/

NASA partilha fotografia de um estranho buraco em Marte

1

O buraco foi descoberto por acaso pela NASA em 2011. A agência espacial norte-americana pensa ser uma caverna subterrânea, sendo uma boa candidata para conter vida marciana.

A NASA partilhou, no passado domingo, na sua série Astronomy Picture of the Day, a fotografia de um estranho buraco em Marte, que pensa ser uma caverna subterrânea do Planeta Vermelho.

De acordo com a agência espacial norte-americana, o buraco foi descoberto por acaso em 2011, quando a câmara HiRISE, a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter, se encontrava a tirar fotografias das encostas empoeiradas do vulcão Pavonis Mons.

A análise da imagem e de outras posteriores revelam que esta abertura tem cerca de 35 metros de diâmetro e que parece ter 20 metros de profundidade.

Segundo o site IFLScience, o cenário mais provável é que este seja uma abertura para um tubo de lava, uma vez que se encontra nas encostas do vulcão. À medida que a lava rola pelas encostas, pode solidificar na superfície enquanto ainda se move por baixo. Quando a lava é drenada, pode deixar tubos ocos e, se uma secção do topo colapsar, cria uma claraboia ou buraco, como os que ocorrem na Terra.

A NASA diz, porém, que o porquê de existir uma cratera em torno deste buraco continua a ser um mistério, assim como toda a extensão da caverna subjacente. Porém, certo é que estes buracos são importantes porque as suas cavernas interiores estão relativamente protegidas da superfície, tornando-os bons candidatos para conter vida marciana.

  ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.