/

Natal “abalado”: sismo de magnitude 4.0 sentido em sete distritos (e a Madeira também tremeu)

Vários concelhos de sete distritos de Portugal continental sentiram um “abanão” pelas 21h00 do dia de Natal. Poucas horas depois, a ilha da Madeira também tremeu.

Um sismo de magnitude 4.0 na escala de Richter foi sentido às 21:02 deste dia de Natal, 25 de dezembro, nos concelhos de Évora, Almeirim e Ponte de Sor.

Não houve, por enquanto, quaisquer registos de danos provocados pelo sismo.

“Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) nos concelhos de Évora e Almeirim”, adiantou o IPMA em comunicado.

O epicentro localizou-se a cerca de 12 km a Nordeste de Vendas Novas e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Montemor-o-Novo, em Évora.

IPMA

Sismos registados na rede sísmica nacional.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) salientou que a localização do epicentro de um sismo é um processo complexo que depende do conjunto de dados, de algoritmos e de modelos de propagação das ondas sísmicas, fazendo com que agências diferentes podem produzir resultados ligeiramente diferentes.

O “abanão” foi ainda sentido em Beja, Leiria, Setúbal e Lisboa, embora com menor intensidade. Eis os concelhos atingidos:

Vendas Novas (Évora), Beja (Beja), Arraiolos, Évora, Mora, Viana do Alentejo (Évora), Alcobaça, Caldas da Rainha, Leiria (Leiria), Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Oeiras, Sintra, Torres Vedras, Vila Franca de Xira, Amadora, Odivelas (Lisboa), Alter do Chão, Avis, Elvas, Ponte de Sor (Portalegre), Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Salvaterra de Magos (Santarém), Alcácer do Sal, Alcochete, Almada, Barreiro, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal (Setúbal).

Madeira também tremeu

Na ilha da Madeira foi registado, por sua vez, um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter, na madrugada desta terça-feira, pelas 02h11.

O sismo ocorreu, de acordo com o Diário de Notícias, na área designada como ‘Madeira-Tore’, um monte submarino que liga a ilha da Madeira ao monte submarino Tore (área geográfica entre o continente e o arquipélago).

De acordo com o IPMA, o abalo teve epicentro a 30km de profundidade.

Dada a sua magnitude e à distância em relação à costa, nomeadamente às ilhas da Madeira e do Porto Santo, o abalo foi apenas sentido pelos sismógrafos do IPMA.

Recorde-se que os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excepcional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.