NASA está preocupada com nova fenda em glaciar na Gronelândia

(dr) NASA

Imagens de satélite da ilha de gelo que surgiu em 2010. Na altura, tinha 260 quilómetros quadrados

Imagens de satélite da ilha de gelo que surgiu em 2010. Na altura, tinha 260 quilómetros quadrados

O glaciar Petermann, na Gronelândia, está com uma nova fenda, conforme mostrou uma primeira fotografia conseguida pela operação de monitoramento da criosfera da NASA, chamada IceBridge.

Estamos fartos de saber que a capa de gelo da Antártida, graças a uma combinação entre processos naturais e mudanças climáticas provocadas pelo Homem, está a quebrar, mas isso ocorre quase exclusivamente ao longo das bordas, que estão próximas ao oceano.

No entanto, esta nova fenda está situada mesmo no meio do glaciar Petermann, na Gronelândia, que já tem vindo a fragmentar-se significativamente desde 2010.

Detectada pela primeira vez em imagens de satélite por Stef Lhermitte, professor da Universidade Tecnológica de Delft, na Holanda, a NASA levou o seu observatório espacial até às coordenadas da fenda e tirou fotografias inéditas deste gigantesco abismo.

O problema

Tal como muitos outros glaciares à volta do mundo, Petermann é predominantemente uma plataforma de gelo, o que significa que já se encontra a flutuar no mar, logo não contribui diretamente para o aumento do nível dos oceanos através da sua desintegração.

No entanto, a sua destruição permite que pedaços de água congelada caiam no oceano, o que não é um bom sinal. A NASA percebeu que esta fenda está a propagar-se perto de uma outra – muito mais larga e longa – que tem tendência para o centro.

Se as duas se encontrarem, há o risco de esta plataforma se fraturar ao longo de mais de metade da sua área total, ficando praticamente dividida ao meio.

Mistério

Os cientistas estão agora a tentar perceber como é que esta nova fenda se formou. Normalmente, devido à ação da água salgada aquecida, pedaços acabam por soltar-se e afastam-se das bordas de um glaciar. Por isso, ainda não é certo como é que o Petermann está a desintegrar-se a partir do centro.

O maior fenómeno ligado à fratura de um glaciar aconteceu em agosto de 2010, quando a área total do Petermann foi reduzida em 25%. O pedaço de glaciar resultante foi chamado de “Ilha de Gelo Petermann 2010”, para o diferenciar da ilha que se formou em 2008.

Agora, parece que estamos prestes a ver uma Ilha de Gelo Petermann 2017.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. “Ice shelf” não é uma prateleira de gelo mas uma PLATAFORMA de gelo. Se o tradutor não conhece o assunto que está a traduzir, que no mínimo procure os termos não por palavras individuais, mas por expressões. Bastava ter ido à wikipédia inglesa e procurado depois a versão portuguesa para ficar com otermo correcto.

  2. What has the Antarctic (South Polar Region) to do with Greenland, which is an island lying to the NE. of N. America, part of the Kingdom of Denmark?

    • Greetings Pierre,
      Not sure what your point is. We now that bears don’t eat penguins and that the Antarctic has nothing to do with Greenland – except for the fact that both have/are giant masses of ice, and apparently both have huge cracks that should worry us, but this Greenland ice crack is different from the Antarctic ice cracks we have been seeing lately.

RESPONDER

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …