Não conseguimos controlar os nossos pensamentos (e já se sabe porquê)

Na tradição budista, a mente humana é muitas vezes comparada a um macaco por causa da sua falta de disciplina, foco ou quietude.

Confirmando esta comparação antiga, um novo estudo publicado na revista Psychological Science revela que a quantidade de controlo que a maioria de nós tem sobre os nossos pensamentos “não está significativamente acima de zero”.

É quase impossível não pensar em algo que se está a tentar não pensar. Investigadores da Universidade de New South Wales criaram uma experiência no qual os participantes foram designados para um objeto específico sobre o qual lhes era proibido pensar. Cada um desses objetos era vermelho ou verde, como uma maçã vermelha ou um pepino verde.

Os participantes tinham de indicar quando esse item entrava nos seus pensamentos, apertando um botão. Foi-lhes mostrado uma imagem vermelha num olho e uma imagem verde no outro e foi-lhes pedido para indicar qual das duas cores era dominante.

Aqueles que receberam um item vermelho quase sempre viam o vermelho como a cor dominante, enquanto aqueles que estavam a tentar não pensar em algo verde eram muito mais propensos a ver o verde como dominante.

Segundo os autores do estudo, isso sugere que o córtex visual de cada participante já estava a conjurar essa cor, indicando que o item proibido estava a ser representado visualmente no cérebro, apesar das tentativas de suprimi-lo.

Esse efeito também foi observado naqueles que acreditavam ter reprimido com sucesso o pensamento e não pressionaram o botão. Portanto, os cientistas concluem que esses pensamentos visuais estavam presentes num nível inconsciente.

O autor do estudo Joel Pearson disse em comunicado que “esta descoberta muda a maneira como pensamos sobre os pensamentos do desejo e sugere que os pensamentos inconscientes podem emergir e direcionar as nossas decisões e comportamento”. Noutras palavras, “usando a força bruta para não pensar em algo simplesmente não funcionará porque o pensamento está presente nos nossos cérebros”.

No entanto, enquanto simplesmente tentar não pensar em algo pode não ser possível, os investigadores  descobriram que instruir os participantes a pensar num objeto branco removeu a tendência de ver vermelho ou verde como dominante. Concluem, assim, que essa abordagem de “substituição de pensamento” pode ser eficaz para ajudar as pessoas a eliminar certos pensamentos.

Os resultados também mostraram que as pessoas que tiveram pontuações mais altas num teste projetado para medir os níveis de mindfulness foram mais bem sucedidas em reprimir pensamentos, dando ainda mais convicção à noção budista de que a meditação é a melhor maneira de domar a “mente dos macacos”.

ZAP ZAP // IFL Science

PARTILHAR

RESPONDER

Plutónio radioativo encontrado em rochas do fundo do mar. Tem uma origem extraterrestre

Os cientistas encontraram pequenos traços de plutónio-244 e de ferro-60 radioativo na crosta oceânica. Os dois isótopos são evidências de eventos cósmicos violentos nas proximidades da Terra há milhões de anos. As explosões de supernovas criam …

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …