O Natal chegou a ser proibido pelos próprios cristãos

Houve um tempo em que a Inglaterra sentiu a necessidade de tomar medidas contra uma atividade considerada “anticristã”.

No final de todos os anos, uma atmosfera “indecente” tomava conta do povo, e algo precisava de ser feito, segundo a visão da época. Os excessos do fim de ano seriam incompatíveis com o estilo de vida cristão.

As tavernas enchiam-se de multidões alegres, o comércio fechava mais cedo, famílias e amigos reuniam-se para se esbaldar em suntuosas ceias. As casas eram decoradas com plantas comemorativas, e a cantoria na rua ia até altas horas.

Era, na visão de muitos, pecaminoso. Tratava-se do Natal.

“Os verdadeiros cristãos”

Em 1644, os puritanos ingleses – cristãos protestantes que acreditavam em regras muito rigorosas – decidiram abolir o Natal.

O governo puritano considerava-o um festival pagão, já que não há nenhuma justificação bíblica para 25 de dezembro ser considerado a data do nascimento de Jesus Cristo. Todas as atividades natalícias foram proibidas na Inglaterra até 1660.

No dia 25 de dezembro, lojas e mercados eram obrigados a abrir, e muitas igrejas tinham que fechar as portas. Fazer uma festa de Natal era ilegal.

A proibição não foi facilmente aceite. Houve protestos para voltar a ter liberdade para beber, ficar alegre e cantar músicas. E, apesar da resistência, a legislação anti-Natal só foi revertida quando Carlos II se tornou rei.

Mesmo depois da queda da lei, muitos puritanos continuaram a tratar a festa natalícia como uma aberração pagã.

Mal-visto na América

As ceias e comemorações também eram muito mal-vistas por puritanos da América do Norte.

E, sim, também houve proibições à festividade em algumas das colónias que hoje fazem parte dos Estados Unidos.

No Massachusetts, pelos mesmos motivos que na Inglaterra, o Natal foi banido entre 1659 e 1681.

A questão da data

Não há, de facto, um consenso sobre a data exata em que Jesus nasceu.

Alguns teólogos defendem que poderia ser na primavera, já que há referências à pastores a vigiar os seus rebanhos no campo aberto – é provável que no inverno estes procurassem abrigo.

Também poderia ser no outono, se os pastores estivessem a vigiar os animais na época de acasalamento.

Há pistas, mas nenhuma data específica nos é fornecida pela Bíblia.

Rituais pagãos

Desde a época do Império Romano, existia uma tradição pagã de festejar intensamente durante um período no fim de dezembro.

Era simplesmente um festival de colheita, quando se trocavam presentes, os lares eram decorados e havia muita comida. Beber muito também era parte do espírito da festa.

De acordo com o historiador Simon Sebag Montefiore, o cristianismo inicial tinha que competir com a diversão que as tradições pagãs proporcionavam socialmente.

Os romanos gradualmente abandonaram o paganismo e adotaram o cristianismo. Nessa transição, o calendário cristão acabou por se apropriar do calendário pagão.

Durante um tempo, os romanos comemoravam as duas tradições. No fim do século IV, os rituais pagãos e cristãos coexistiam durante 14 dias em dezembro.

Mas não sem algum conflito – e, no fim, a festa cristã saiu vitoriosa.

“Limpeza”

A guerra ao Natal no século XVII foi uma tentativa dos puritanos de “apagar” o que  consideravam ser vestígios de uma herança pagã.

Mas é evidente, pelo tamanho das comemorações natalícias no mundo, que perderam esta luta.

Quando os cristãos ao redor do mundo comem uma ceia ao lado de uma árvore decorada e tomam uma taça de vinho, dão continuidade a uma tradição que tem muito mais que 2 mil anos.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.