Nasceu o primeiro bebé com três pais

SXC

-

Abrahim Hassan nasceu há cinco meses, no México, e é o primeiro bebé com ADN de três pessoas diferentes.

Segundo a New Scientist, o bebé foi concebido através de uma “técnica revolucionária” de reprodução medicamente assistida, realizada por John Zhang e pela sua equipa do Centro de Fertilidade New Hope, em Nova Iorque.

A mãe de Abrahim, Ibtisam Shaban, é portadora dos genes responsáveis pela doença de Leigh, uma doença que afeta o sistema nervoso central quando ainda se está a desenvolver, causando degradação das habilidades motoras.

Os genes que expressam esta doença rara estão presentes nas mitocôndrias, que são responsáveis por produzir a energia dos organismos e que, na gravidez, são fornecidos ao bebé.

Apesar de Shaban ser saudável, já tinha passado os genes dessa mutação para os seus dois primeiros filhos, que morreram ainda recém-nascidos com síndrome de Leigh.

A técnica realizada chama-se “transferência pró-nuclear”, e permitiu que Abrahim Hassan fosse concebido com o material genético de três pessoas: um ovócito com o núcleo da mãe e as mitocôndrias saudáveis de uma dadora e o esperma do pai.

Os especialistas removeram o núcleo de um ovócito de Shaban e inseriram-no no ovócito de uma dadora ao qual tinham tirado o núcleo, que depois foi fertilizado com o esperma do marido e implantado no útero da mãe.

Esta nova técnica, que permite que pais com mutações genéticas tenham bebés saudáveis, foi aprovada no Reino Unido no ano passado, mas ainda não é legal em vários países – incluindo nos Estados Unidos – o que obrigou o casal a ir para o México, onde o bebé acabou por nascer.

Nos EUA, o procedimento elaborado por John Zhang ainda é proibido porque experiências semelhantes feitas em 1990 geraram bebés com doenças genéticas.

BZR, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Embora seja assim que este assunto esteja a ser apresentado internacionalmente (e portanto nada a dizer relativamente ao titulo da Zap), na minha humilde opinião dizer que o bebé tem três pais ou progenitores, parece-me exagerado…
    Eu sei que há intervenção de material reprodutivo de 3 pessoas… mas… a contribuição genética da mulher externa ao casamento… embora importante… é bastante insignificante… é apenas o DNA mitocondrial… O DNA nuclear (os 46 cromossomas) que ele possui, que vão definir o que ele vai ser, o seu aspeto, etc., tem origem no casal que são os seus verdadeiros pais… a outra mulher é quanto muito uma dadora de mitocôndrias… um organelo celular… Quase como um dador de órgãos…
    Mas isto sou apenas eu a dizer…
    Contudo bem haja a ciência por mais este feito…

RESPONDER

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …