NASA alerta que a Califórnia poderá afundar

Caltech / NASA-JPL / NASA / ESA / Google Earth

Mapa de subsidência total da vale Joaquin Valley, na Califórnia, EUA

Mapa de subsidência total da vale Joaquin Valley, na Califórnia, EUA

Observações da NASA constataram que vastas áreas da Califórnia estão a afundar-se a um ritmo extremamente rápido.

Cientistas do JPL – Laboratório de Propulsão a Jacto, da NASA, examinaram e compararam imagens captadas por meio de interferometria por radar de abertura sintética, InSAR, e concluíram que algumas áreas do vale San Joaquin estão a afundar-se.

Os autores da pesquisa acreditam que este processo poderá ter sido causado por bombeamento excessivo de águas do subsolo. O nível de algumas zonas da Califórnia baixou em cerca de oito metros no decorrer do século passado.

Segundo os cientistas da agência espacial norte-americana, a Califórnia sofre de período de seca histórico, que começou há alguns anos, o que agrava o problema.

Os especialistas detectaram duas localidades com subsidência das camadas do solo, junto às cidades de Chowchilla e Corcoran, cada uma com uma área de centenas de quilómetros quadrados, que se alarga e se torna mais profunda. Durante o ano passado, o nível do solo em Chowchilla diminuiu em cerca de 4 metros.

Em geologia, geografia e topografia, subsidência é o movimento de uma superfície – geralmente a superfície da Terra – à medida que se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar.

“Podemos normalmente ver o impacto da chuva sobre a subsidência, mas estamos a enfrentar um défice de água subterrânea há já algum tempo, pelo que é previsível que venha a passar ainda muito tempo até que os reservatórios possam estar cheios”, explicou Tom Farr, co-autor da pesquisa realizada pelo JPL.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Há risco de irrealismo no preço das casas em Lisboa e Porto, alerta a Moody's

A Moody's prevê que os preços das casas continuem a subir em Portugal, mas adianta que em algumas zonas os aumentos não foram normais. De acordo com a agência de rating Moody's, os preços das casas …

PSD quer cortar metade do IRS dos senhorios nos contratos com mais de 10 anos

O PSD leva esta quinta-feira à Assembleia da República dez projetos-lei sobre habitação e arredamento. Um dos projetos que vai a votos propõe que se reduza a taxa de IRS para senhorios em metade nos …

Antiga Feira Popular dá "jackpot" à Câmara de Lisboa. Medina quer gastar em casas acessíveis

A Câmara de Lisboa arrecadou esta quarta-feira mais 85,5 milhões do que estimava no leilão dos terrenos de Entrecampos, dinheiro que será investido em habitação a custos acessíveis, adiantou o presidente, Fernando Medina "O resultado desta …

Um cometa verde vai passar pela Terra na segunda-feira (e qualquer pessoa vai poder vê-lo)

A cada 5,4 anos, o cometa 46P/Wirtanen orbita o Sol, passando pelos céus da Terra durante o caminho. Este ano, a sua visita é este mês. Geralmente, o cometa 46P/Wirtanen está demasiado longe para o podermos …

May consegue adiar a sua queda, mas não tira o Brexit da corda bamba

Mais de treze horas de incerteza em que o coração de Theresa May voltou a bater depressa demais. A primeira-ministra sobreviveu à moção de censura, mas tem pela frente mais um osso duro de roer: …

Ministra da Saúde reage às demissões no D. Estefânia (e acaba por criticar a sua secretária de Estado)

A ministra da Saúde, Marta Temido, assumiu esta quarta-feira que o Hospital pediátrico D. Estefânia é “uma das jóias da coroa” e não pode ser desfalcado, mas lembrou que “não abundam pediatras no país” e …

Sócios do Sporting vão decidir em AG se Bruno de Carvalho continua suspenso

Os sócios do Sporting vão decidir no sábado em Assembleia Geral se Bruno de Carvalho vai permanecer suspenso, na apreciação do recurso do ex-presidente do clube. Da ordem de trabalho para a reunião magna, marcada para …

CDS cola Governo de Costa a Sócrates. "Um país a cair aos pedaços"

O CDS-PP "colou" nesta quarta-feira vários ministros de António Costa ao Governo de José Sócrates, responsabilizando-os pelos problemas financeiros que dificultam a recuperação de infraestruturas de "um país a cair aos pedaços". "As infraestruturas públicas estão, …

Stormy Daniels condenada a pagar 257 mil euros a Donald Trump

Stormy Daniels foi condenada a pagar 293 mil dólares, cerca de 257 mil euros, a Donald Trump para cobrir os gastos do Presidente dos EUA com a justiça. A atriz pornográfica Stormy Daniels, cujo nome real …

Denúncia de praxes violentas na Escola Naval. "Tortura do sono" e "sacos na cabeça"

A Marinha recebeu há alguns dias queixas de pais que, sob anonimato, denunciaram alegadas praxes violentas sobre alunos do 1.º ano da Escola Naval. De acordo com os relatos, esta quinta-feira divulgados pelo Diário de Notícias, …