NASA prova que a vida na Terra surgiu graças à electricidade

NASA

Cientistas da NASA acenderam lâmpada com um volt de electricidade gerado por um “jardim químico” criado artificialmente em laboratório.

Os cientistas da NASA acrescentaram uma página decisiva à extraordinária (e ainda enigmática) história do início da vida na Terra. Isto porque conseguiram uma prova de que a electricidade foi fundamental nesse processo.

Em causa está uma experiência feita por investigadores do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA, situado em Pasadena, na Califórnia, onde se demonstrou que as estruturas existentes no fundo do mar, em forma de chaminés e conhecidas como “jardins químicos”, produzem o mesmo tipo de corrente eléctrica que se acredita ter ajudado a gerar a vida na Terra.

Estas chaminés químicas formam-se naturalmente nas profundidades do mar, nos respiradouros hidrotermais, e podem atingir várias dezenas de metros de altura.

Há especialistas que defendem que os primeiros organismos celulares que existiram na Terra canalizaram a electricidade do fundo do mar através dessas chaminés.

Os investigadores da NASA conseguiram acender uma pequena lâmpada com um volt de electricidade obtido através de “jardins químicos” que recriaram artificialmente num laboratório.

“As conclusões demonstram que as estruturas subaquáticas podem, de facto, ter dado um impulso eléctrico às primeiras formas de vida da Terra”, salienta-se no site da NASA onde se dá nota dos resultados da experiência.

“Estas chaminés podem agir como fios eléctricos no fundo do mar. Estamos a aproveitar a energia como a primeira vida na Terra pode ter feito”, explica a líder da pesquisa Laurie Barge.

“A vida não quer ser electrocutada, mas precisa da quantidade certa de electricidade. Esta nova experiência confirma qual é essa quantia – pouco menos de um volt“, acrescenta o co-autor do estudo Michael Russell.

As chaminés construídas pelos cientistas são constituídas por sulfeto de ferro e hidróxido de ferro, materiais que conduzem os electrões, cuja transferência é a base da electricidade.

Os investigadores esperam conduzir futuras experiências utilizando outros materiais que estariam presentes nos oceanos dos primórdios, designadamente níquel, hidrogénio e dióxido de carbono, com o intuito de poderem escrever com mais detalhe a fantástica História da vida na Terra.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coloridos e selados. Descobertos no Egito sarcófagos com mais de 2.500 anos

As autoridades egípcias anunciaram esta segunda-feira a descoberta de uma coleção de sarcófagos datados de há mais de 2.500 anos, na zona arqueológica de Sakkara, a sul da cidade do Cairo. Em comunicado, citado pela agência …

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …