Os eleitores recenseados em Portugal que pretendam votar mais cedo nas eleições legislativas de 18 de maio podem inscrever-se até quinta-feira na modalidade de voto antecipado. Saiba como fazer.
O voto em mobilidade realiza-se a 11 de maio, uma semana antes das eleições, num local escolhido pelo eleitor em qualquer município do continente ou das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, devendo identificar-se e indicar a freguesia onde está recenseado.
Para o fazer, o eleitor tem que comunicar a sua intenção até quinta-feira (dia 8 de maio) através através do portal do voto antecipado: www.votoantecipado.pt.
Outra alternativa é via postal, dirigida à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, localizada na Praça do Comércio, Ala Oriental, 1149-015 LISBOA.
No pedido via postal devem constar os seguintes dados:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de identificação civil;
- Morada;
- Mesa de voto antecipado em mobilidade onde pretende exercer o direito de voto;
- Contacto telefónico e sempre que possível endereço de correio eletrónico.
De acordo com o site da Comissão Nacional de Eleições (CNE), todos os eleitores recenseados no território nacional podem votar antecipadamente em mobilidade.
Há sempre uma segunda oportunidade
Caso o eleitor se inscreva para votar antecipadamente em mobilidade e não consiga fazê-lo, pode votar no dia da eleição (18 de maio) na assembleia ou secção de voto onde se encontra recenseados.
Mais de 10,8 milhões de eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro podem votar a 18 de maio na eleições legislativas antecipadas.
ZAP // Lusa