Nasceu uma nova ilha ao largo da costa do Japão

Força Marítima de Autodefesa do Japão

A erupção de um vulcão debaixo de água deu origem a uma nova ilha perto da costa japonesa.

Uma erupção submarina espetacular deu origem a uma nova ilha ao largo da costa do Japão, adicionando mais um elemento ao vasto arquipélago japonês. A ilha, ainda sem nome, foi avistada pela primeira vez a partir da costa de Iōtō (anteriormente conhecida como Iwo Jima), parte das Ilhas Ogasawara, situadas a mais de 1000 quilómetros a sul de Tóquio, no Oceano Pacífico.

A atividade vulcânica começou a ser notada a 21 de outubro, quando um vulcão submarino entrou em erupção, culminando com o surgimento da ilha a 30 de outubro, conforme relatado pelo “The Japan Times”.

Inicialmente marcada por jatos verticais de detritos de magma sólido e água, a erupção passou a emitir cinzas vulcânicas de forma explosiva a partir de 3 de novembro, segundo Setsuya Nakada, professor emérito de vulcanologia da Universidade de Tóquio.

Os especialistas observam que, embora as áreas sem lava possam ser erodidas, a acumulação contínua de lava poderia consolidar a estrutura da ilha permanentemente. Este fenómeno geológico não é raro nas águas oceânicas, com vulcões submarinos a expelirem frequentemente material fundido que, ao entrar em contato com a água fria , solidifica-se formando uma massa que emerge acima da superfície do mar.

Em agosto de 2021, um fenómeno semelhante ocorreu com a formação de outra ilha nas proximidades de Iōtō, devido à erupção do vulcão submarino Fukutoku-Okanoba.

O Japão localiza-se na chamada Anel de Fogo do Pacífico, uma área notória pela sua intensa atividade sísmica e vulcânica. Este cinturão abraça o Oceano Pacífico e é o lar de dois terços dos vulcões ativos desde a última Idade do Gelo.

A região, caracterizada pela intersecção de várias placas tectônicas, é responsável por cerca de 90% dos sismos mundiais e aproximadamente metade das erupções vulcânicas registadas na história.

A complexa atividade geológica é uma das razões pelas quais o Japão possui tantas ilhas. Até 2023, a contagem oficial era de 6852 ilhas, mas uma recontagem realizada no início do ano apontou para um número superior a 14 125.

Agora, com a emergência desta nova massa de terra, o número pode bem ter que ser ajustado para 14.126, uma demonstração vívida da constante evolução geográfica do planeta e da dinâmica do Anel de Fogo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.