NASA alerta que a Califórnia poderá afundar

Caltech / NASA-JPL / NASA / ESA / Google Earth

Mapa de subsidência total da vale Joaquin Valley, na Califórnia, EUA

Mapa de subsidência total da vale Joaquin Valley, na Califórnia, EUA

Observações da NASA constataram que vastas áreas da Califórnia estão a afundar-se a um ritmo extremamente rápido.

Cientistas do JPL – Laboratório de Propulsão a Jacto, da NASA, examinaram e compararam imagens captadas por meio de interferometria por radar de abertura sintética, InSAR, e concluíram que algumas áreas do vale San Joaquin estão a afundar-se.

Os autores da pesquisa acreditam que este processo poderá ter sido causado por bombeamento excessivo de águas do subsolo. O nível de algumas zonas da Califórnia baixou em cerca de oito metros no decorrer do século passado.

Segundo os cientistas da agência espacial norte-americana, a Califórnia sofre de período de seca histórico, que começou há alguns anos, o que agrava o problema.

Os especialistas detectaram duas localidades com subsidência das camadas do solo, junto às cidades de Chowchilla e Corcoran, cada uma com uma área de centenas de quilómetros quadrados, que se alarga e se torna mais profunda. Durante o ano passado, o nível do solo em Chowchilla diminuiu em cerca de 4 metros.

Em geologia, geografia e topografia, subsidência é o movimento de uma superfície – geralmente a superfície da Terra – à medida que se desloca para baixo relativamente a um nível de referência, como seja o nível médio do mar.

“Podemos normalmente ver o impacto da chuva sobre a subsidência, mas estamos a enfrentar um défice de água subterrânea há já algum tempo, pelo que é previsível que venha a passar ainda muito tempo até que os reservatórios possam estar cheios”, explicou Tom Farr, co-autor da pesquisa realizada pelo JPL.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depósito inexplorado na Sibéria tem uma das maiores reservas de ouro do mundo

O maior produtor de ouro da Rússia, PJSC Polyus, anunciou esta semana que o seu depósito inexplorado em Sukhoi Log, na região siberiana de Irkutsk, possui uma das maiores reservas mundiais deste metal preciosos. De …

Os novos iPhones não trazem carregador. Apple poupa muito nos custos, mas não no ambiente

A Apple decidiu vender os seus novos iPhones sem carregador ou auscultadores, alegando que a alteração tem em conta o ambiente, uma vez que serão utilizados menos produtos na embalagem dos telemóveis, mas os especialistas …

Caça ao tesouro secular. Lendária ilha pode esconder Santo Graal, manuscritos de Shakespeare e jóias reais

Perto da Nova Escócia, no Canadá, há uma lendária ilha com misteriosos túneis e estranho artefactos. Há quem acredite que esconde o Santo Graal, os manuscritos de Shakespeare e um tesouro de um capitão. Porém, …

Aprender "baleiês" pode evitar choque de navios com o animal

Uma equipa de cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tem uma nova ideia para salvar as baleias-azuis em migração das colisões com navios. Durante a época de migração das baleias-azuis, os animais enfrentam sérios …

Afinal, os carros elétricos não são a melhor resposta para combater as alterações climáticas

Os carros elétricos, surgem como alternativas mais sustentáveis aos veículos a gasolina ou gasóleo, podem não ser a melhor forma de combater as alterações climáticas no âmbito dos transportes, de acordo com um novo estudo. …

Seria Jesus um mágico? Há arte romana que parece sugerir que sim

Em alguma arte antiga, Jesus é retratado a fazer milagres com algo na mão que parece ser uma varinha. Investigadores sugerem que se trata de um cajado, que era usado como símbolo de poder. Segundo a …

Nem todos os clubes estão a afundar – alguns estão a prosperar durante a pandemia

Nem todos os clubes estão a sofrer às mãos desta pandemia de covid-19. Alguns deles têm conseguido bons resultados financeiros apesar da crise. A covid-19 provou ser um adversário devastador para o desporto profissional em todo …

Kibus: o aparelho que vai revolucionar a forma como os nossos cães se alimentam

Ter cães como melhores amigos pode ser muito benéfico, mas também traz a sua dose de trabalho e responsabilidades. Levar ao veterinário, dar banho, levar a passear, brincar, dar de comer... No fundo é como …

Marta Temido antevê dias complicados e alta pressão sobre o SNS (e admite novas medidas)

A ministra da Saúde disse que se vive "um momento muito difícil da evolução da pandemia em Portugal e na Europa" e que "os próximos dias se anteveem complicados e com elevada pressão sobre o …

O maior navio de guerra americano disparou o seu primeiro míssil

O maior navio de guerra norte-americano, o USS Zumwalt, disparou pela primeira vez um míssil. O projétil disparado intercetou com sucesso o alvo de teste. Em 2015, o maior e mais futurista contratorpedeiro da Marinha norte-americana …