Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

honzasoukup / Flickr

Paisagem no Alqueva

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros.

O projeto da Câmara de Alandroal vai “nascer” nas Azenhas d’El Rei, perto da aldeia de Montes Juntos, e as obras devem arrancar “esta semana ou na próxima”, explicou à agência Lusa o presidente do município, João Grilo.

“É um local que, já antes do enchimento do Alqueva, era procurado como zona recreativa e ao qual estavam também associados os antigos moinhos”, agora submersos, referiu, indicando que o objetivo é “manter esse ambiente” que existia do Rio Guadiana.

Segundo o autarca, o auto de consignação para a construção da praia fluvial já foi assinado com a empresa que venceu o concurso público.

“O prazo de execução da obra é de quatro meses, mas estamos a pedir à empresa” construtora “para tentar encurtar este prazo para que possamos colocar a infraestrutura à disposição das pessoas o mais cedo possível”, frisou.

Nesse sentido, sublinhou, o município alentejano ambiciona abrir a nova praia fluvial “no início de agosto”.

João Grilo precisou que o projeto envolve um investimento de 714 mil euros, dos quais 300 mil euros são financiados pelo Turismo de Portugal, na sequência da aprovação de uma candidatura da autarquia ao programa Valorizar.

A futura praia fluvial vai ter um areal com uma extensão de 148 metros, além de infraestruturas de apoio, como bar, balneários e casas de banho, ancoradouro, parque de merendas e, posteriormente, um outro para caravanas.

Esta zona tem “a vantagem de ter praticamente em frente, do lado espanhol, a praia fluvial de Cheles, que tem tido muita procura e que pode fazer com haja uma interação interessante com a movimentação de barcos de um lado para o outro”, observou.

Mais a sul, junto à aldeia de Alqueva, precisamente a que deu o nome à albufeira, no concelho de Portel, vai surgir este verão também uma praia fluvial, cujas obras já estão mais adiantadas do que as de Alandroal.

O autarca de Portel, José Manuel Grilo, disse à Lusa que espera que “no princípio da época balnear, em meados de junho, se não houver limitações relacionadas com a pandemia de covid-19, a praia inicie o seu funcionamento em pleno”.

“As obras estão praticamente concluídas. Só falta colocarem os equipamentos de apoio”, o que está previsto para o mês de maio, ficando então “pronta para poder ser feita a abertura”, adiantou o presidente do município.

Situada a cerca de um quilómetro e meio da aldeia, a futura praia fluvial envolve um investimento na ordem dos 400 mil euros.

José Manuel Grilo assinalou que o projeto conta igualmente com “um financiamento de 300 mil euros” do programa Valorizar, do Turismo de Portugal, após ter sido dada “luz verde” a uma candidatura apresentada pela câmara municipal.

Com ancoradouro e parque de merendas já anteriormente construídos, assim como um caminho alcatroado, a praia fluvial de Alqueva terá uma extensão de areal na ordem dos 100 metros, bar, balneários e casas de banho, entre outras infraestruturas.

Estas duas novas praias fluviais do Alqueva vão juntar-se às três que atualmente existem nas margens portuguesas da albufeira, situadas em Amieira, também no concelho de Portel, em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, e em Mourão, no distrito de Évora.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Redução nas portagens implica impacto de 160 milhões por ano, diz Governo

O Governo disse esta segunda-feira que a redução de portagens, a partir de 01 de julho, implica um impacto de 160 milhões de euros por ano e, se for considerado todo o período de concessões, …

França, Espanha e Alemanha chegam a acordo para novo sistema de combate aéreo

A França, a Espanha e a Alemanha chegaram a um acordo sobre a nova fase de desenvolvimento do Futuro Sistema de Combate Aéreo (SCAF, na sigla em francês), após negociações intensas entre os três países, …

Legionella. Empresas chegam a acordo com 57 das 58 vítimas assistentes no processo

As empresas arguidas no processo do surto de legionella que ocorreu em Vila Franca de Xira, em 2014, chegaram a acordo com 57 das 58 vítimas que se constituíram assistentes no processo. A informação foi avançada …

Plásticos do Reino Unido são enviados, despejados e queimados na Turquia

Uma investigação levada a cabo por ativistas ambientais da Greenpeace descobriu plástico do Reino Unido despejado e queimado no sul da Turquia. Os investigadores da Greenpeace, uma organização ambientalista internacional, documentaram pilhas de plástico despejadas ilegalmente …

BE apresenta projeto de lei para criminalizar "terapias de conversão" de orientação sexual

O Bloco de Esquerda (BE) apresentou um projeto de lei que prevê penas de prisão até três anos ou multas para quem promova "procedimentos que visem alterar a orientação sexual de outra pessoa, identidade ou …

Madeira suspende vacinação devido a embalagens da Pfizer com sinais de humidade

A campanha de vacinação contra a covid-19 foi interrompida esta segunda-feira na Madeira porque algumas embalagens das vacinas da Pfizer apresentaram sinais de humidade externa, anunciou o Governo Regional. “Informamos que a campanha de vacinação contra …

Catarina Martins defende presunção de inocência de Luís Monteiro e fala da "situação insustentável" de Cabrita

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou que as denúncias de violência doméstica nunca devem ser desvalorizadas, mas defendeu a presunção de inocência do deputado bloquista Luís Monteiro. Além disso, considerou a situação de Eduardo …

Dermatologistas dizem que 90% das mortes por cancro de pele podem ser evitadas

A Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC) alerta para o facto de 90% das mortes por cancro de pele serem evitáveis, sublinhando que os custos em tratamento para os serviços de saúde rondam os 20 …

Especialista considera possível "largar as máscaras" antes de julho. Há 85 concelhos com zero casos de covid-19

A maior parte dos concelhos em Portugal encontra-se abaixo do limiar de risco e 85 contam mesmo zero casos. Para o virologista Pedro Simas, é possível que as máscaras deixem de ser utilizadas ainda antes …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Belenenses e Santa Clara também têm direito a nota artística

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/belenenses-0-2-santa-clara-o-musical-1 - Então? Numa jornada de Benfica-Sporting e de um importante Rio Ave-FC Porto, este indivíduo aborda o Belenenses-Santa Clara neste espaço? - É verdade. Por duas razões: a primeira é que fui eleita a Miss Mundo …