Nasceu na Argentina uma menina de um óvulo congelado há 14 anos

DR clarin.com

a menina Yanina com o pai, Eleuterio, a mãe Mónica e o irmão Nicol, de 13 anos

A menina Yanina com o pai, Eleuterio, a mãe Mónica e o irmão Nicol, de 13 anos

Uma mulher argentina deu à luz uma menina a partir de um óvulo congelado a uma temperatura extremadamente baixa (criogenia) há 14 anos, informaram esta quarta-feira fontes médicas.

“O segredo é preservar óvulos de qualidade e a qualidade está relacionada com a idade”, disse à agência noticiosa Efe o Dr. Sergio Pasqualini, director científico do Instituto Médico Halitus de Buenos Aires, onde se realizou a fertilização.

Este foi o período maior de armazenamento de uma célula reprodutora feminina conhecido até agora e que culmina com o nascimento de um bebé.

Os óvulos de Mónica, a mãe, que hoje tem 39 anos, foram congelados quando tinha 25 anos.

drpasqualini/Facebook

O director do Instituto Halitus, na Argentina, Dr. Sergio Pasqualini

O director do Instituto Halitus, na Argentina, Dr. Sergio Pasqualini

Mónica e Eleutério, o pai, começaram o tratamento de fecundação ‘in vitro’, quando souberam que ele não podia ter filhos.

Depois de uma primeira tentativa sem sucesso, Mónica ficou grávida inesperadamente de forma natural, e nasceu o seu primeiro filho, Nicol, que hoje tem 13 anos.

Os anos foram passando e os óvulos permaneceram congelados em nitrogénio líquido, a 196 graus negativos, no instituto de reprodução assistida.

Por fim, a família recebeu a chamada dos especialistas do instituto que lhes recordaram que os óvulos estavam disponíveis.

Catorze anos depois, os pais decidiram avançar outra vez com o tratamento, que desta vez conseguiu fertilizar com sucesso um dos seis óvulos armazenados.

O casal mantinha a “esperança” de ter outro filho, disse a mãe a uma televisão local.

O nascimento de Yanina, há uma semana, marcou um recorde mundial, por ser o maior período conhecido de armazenagem de óvulos seguido por um nascimento bem sucedido.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …