Jogos Olímpicos: “Não temos naturalizados, não somos o Qatar”

DANIEL LEAL-OLIVAS / AFP

Portugal-Bahrein, nos Jogos Olímpicos 2020 (andebol)

Selecionador da seleção de andebol do Bahrein, que afastou Portugal dos quartos-de-final, lembra que muitos dos jogadores apurados são amadores.

Portugal com dois pontos, Bahrein com dois pontos, Japão com dois pontos. Na diferença entre golos marcados e sofridos, Portugal foi a melhor entre estas três seleções nacionais de andebol e até ganhou ao Bahrein. Então porque esteve o Bahrein nos quartos-de-final dos Jogos Olímpicos e Portugal não?

Quem se cruza com a classificação do Grupo B do torneio masculino de andebol de Tóquio 2020, sem conhecer o contexto, pode fazer esta pergunta. A resposta está no confronto direto.



Portugal ganhou ao Bahrein, o Bahrein ganhou ao Japão e o Japão ganhou a Portugal. A diferença no resultado final foi sempre de um golo nestes jogos…exceto no Bahrein-Japão: o Bahrein venceu por 32-30 e, por isso, ficou com um golo positivo no confronto entre as três; Portugal ficou com o mesmo número de golos marcados e sofridos, enquanto o Japão registou um golo negativo neste confronto direto.

O Bahrein continuou em Tóquio durante mais alguns dias. A segunda surpresa em pouco tempo, já que no apuramento para os Jogos Olímpicos a seleção asiática afastou o favorito Qatar, nas meias-finais. Foi à final do torneio e derrotou a Coreia do Sul (e tinha perdido com os coreanos na fase de grupos do mesmo torneio). Assim, o conjunto proveniente de um país com 1,5 milhões de habitantes apurou-se para os Jogos Olímpicos.

E, ao contrário do rival asiático Qatar – que passou a ter uma seleção repleta de europeus naturalizados, desde que organizou o polémico Mundial 2015 da modalidade – o Bahrein só tem jogadores que nasceram no Bahrein e nenhum joga na Europa: “Todos nasceram lá e a maioria é amadora. Temos um jogador que joga na Arábia Saudita e outro nos Emirados Árabes Unidos”, reforçou o seu selecionador, o islandês Aron Kristjánsson, citado pelo jornal L’Équipe.

Mudaram de treinador três vezes nos últimos dois anos. E o estilo de jogo do Bahrein não é propriamente o que mais se vê no andebol europeu: jogadores mais baixos do que o habitual, um sistema defensivo raro de 3-3 e posses de bola quase sempre a encostar no jogo passivo. “Procuram sempre os duelos, é um estilo que causa muitas dificuldades”, chegou a dizer Paulo Jorge Pereira, selecionador português.

O cenário mais provável confirmou-se: o Bahrein foi afastado do torneio olímpico nos quartos-de-final porque perdeu com a poderosa França, vencedora do Grupo A, por esclarecedores 42-28. “Mas o que fizemos já é algo enorme. Para nós, chegarmos aos quartos-de-final é como, para a França, ser campeã olímpica”, comentou Kristjánsson.

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mulher diz ter sido violada por funcionário da ONU. Investigadores questionam a quantidade de álcool que ingeriu

Uma funcionária de uma Organização Não-Governamental (ONG) disse ter sido violada por um especialista em comunicações do Programa de Desenvolvimento da ONU (PNUD), após uma festa num hotel em Bagdade, no Iraque, em 2016. Segundo um …

Turismo recupera no verão à boleia dos residentes

Apesar das tendências de retoma, os números de 2021 ficam aquém dos de 2019. O setor do alojamento turístico registou 1,6 milhões de hóspedes e 4,5 milhões de dormidas em julho, aumentos de 59,6% e 71,9%, …

Escola japonesa verifica a roupa interior dos alunos - e quem não cumprir as regras é punido

Uma escola japonesa ficou no centro de uma polémica depois de ter vindo a público que obrigava os seus alunos a mostrar a roupa íntima. O diretor já fez um pedido de desculpas. Os alunos do …

José Eduardo dos Santos regressa a Luanda após dois anos em Barcelona

O ex-Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, regressa esta terça-feira à tarde a Luanda, depois de estar desde 2019 a viver em Barcelona, Espanha, confirmou à agência Lusa fonte do Executivo. Segundo a mesma fonte, …

Recusou lutar contra israelita nos Jogos Olímpicos: judoca suspenso até 2031

Fethi Nourine rejeitou defrontar um judoca israelita em Tóquio. Está proibido de voltar aos combates durante os próximos 10 anos. 26 de Julho de 2021. O foco dos portugueses nos Jogos Olímpicos, no judo, estava em …

"Não é altura para conjeturas nem debates internos", avisa direção de Rio

"Não é a altura para conjeturas, nem para debates internos sobre o futuro do PSD", afirmou a comissão permanente do PSD esta segunda-feira, num comunicado aos militantes sobre as eleições autárquicas. De acordo com o Público, …

Khalid, a "amostra de Cantona", expulso depois de ser substituído

Avançado do Le Havre protagonizou um momento pouco visto no futebol atual. Foi encontrar-se com um adepto, ao sair do relvado. O momento invulgar foi este: L’embrouille de Boutaïb avec un supporter du HAC 🙃 pic.twitter.com/WOEKLGA5Ew — Petit …

A fazer contas com o regresso às aulas? Saiba como conseguir poupar algum dinheiro

A pandemia trouxe uma crise económica que deixou as famílias em situações financeiras ainda mais difíceis. O ZAP deixa algumas dicas sobre como poupar algum dinheiro com o regresso às aulas Todos sabemos que o regresso …

EuroVolley: Portugal perdeu mas a surpresa "irrespirável" foi a França

Selecção lusa esteve muito perto de marcar presença nos quartos-de-final, pela primeira vez. França, campeã olímpica no mês passado, não passou dos oitavos, num último parcial que terminou com... 34-32. Portugal não vai estar entre as …

Parlamento gastou 124 mil euros na prevenção da covid-19

O Parlamento gastou 124.370,59 euros em 2020 na prevenção da covid-19, segundo o relatório e conta de gerência da Assembleia da República, que será votado em plenário na próxima sexta-feira. Segundo avançou o Público, que cita …