/

NASA encontra na Lua duas naves que estavam perdidas há 8 anos

1

A NASA anunciou esta quinta-feira que, através de uma nova tecnologia de radar interplanetário, conseguiu encontrar duas naves não tripuladas lunares em órbita da Lua, quase uma década depois de ter perdido o seu rasto.

O satélite indiano Chandrayaan-1 e a sonda LRO – Lunar Reconnaissance Orbiter foram encontradas usando um radar terrestre, uma vez que não é possível usar um telescópio normal devido ao efeito do brilho da Lua, revelou a agência espacial americana NASA.

A descoberta foi feita com dados recolhidos pela antena DSS-14, do Goldstone Deep Space Communications Complex, na Califórnia, conhecida como a “Antena de Marte“.

Ainda de acordo com a NASA, encontrar a LRO foi “relativamente fácil”, por se saber a “órbita exacta” da nave. Já o aparelho indiano Chandrayaan-1 representou um desafio, uma vez que o último contacto com a sonda tinha acontecido em 2009.

Objectos deste tipo são difíceis de encontrar devido às regiões da Lua com um grande campo gravitacional, que podem mudar de forma drástica a trajectória de uma nave.

1 Comment

  1. Podem pf ver se lá está um relógio de ponteiros e bracelete azul?
    Já procurei por todo o lado, só mesmo se estiver na lua!
    Obrigado ela atenção

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.