NASA vai construir telescópio espacial capaz de detetar asteroides ameaçadores

NASA

NEO Surveyor

A NASA aprovou a produção de um telescópio espacial infravermelho para detetar asteroides que possam representar uma ameaça para a Terra.

A agência está a desenvolver o telescópio espacial Near-Earth Object Surveyor – ou NEO Surveyor – após uma revisão bem-sucedida da missão, avança a NASA.

O telescópio é parte dos “esforços de defesa planetária” da NASA para identificar asteroides perigosos que chegam aos 30 milhões de quilómetros da órbita da Terra.

Mike Kelley, cientista do programa NEO Surveyor da NASA, disse que o telescópio vai acelerar significativamente a capacidade da agência encontrar os cometas.

“O NEO Surveyor terá capacidade para acelerar a forma com que a NASA é capaz de descobrir asteroides e cometas que podem representar um perigo para a Terra, e está a ser projetado para descobrir 90% dos asteroides de 140 metros, ou maiores, dentro de uma década”, referiu Kelley no comunicado.

Segundo o The Byte, quando se trata de asteroides potencialmente fatais, a melhor defesa da Terra é a deteção precoce. Quanto mais cedo se perceber que um asteróide está a aproximar-se, mais rapidamente se pode providenciar meios para desviar ou destruir o objeto.

A agência quer testar um método de deflexão chamado missão Double Asteroid Redirection Test (DART) ainda este ano. Para essa missão, a NASA irá enviar uma nave para impactar diretamente um asteróide para analisar se esta pode mudar a sua velocidade e trajetória.

O NEO Surveyor será colocado em órbita ao redor da Terra, acionando os seus sensores infravermelhos para descobrir mais rapidamente qualquer asteróide que se aproxime.

Atualmente, os cientistas que usam telescópios no solo não conseguem detetar asteroides durante o dia devido ao sol. No entanto, o infravermelho irá permitir que o NEO Surveyor detete asteroides, mesmo quando estes estão a mover-se na direção do sol.

Assim, “o NEO Surveyor vai ajudar os astrónomos a descobrir riscos de impacto que poderiam aproximar-se da Terra do céu diurno”, afirmou Amy Mainzer, principal investigadora do NEO Surveyor.

Embora as possibilidades de um asteróide apocalíptico colidir com o nosso planeta sejam bastante baixas, é reconfortante saber que estão ser movidos esforços para o detetar precocemente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Nova tecnologia microondas permite "ver" através das paredes

Investigadores do US National Institute of Standards and Technology (NIST), nos Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de radar que pode produzir imagens em tempo real de objetos que se encontram atrás de paredes ou …

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …