FIFA recusou todas as propostas para a transmissão do próximo Campeonato do Mundo. Portugal é o único país da Europa e um dos poucos no mundo que enfrenta esta incerteza.
O Mundial 2026, que contará com a participação da Seleção Portuguesa e será disputado na América do Norte, não tem transmissão televisiva garantida em Portugal.
O prazo para apresentação de propostas terminou a 19 de novembro, mas todas as ofertas feitas por operadores portugueses foram recusadas pela FIFA, avança A Bola esta terça-feira.
A razão para esta decisão está no facto de as propostas apresentadas estarem abaixo dos valores exigidos pelo organismo que rege o futebol internacional: são demasiado baixas, especialmente tendo em conta o sucesso das negociações do Mundial 2022 no Qatar.
Avança ainda o jornal desportivo que Portugal é o único da Europa e um dos poucos no mundo que enfrenta esta incerteza. Na grande parte dos países, já foram feitos acordos ou as negociações estão em andamento, mas em Portugal, a recusa da FIFA foi categórica.
Para alguns portugueses, a notícia pode ser ainda mais dramática, visto que a competição do próximo ano pode mesmo ser a a última com a participação do capitão Cristiano Ronaldo.
O aumento de jogos na edição de 2026, que passará de 64 para 104 partidas, torna a situação ainda mais crítica, uma vez que mais jogos significam mais oportunidades para acompanhar a Seleção Nacional, caso esta consiga qualificar-se.
Ainda há esperança
Embora o prazo original tenha expirado, ainda existem possibilidades para a apresentação de novas propostas. A FIFA deixou em aberto a possibilidade de negociação, o que significa que as operadoras portuguesas têm uma última oportunidade de garantir a transmissão dos jogos.
No entanto, o tempo não pára, e os portugueses correm o risco de ver a próxima edição da maior competição de seleções do mundo sem cobertura televisiva.
No Mundial de 2022, a Sport TV transmitiu todos os jogos, incluindo 28 em exclusivo, enquanto os canais de sinal aberto (RTP e os privados) dividiram os restantes 38 jogos.
A posição da seleção nacional na competição ainda depende dos resultados na Liga das Nações: se vencer a Dinamarca nos quartos de final, ficará no grupo F, caso contrário, será integrado no grupo C.