NASA prova que a vida na Terra surgiu graças à electricidade

1

NASA

Cientistas da NASA acenderam lâmpada com um volt de electricidade gerado por um “jardim químico” criado artificialmente em laboratório.

Os cientistas da NASA acrescentaram uma página decisiva à extraordinária (e ainda enigmática) história do início da vida na Terra. Isto porque conseguiram uma prova de que a electricidade foi fundamental nesse processo.

Em causa está uma experiência feita por investigadores do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, situado em Pasadena, na Califórnia, onde se demonstrou que as estruturas existentes no fundo do mar, em forma de chaminés e conhecidas como “jardins químicos”, produzem o mesmo tipo de corrente eléctrica que se acredita ter ajudado a gerar a vida na Terra.

Estas chaminés químicas formam-se naturalmente nas profundidades do mar, nos respiradouros hidrotermais, e podem atingir várias dezenas de metros de altura.

Há especialistas que defendem que os primeiros organismos celulares que existiram na Terra canalizaram a electricidade do fundo do mar através dessas chaminés.

Os investigadores da NASA conseguiram acender uma pequena lâmpada com um volt de electricidade obtido através de “jardins químicos” que recriaram artificialmente num laboratório.

“As conclusões demonstram que as estruturas subaquáticas podem, de facto, ter dado um impulso eléctrico às primeiras formas de vida da Terra”, salienta-se no site da NASA onde se dá nota dos resultados da experiência.

“Estas chaminés podem agir como fios eléctricos no fundo do mar. Estamos a aproveitar a energia como a primeira vida na Terra pode ter feito”, explica a líder da pesquisa Laurie Barge.

“A vida não quer ser electrocutada, mas precisa da quantidade certa de electricidade. Esta nova experiência confirma qual é essa quantia – pouco menos de um volt“, acrescenta o co-autor do estudo Michael Russell.

As chaminés construídas pelos cientistas são constituídas por sulfeto de ferro e hidróxido de ferro, materiais que conduzem os electrões, cuja transferência é a base da electricidade.

Os investigadores esperam conduzir futuras experiências utilizando outros materiais que estariam presentes nos oceanos dos primórdios, designadamente níquel, hidrogénio e dióxido de carbono, com o intuito de poderem escrever com mais detalhe a fantástica História da vida na Terra.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.