NASA cria material que se repara a si mesmo em segundos (até buracos de balas)

3

A NASA e a Universidade de Michigan, nos EUA, criaram um novo material que se pode auto-reparar poucos segundos depois de ser furado.

O material é constituído por três camadas de duas paredes finas de polímero com um líquido dentro que, quando exposto ao oxigénio, endurece.

Isto significa que, quando uma das paredes é perfurada, o líquido rapidamente preenche a lacuna. No vídeo divulgado pela equipa de pesquisa, o material pode ser visto a reparar um buraco feito por uma bala em cerca de um segundo.

Fecha e arruma no sítio

Mesmo as mais pequenas rochas espaciais que passam a milhares de quilómetros por hora podem ter efeitos terríveis quando entram em contacto com uma nave espacial – algo que quem viu o filme Gravity já terá alguma noção.

A criação da NASA poderia agir como um penso rápido quando algo atinge uma nave espacial, dando aos astronautas tempo para reparar o buraco adequadamente, em vez de sugar o ar da sonda.

O material não substitui nenhuma parede exterior das naves, mas poderia funcionar como um mecanismo de segurança paliativa construído numa parede.

“A intenção é apenas reparar o buraco muito rapidamente”, disse o coautor do estudo Timothy Scott, da Universidade de Michigan, ao IFLScience.

No céu e na Terra

O material tem um milímetro de espessura, mas pode ser produzido com apenas dezenas de micrómetros de largura – o mesmo que alguns glóbulos vermelhos do sangue. Isto poderia permitir uma ampla gama de aplicações na Terra também.

Por exemplo, pode ser usado para fazer paredes mais seguras para aviões, tanques de combustível ou mesmo robôs que se podem autocurar, em estilo Terminator.

Existem outros estudos a ser feitos com materiais de autocura, mas estes funcionam muito mais lentamente do que a nova tecnologia da NASA.

ZAP / HypeScience

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.