/

NASA está preocupada com nova fenda em glaciar na Gronelândia

4

(dr) NASA

Imagens de satélite da ilha de gelo que surgiu em 2010. Na altura, tinha 260 quilómetros quadrados

Imagens de satélite da ilha de gelo que surgiu em 2010. Na altura, tinha 260 quilómetros quadrados

O glaciar Petermann, na Gronelândia, está com uma nova fenda, conforme mostrou uma primeira fotografia conseguida pela operação de monitoramento da criosfera da NASA, chamada IceBridge.

Estamos fartos de saber que a capa de gelo da Antártida, graças a uma combinação entre processos naturais e mudanças climáticas provocadas pelo Homem, está a quebrar, mas isso ocorre quase exclusivamente ao longo das bordas, que estão próximas ao oceano.

No entanto, esta nova fenda está situada mesmo no meio do glaciar Petermann, na Gronelândia, que já tem vindo a fragmentar-se significativamente desde 2010.

Detectada pela primeira vez em imagens de satélite por Stef Lhermitte, professor da Universidade Tecnológica de Delft, na Holanda, a NASA levou o seu observatório espacial até às coordenadas da fenda e tirou fotografias inéditas deste gigantesco abismo.

O problema

Tal como muitos outros glaciares à volta do mundo, Petermann é predominantemente uma plataforma de gelo, o que significa que já se encontra a flutuar no mar, logo não contribui diretamente para o aumento do nível dos oceanos através da sua desintegração.

No entanto, a sua destruição permite que pedaços de água congelada caiam no oceano, o que não é um bom sinal. A NASA percebeu que esta fenda está a propagar-se perto de uma outra – muito mais larga e longa – que tem tendência para o centro.

Se as duas se encontrarem, há o risco de esta plataforma se fraturar ao longo de mais de metade da sua área total, ficando praticamente dividida ao meio.

Mistério

Os cientistas estão agora a tentar perceber como é que esta nova fenda se formou. Normalmente, devido à ação da água salgada aquecida, pedaços acabam por soltar-se e afastam-se das bordas de um glaciar. Por isso, ainda não é certo como é que o Petermann está a desintegrar-se a partir do centro.

O maior fenómeno ligado à fratura de um glaciar aconteceu em agosto de 2010, quando a área total do Petermann foi reduzida em 25%. O pedaço de glaciar resultante foi chamado de “Ilha de Gelo Petermann 2010”, para o diferenciar da ilha que se formou em 2008.

Agora, parece que estamos prestes a ver uma Ilha de Gelo Petermann 2017.

4 Comments

  1. “Ice shelf” não é uma prateleira de gelo mas uma PLATAFORMA de gelo. Se o tradutor não conhece o assunto que está a traduzir, que no mínimo procure os termos não por palavras individuais, mas por expressões. Bastava ter ido à wikipédia inglesa e procurado depois a versão portuguesa para ficar com otermo correcto.

  2. What has the Antarctic (South Polar Region) to do with Greenland, which is an island lying to the NE. of N. America, part of the Kingdom of Denmark?

    • Greetings Pierre,
      Not sure what your point is. We now that bears don’t eat penguins and that the Antarctic has nothing to do with Greenland – except for the fact that both have/are giant masses of ice, and apparently both have huge cracks that should worry us, but this Greenland ice crack is different from the Antarctic ice cracks we have been seeing lately.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.