Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa.

Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal ter tratado uma criança de quatro anos com problemas de comportamento através da saliva de um cão raivoso. A especialista Anke Zimmermann, tem recebido muitas críticas da comunidade médica, que reagiu de forma negativa.

A mãe da criança recorreu a Zimmermann devido ao comportamento de Jonah. Dificuldades em dormir, mau comportamento na escola, grunhidos recorrentes e uma aversão a água eram comportamentos que, no entender da especialista, mostravam que a criança já teria sido anteriormente mordida por um cão raivoso.

Jonah era um bebé normal até ter sido mordido por um cão na praia, aos dois anos de idade, quando o animal se aproximou para comer um alimento da sua mão e arranhou a pele com os dentes, sem querer.

A explicação de Anke para o comportamento problemático da criança é que o cão provavelmente não era vacinado contra a raiva, e terá passado para Jonah um tipo de “estado canino raivoso”.

A especialista afirma que já viu muitos casos parecidos, e que a melhor opção de tratamento seria o Lyssinum, um remédio natural feito com saliva de cão raivoso que tem uma longa história na homeopatia. A substância é legal no Canadá, onde pode ser adquirida por apenas sete euros.

Muitos órgãos de comunicação social fizeram eco das críticas de especialistas de várias partes do mundo, que afirmaram que este tratamento não só não traria qualquer alteração comportamental à criança como até poderia tê-la colocado em risco.

O relato causou reações críticas à agência que regula os medicamentos no Canadá, à naturopata e à mãe da criança pela possibilidade de exposição da criança ao vírus da raiva, que é fatal. Muitos também a acusaram de estar a mentir sobre ter oferecido uma substância que realmente contém o vírus.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas que estupidez e desinformação na noticia – um produto homeopático não tem estrutura molecular é energético ou seja a criança não foi exposta a qualquer perigo.

RESPONDER

Renato Sanches a prazo no Lille. Chovem propostas pelo ex-Benfica

Renato Sanches voltou a encontrar a sua boa forma no Lille. As boas exibições do internacional português levaram-no a receber propostas volumosas de vários clubes. O presidente do Lille confirmou que tem recebido várias propostas avultadas, …

Ação judicial contra ordem executiva de Trump de restrição às redes sociais. Viola a Primeira Emenda

O Centro para a Democracia e Tecnologia (CDT) apresentou uma ação judicial contra a ordem executiva de Donald Trump cujo alvo eram as redes sociais, alegando que viola a Primeira Emenda da Constituição norte-americana. O The …

Grécia suspende voos com o Qatar após chegada de 12 passageiros infetados

A Grécia anunciou, esta terça-feira, a suspensão dos voos de e para o Qatar até 15 de junho, depois de ter detetado vários casos de coronavírus numa ligação de Doha para Atenas. Pelo menos 12 dos …

Norte e Porto são demasiado importantes para que TAP não olhe para região "com respeito"

Pedro Nuno Santos adiantou, esta quarta-feira, que o novo plano de retoma da atividade da TAP está a ser trabalhado e o objetivo é que a TAP "dê resposta às necessidades nacionais". O ministro das Infraestruturas …

Se Chega vencer eleições, "ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar prisão"

Tal como Donald Trump, André Ventura abriu guerra contra o Twitter e deixou um aviso: "Se o Chega vencer as eleições, ofender polícias, magistrados ou guardas prisionais vai dar mesmo prisão". Numa altura em que os …

Reestruturação do Novo Banco é para terminar este ano, garante António Ramalho

António Ramalho, presidente do Novo Banco, garante que o processo de reestruturação ficará concluído ainda este ano. Desde a venda do Novo Banco ao fundo Lone Star a história repete-se todos os anos: a administração ativa …

Dívida pública pode atingir 141,8% do PIB em 2020

Esta quarta-feira, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) apresentou dois cenários para a evolução da economia e das finanças públicas no período 2020-2022. De acordo com as estimativas divulgadas esta quarta-feira pelo Conselho das Finanças Públicas …

Portugal entre incumpridores de recomendações anti-corrupção do Conselho da Europa

No final de 2019 Portugal só tinha implementado integralmente uma das 15 recomendações emitidas pelo Grupo de Estados contra a Corrupção (GRECO). Das restantes 14 recomendações, oito foram implementadas parcialmente e seis recomendações não foram …

André Ventura "é declaradamente uma pessoa racista", atira socialista Isabel Moreira

Numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, esta quarta-feira, a deputada socialista Isabel Moreira afirmou que o líder do Chega "é declaradamente uma pessoa racista". Esta quarta-feira, numa discussão na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, …

Chegaram 108 ventiladores da China esta quarta-feira

Do total de 1.151 ventiladores comprados pelo Ministério da Saúde à China, só 264 é que terão chegado a Portugal até esta quarta-feira, avança o Correio da Manhã. O secretário de Estado da Internacionalização garantiu, …