//

NASA alerta que a Califórnia poderá afundar

1

Caltech / NASA-JPL / NASA / ESA / Google Earth

Mapa de subsidência total da vale Joaquin Valley, na Califórnia, EUA

Mapa de subsidência total da vale Joaquin Valley, na Califórnia, EUA

Observações da NASA constataram que vastas áreas da Califórnia estão a afundar-se a um ritmo extremamente rápido.

Cientistas do JPL – Laboratório de Propulsão a Jacto, da NASA, examinaram e compararam imagens captadas por meio de interferometria por radar de abertura sintética, InSAR, e concluíram que algumas áreas do vale San Joaquin estão a afundar-se.

Os autores da pesquisa acreditam que este processo poderá ter sido causado por bombeamento excessivo de águas do subsolo. O nível de algumas zonas da Califórnia baixou em cerca de oito metros no decorrer do século passado.

Segundo os cientistas da agência espacial norte-americana, a Califórnia sofre de período de seca histórico, que começou há alguns anos, o que agrava o problema.

Os especialistas detectaram duas localidades com subsidência das camadas do solo, junto às cidades de Chowchilla e Corcoran, cada uma com uma área de centenas de quilómetros quadrados, que se alarga e se torna mais profunda. Durante o ano passado, o nível do solo em Chowchilla diminuiu em cerca de 4 metros.

Em geologia, geografia e topografia, subsidência é o movimento de uma superfície – geralmente a superfície da Terra – à medida que se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar.

“Podemos normalmente ver o impacto da chuva sobre a subsidência, mas estamos a enfrentar um défice de água subterrânea há já algum tempo, pelo que é previsível que venha a passar ainda muito tempo até que os reservatórios possam estar cheios”, explicou Tom Farr, co-autor da pesquisa realizada pelo JPL.

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.