Nasceu o primeiro bebé com três pais

SXC

-

Abrahim Hassan nasceu há cinco meses, no México, e é o primeiro bebé com ADN de três pessoas diferentes.

Segundo a New Scientist, o bebé foi concebido através de uma “técnica revolucionária” de reprodução medicamente assistida, realizada por John Zhang e pela sua equipa do Centro de Fertilidade New Hope, em Nova Iorque.

A mãe de Abrahim, Ibtisam Shaban, é portadora dos genes responsáveis pela doença de Leigh, uma doença que afeta o sistema nervoso central quando ainda se está a desenvolver, causando degradação das habilidades motoras.

Os genes que expressam esta doença rara estão presentes nas mitocôndrias, que são responsáveis por produzir a energia dos organismos e que, na gravidez, são fornecidos ao bebé.

Apesar de Shaban ser saudável, já tinha passado os genes dessa mutação para os seus dois primeiros filhos, que morreram ainda recém-nascidos com síndrome de Leigh.

A técnica realizada chama-se “transferência pró-nuclear”, e permitiu que Abrahim Hassan fosse concebido com o material genético de três pessoas: um ovócito com o núcleo da mãe e as mitocôndrias saudáveis de uma dadora e o esperma do pai.

Os especialistas removeram o núcleo de um ovócito de Shaban e inseriram-no no ovócito de uma dadora ao qual tinham tirado o núcleo, que depois foi fertilizado com o esperma do marido e implantado no útero da mãe.

Esta nova técnica, que permite que pais com mutações genéticas tenham bebés saudáveis, foi aprovada no Reino Unido no ano passado, mas ainda não é legal em vários países – incluindo nos Estados Unidos – o que obrigou o casal a ir para o México, onde o bebé acabou por nascer.

Nos EUA, o procedimento elaborado por John Zhang ainda é proibido porque experiências semelhantes feitas em 1990 geraram bebés com doenças genéticas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Embora seja assim que este assunto esteja a ser apresentado internacionalmente (e portanto nada a dizer relativamente ao titulo da Zap), na minha humilde opinião dizer que o bebé tem três pais ou progenitores, parece-me exagerado…
    Eu sei que há intervenção de material reprodutivo de 3 pessoas… mas… a contribuição genética da mulher externa ao casamento… embora importante… é bastante insignificante… é apenas o DNA mitocondrial… O DNA nuclear (os 46 cromossomas) que ele possui, que vão definir o que ele vai ser, o seu aspeto, etc., tem origem no casal que são os seus verdadeiros pais… a outra mulher é quanto muito uma dadora de mitocôndrias… um organelo celular… Quase como um dador de órgãos…
    Mas isto sou apenas eu a dizer…
    Contudo bem haja a ciência por mais este feito…

RESPONDER

Iraque condena três franceses a pena de morte por pertencerem ao Estado Islâmico

Três homens de nacionalidade francesa foram este domingo condenados a pena de morte, pelo tribunal de Bagdade, capital do Iraque, por pertenceram ao Estado Islâmico, avança a AFP, que cita o juiz que leu a …

Oposição levou mais gente às ruas do que Bolsonaro

Manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro e da reforma da previdência, o principal objetivo do governo neste ano, moveram milhares de brasileiros em pouco mais de 130 cidades de 26 estados do Brasil. No passado …

Utentes da Soflusa estão “cansados” de constantes supressões

Os utentes da Soflusa mostraram-se esta segunda-feira "cansados" das constantes supressões das ligações fluviais entre o Barreiro e Lisboa, que estão hoje a acontecer durante todo o dia devido à falta de mestres. "Já estou a …

Banco Alimentar recolhe 1.605 toneladas de alimentos no fim de semana

O Banco Alimentar contra a Fome recolheu 1.605 toneladas de alimentos durante o fim de semana da campanha nacional que decorreu em mais de duas mil superfícies comerciais, anunciou a presidente do Banco Alimentar contra …

Sérgio Conceição apontado à Lazio

A imprensa italiana aponta esta segunda-feira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, à Lazio. O técnico português, recorde-se, passou pelo emblema italiano em duas ocasiões como jogador de futebol. O jornal italiano Il Messaggero adianta …

Filial portuguesa de multinacional alemã envolvida em subornos em Angola

A sucursal portuguesa em Angola da multinacional alemã Fresenius Medical Care, que actua na área médica, esteve envolvida num esquema de pagamento de subornos a médicos e militares angolanos que renderam 124 milhões de euros …

CGD acaba com empresa que criou há quase 20 anos com a PT

Criada há quase 20 anos pela Caixa Geral de Depósitos (CGD) e pela Portugal Telecom (PT), a Caixanet foi liquidada no início deste ano, bem como a Caixa Tec e a Sogrupo, duas outras empresas …

MB Way. Bancos "fecham" aplicação para cobrar comissões diferenciadas nas transferências

Em pleno arranque do 'open banking', os bancos estão a substituir a aplicação MB Way por soluções próprias que "amarram" os clientes, com o propósito de cobrar comissões diferenciadas nas transferências através do telemóvel. Segundo noticiou …

A abstenção venceu. É a mais alta de sempre

A abstenção foi a grande figura das eleições europeias deste domingo, tendo 68,7% dos portugueses optado por não votar. A abstenção em Portugal voltou a atingir um novo recorde, enquanto que a taxa de participação …

Neurocirurgia do Hospital de São João deixa os contentores ao fim de 12 anos

O novo serviço de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, está a funcionar desde este sábado. Ao fim de 12 anos, os serviços de neurocirurgia do Hospital de S. João, no Porto, deixaram de …