes foram resgatados com vida do naufrágio e três ficaram desaparecidos.

As buscas pelos três pescadores desaparecidos na sequência do naufrágio de sexta-feira na Figueira da Foz, foram retomadas às 08:30 de hoje, segundo informação disponibilizada online pela Proteção Civil. Nas operações participam 11 bombeiros e quatro veículos operacionais.

Os oito tripulantes caíram à água quando uma embarcação de pesca com 15 metros naufragou à saída da barra da Figueira da Foz cerca das 18:20 desta sexta-feira.

Morreu pescador que estava internado no hospital em Coimbra

O ferido mais grave do naufrágio ocorrido na sexta-feira na Figueira da Foz faleceu hoje, pelas 13:00, disse à agência Lusa fonte do gabinete de comunicação do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

Luís Santos, de 48 anos de idade, pescador da embarcação ‘Jesus dos Navegantes’, da Póvoa de Varzim, foi um dos cinco resgatados, na tarde de sexta-feira, no mar da Figueira da Foz, e deu entrada no hospital daquela cidade em paragem cardiorrespiratória devido a uma situação de afogamento.

Depois de reanimado e estabilizado, o pescador foi transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC)/CHUC, onde foi internado no Serviço de Medicina Intensiva.

Nenhum pescador da embarcação usava colete salva-vidas

Nenhum dos oito tripulantes da embarcação de pesca que naufragou na tarde de sexta-feira na Figueira da Foz usava colete, situação que o comandante do Porto classificou hoje de incompreensível.

“Nenhum pescador usava colete, é uma situação que tem de ser vista. É incompreensível num navio a sair a barra e naquelas condições de mar agitado”, disse à agência Lusa Rui Amado.

Presente na praia do Cabedelo, situada junto ao local do naufrágio e questionado sobre o assunto dos coletes salva-vidas, José Festas, da Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar, disse não conseguir perceber o que aconteceu.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE