Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa.

Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal ter tratado uma criança de quatro anos com problemas de comportamento através da saliva de um cão raivoso. A especialista Anke Zimmermann, tem recebido muitas críticas da comunidade médica, que reagiu de forma negativa.

A mãe da criança recorreu a Zimmermann devido ao comportamento de Jonah. Dificuldades em dormir, mau comportamento na escola, grunhidos recorrentes e uma aversão a água eram comportamentos que, no entender da especialista, mostravam que a criança já teria sido anteriormente mordida por um cão raivoso.

Jonah era um bebé normal até ter sido mordido por um cão na praia, aos dois anos de idade, quando o animal se aproximou para comer um alimento da sua mão e arranhou a pele com os dentes, sem querer.

A explicação de Anke para o comportamento problemático da criança é que o cão provavelmente não era vacinado contra a raiva, e terá passado para Jonah um tipo de “estado canino raivoso”.

A especialista afirma que já viu muitos casos parecidos, e que a melhor opção de tratamento seria o Lyssinum, um remédio natural feito com saliva de cão raivoso que tem uma longa história na homeopatia. A substância é legal no Canadá, onde pode ser adquirida por apenas sete euros.

Muitos órgãos de comunicação social fizeram eco das críticas de especialistas de várias partes do mundo, que afirmaram que este tratamento não só não traria qualquer alteração comportamental à criança como até poderia tê-la colocado em risco.

O relato causou reações críticas à agência que regula os medicamentos no Canadá, à naturopata e à mãe da criança pela possibilidade de exposição da criança ao vírus da raiva, que é fatal. Muitos também a acusaram de estar a mentir sobre ter oferecido uma substância que realmente contém o vírus.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas que estupidez e desinformação na noticia – um produto homeopático não tem estrutura molecular é energético ou seja a criança não foi exposta a qualquer perigo.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …