NASA comemora 26 anos do Hubble com belíssima bolha de gás estelar

Conforme a tradição, a NASA publicou uma imagem de tirar o fôlego capturada pelo Hubble para comemorar os 26 anos do telescópio espacial.

A imagem mostra a Nebulosa da Bolha, uma enorme extensão de gás e poeira localizada a oito mil anos-luz da Terra, descoberta por William Herschel em 1787.

A nebulosa, conhecida pelos investigadores como NGC 7653, ocupa uma área de aproximadamente sete anos-luz de diâmetro, sendo a estrela no seu núcleo, chamada SAO 20575, 45 vezes maior que o nosso Sol.

Uma das características que chama a atenção dos astrónomos é que a estrela não fica no centro da esfera, podendo ser observada no canto esquerdo das imagens.

De acordo com a NASA, a aparência esférica e irregular da “bolha” deve-se à imensa quantidade de calor que a estrela emite, o que causa a expansão dos gases.

John Grunsfeld, da agência espacial norte-americana, afirma em comunicado que o 26º aniversário do Hubble merece ser comemorado com “uma imagem espetacular de uma interação dinâmica e emocionante de uma jovem estrela com o seu ambiente”.

O Telescópio Espacial Hubble foi colocado em órbita a 24 de abril de 1990 pelo veículo espacial Discovery e já foi responsável por mais de um milhão de imagens do espaço.

No ano passado, o 25º aniversário do Hubble foi comemorado igualmente com uma imagem de cortar a respiração: o “fogo de artifício celeste” do Westerlund 2, um enxame com tapeçaria brilhante de cerca de três mil estrelas, entre as quais se contam algumas das mais estrelas mais brilhantes, quentes e massivas da Via Láctea.

Canal Tech

PARTILHAR

RESPONDER

Inédito: competição vai juntar todas as equipas de dois campeonatos

Já a pensar no Mundial 2026, a Leagues Cup vai ser realizada todos os anos, com os clubes da Major League Soccer e da Liga MX. Será um "capítulo monumental para o futebol norte-americano", seguindo palavras …

Estado paga 460 mil euros por mês em subvenções vitalícias. Ex-político recebe o valor mais alto

Há 310 ex-políticos e ex-juízes que têm direito a receber uma subvenção vitalícia do Estado. O número baixou um pouco relativamente a 2020, mas, ainda assim, representa um gasto mensal de 460 mil euros de …

Carlos Alexandre nega levantamento do arresto de bens de Salgado

O juiz Carlos Alexandre recusou o pedido de Ricardo Salgado de levantamento do arresto dos bens móveis, pensão e contas bancárias, no âmbito do processo do Universo Espírito Santos e do Monte Branco. A defesa de …

Bola de fogo de mil Hiroshimas destruiu cidade inteira (e pode ter inspirado história bíblica)

Um asteróide atingiu Tall el-Hammam há cerca de 3.600 anos, destruindo toda a cidade e matando toda a sua população. A explosão pode ter inspirado a história bíblica de Sodoma. Enquanto os habitantes de uma antiga …

António Costa sobre a Galp: "Era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta irresponsabilidade, tanta falta de solidariedade"

Intenção de "dar uma lição" à empresa foi manifestada por António Costa numa ação de campanha, o que gerou críticas por parte dos partidos da oposição que relembraram o seu estatuto de primeiro-ministro e o …

Indústrias criativas são "fator de aceleração e crescimento" económico no país

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse esta terça-feira que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que …

Rui Moreira garante maioria absoluta (com resultado superior a 2017). PS cai a pique

O presidente da câmara do Porto deverá consolidar a sua legitimidade à frente da autarquia. Por sua vez, o PS corre o risco de perder dez pontos percentuais de votos face a 2017. O estudo …

Fernando Nobre, fundador da AMI, alvo de processo disciplinar da Ordem dos Médicos

A Ordem dos Médicos (OM) abriu um processo disciplinar ao médico Fernando Nobre, na sequência de uma queixa sobre declarações que prestou numa manifestação de negacionistas da pandemia de covid-19 realizada junto à Assembleia da …

Sem que precise de falar, novo teste pode diagnosticar demência precocemente

Num novo estudo, investigadores relataram grande precisão a identificar pessoas com a doença de Alzheimer através de um novo teste em que o paciente nem precisa de falar. O nosso sistema de memória visual tem uma …

Portugal a dois pontos de atingir 85% da vacinação completa

Mais de 8,5 milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a covid-19, o que faz com que Portugal esteja a dois pontos percentuais de atingir a meta de 85% da população totalmente vacinada. Segundo …