Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa.

Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal ter tratado uma criança de quatro anos com problemas de comportamento através da saliva de um cão raivoso. A especialista Anke Zimmermann, tem recebido muitas críticas da comunidade médica, que reagiu de forma negativa.

A mãe da criança recorreu a Zimmermann devido ao comportamento de Jonah. Dificuldades em dormir, mau comportamento na escola, grunhidos recorrentes e uma aversão a água eram comportamentos que, no entender da especialista, mostravam que a criança já teria sido anteriormente mordida por um cão raivoso.

Jonah era um bebé normal até ter sido mordido por um cão na praia, aos dois anos de idade, quando o animal se aproximou para comer um alimento da sua mão e arranhou a pele com os dentes, sem querer.

A explicação de Anke para o comportamento problemático da criança é que o cão provavelmente não era vacinado contra a raiva, e terá passado para Jonah um tipo de “estado canino raivoso”.

A especialista afirma que já viu muitos casos parecidos, e que a melhor opção de tratamento seria o Lyssinum, um remédio natural feito com saliva de cão raivoso que tem uma longa história na homeopatia. A substância é legal no Canadá, onde pode ser adquirida por apenas sete euros.

Muitos órgãos de comunicação social fizeram eco das críticas de especialistas de várias partes do mundo, que afirmaram que este tratamento não só não traria qualquer alteração comportamental à criança como até poderia tê-la colocado em risco.

O relato causou reações críticas à agência que regula os medicamentos no Canadá, à naturopata e à mãe da criança pela possibilidade de exposição da criança ao vírus da raiva, que é fatal. Muitos também a acusaram de estar a mentir sobre ter oferecido uma substância que realmente contém o vírus.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas que estupidez e desinformação na noticia – um produto homeopático não tem estrutura molecular é energético ou seja a criança não foi exposta a qualquer perigo.

RESPONDER

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …