Agência espacial norte-americana está à procura de mentes criativas de todo o mundo para ajudar à sustentabilidade das missões Artemis.
A NASA anunciou um novo desafio com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para a reciclagem de resíduos em missões lunares de longa duração.
O Desafio LunaRecycle oferece um prémio de 3 milhões de dólares (mais de 2,75 milhões de euros) e faz parte do objetivo mais vasto da agência espacial norte-americana de estabelecer uma presença humana sustentável na Lua, um aspeto fundamental das missões Artemis.
O desafio convida os participantes a desenvolver tecnologias para transformar materiais residuais, como embalagens de alimentos, roupas velhas e restos de experiências científicas, em produtos utilizáveis.
A abordagem centra-se maioritariamente na reciclagem de materiais na esperança de que as soluções encontradas possam beneficiar não só as missões espaciais, mas também a gestão de resíduos na Terra.
“Operar de forma sustentável é uma consideração importante para a NASA, uma vez que fazemos descobertas e conduzimos investigação tanto fora de casa como na Terra”, disse Amy Kaminski, executiva do programa “Prizes, Challenges, and Crowdsourcing” da NASA, em comunicado.
O concurso está dividido em duas vertentes.
A primeira, a pista de Construção de Protótipos, centra-se na conceção e desenvolvimento de componentes e sistemas de hardware para reciclar resíduos na Lua.
A segunda, a vertente Digital Twin, desafia os participantes a criar um modelo virtual de um sistema de reciclagem completo para a superfície lunar. Os inovadores podem participar numa ou em ambas as vertentes, com atribuição de prémios separados para cada uma delas.
Os interessados em participar podem encontrar mais informações aqui.