Naturopata tratou criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma naturopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. O anúncio surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa.

Uma naturopata canadiana assumiu no seu blogue pessoal ter tratado uma criança de quatro anos com problemas de comportamento através da saliva de um cão raivoso. A especialista Anke Zimmermann, tem recebido muitas críticas da comunidade médica, que reagiu de forma negativa.

A mãe da criança recorreu a Zimmermann devido ao comportamento de Jonah. Dificuldades em dormir, mau comportamento na escola, grunhidos recorrentes e uma aversão a água eram comportamentos que, no entender da especialista, mostravam que a criança já teria sido anteriormente mordida por um cão raivoso.

Jonah era um bebé normal até ter sido mordido por um cão na praia, aos dois anos de idade, quando o animal se aproximou para comer um alimento da sua mão e arranhou a pele com os dentes, sem querer.

A explicação de Anke para o comportamento problemático da criança é que o cão provavelmente não era vacinado contra a raiva, e terá passado para Jonah um tipo de “estado canino raivoso”.

A especialista afirma que já viu muitos casos parecidos, e que a melhor opção de tratamento seria o Lyssinum, um remédio natural feito com saliva de cão raivoso que tem uma longa história na homeopatia. A substância é legal no Canadá, onde pode ser adquirida por apenas sete euros.

Muitos órgãos de comunicação social fizeram eco das críticas de especialistas de várias partes do mundo, que afirmaram que este tratamento não só não traria qualquer alteração comportamental à criança como até poderia tê-la colocado em risco.

O relato causou reações críticas à agência que regula os medicamentos no Canadá, à naturopata e à mãe da criança pela possibilidade de exposição da criança ao vírus da raiva, que é fatal. Muitos também a acusaram de estar a mentir sobre ter oferecido uma substância que realmente contém o vírus.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Mas que estupidez e desinformação na noticia – um produto homeopático não tem estrutura molecular é energético ou seja a criança não foi exposta a qualquer perigo.

RESPONDER

Astrónomos resolvem mistério cósmico com 900 anos

Um mistério cósmico com 900 anos, em torno das origens de uma famosa supernova observada pela primeira vez na China no ano 1181, foi finalmente resolvido. Uma nova investigação, publicada dia 15 de setembro no The …

Bons hábitos alimentares podem reduzir a probabilidade de contrair covid-19

Um novo estudo indica que as pessoas que comem muitas frutas e vegetais podem ter menos probabilidades de contrair covid-19. Num pesquisa que envolveu 590 mil adultos, os investigadores descobriram que as pessoas que eram adeptas …

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …