Não conseguimos controlar os nossos pensamentos (e já se sabe porquê)

Na tradição budista, a mente humana é muitas vezes comparada a um macaco por causa da sua falta de disciplina, foco ou quietude.

Confirmando esta comparação antiga, um novo estudo publicado na revista Psychological Science revela que a quantidade de controlo que a maioria de nós tem sobre os nossos pensamentos “não está significativamente acima de zero”.

É quase impossível não pensar em algo que se está a tentar não pensar. Investigadores da Universidade de New South Wales criaram uma experiência no qual os participantes foram designados para um objeto específico sobre o qual lhes era proibido pensar. Cada um desses objetos era vermelho ou verde, como uma maçã vermelha ou um pepino verde.

Os participantes tinham de indicar quando esse item entrava nos seus pensamentos, apertando um botão. Foi-lhes mostrado uma imagem vermelha num olho e uma imagem verde no outro e foi-lhes pedido para indicar qual das duas cores era dominante.

Aqueles que receberam um item vermelho quase sempre viam o vermelho como a cor dominante, enquanto aqueles que estavam a tentar não pensar em algo verde eram muito mais propensos a ver o verde como dominante.

Segundo os autores do estudo, isso sugere que o córtex visual de cada participante já estava a conjurar essa cor, indicando que o item proibido estava a ser representado visualmente no cérebro, apesar das tentativas de suprimi-lo.

Esse efeito também foi observado naqueles que acreditavam ter reprimido com sucesso o pensamento e não pressionaram o botão. Portanto, os cientistas concluem que esses pensamentos visuais estavam presentes num nível inconsciente.

O autor do estudo Joel Pearson disse em comunicado que “esta descoberta muda a maneira como pensamos sobre os pensamentos do desejo e sugere que os pensamentos inconscientes podem emergir e direcionar as nossas decisões e comportamento”. Noutras palavras, “usando a força bruta para não pensar em algo simplesmente não funcionará porque o pensamento está presente nos nossos cérebros”.

No entanto, enquanto simplesmente tentar não pensar em algo pode não ser possível, os investigadores  descobriram que instruir os participantes a pensar num objeto branco removeu a tendência de ver vermelho ou verde como dominante. Concluem, assim, que essa abordagem de “substituição de pensamento” pode ser eficaz para ajudar as pessoas a eliminar certos pensamentos.

Os resultados também mostraram que as pessoas que tiveram pontuações mais altas num teste projetado para medir os níveis de mindfulness foram mais bem sucedidas em reprimir pensamentos, dando ainda mais convicção à noção budista de que a meditação é a melhor maneira de domar a “mente dos macacos”.

PARTILHAR

RESPONDER

Escolas não devem reabrir em abril

Esta terça-feira ao início da tarde, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que as escolas vão manter-se fechadas até ao final de abril. Marcelo Rebelo de Sousa esteve reunido, esta terça-feira, com especialistas …

Câmara de Comércio e Governo criam gabinete de apoio às empresas

A Câmara de Comércio e Indústria (CCIP) e o Governo criaram um gabinete de apoio às empresas para esclarecer e facilitar o acesso das companhias às ajudas lançadas pelo executivo. Segundo noticiou a TSF, a estrutura, …

Tragédia continua. Encontrado corpo de sobrinha-neta de John F. Kennedy

O corpo da sobrinha-neta do ex-Presidente norte-americano John F. Kennedy, que estava desaparecida com o filho desde quinta-feira, foi encontrado na segunda-feira, informaram esta terça-feira os meios de comunicação norte-americanos. Maeve Kennedy Townsend McKean, de 40 …

Jornal Económico e A Bola avançam para regime de lay-off

O Jornal Económico e o desportivo A Bola vão avançar para o regime de lay-off devido a quebras significativas nas vendas e publicidade desencadeadas pela pandemia de covid-19, que já fez mais de 300 vítimas …

Moratória nos créditos à habitação não suspende Seguros (e pode ter que os pagar durante mais tempo)

A suspensão dos pagamentos dos empréstimos do Crédito à Habitação, por parte dos clientes bancários que queiram aderir à moratória aprovada pelo Governo, pode não travar os pagamentos dos Seguros de Vida e Multi-riscos que …

Espanha poderá ser o primeiro país na Europa a avançar com rendimento básico universal

A ministra da Economia espanhola assegurou, este domingo, que o Governo está a trabalhar para aplicar o rendimento básico universal, embora não tenha dado ainda uma data concreta. Em declarações ao canal televisivo laSexta, a ministra …

Presidente revela que não está imune e é contra "descompressão" de medidas em abril

O Presidente da República revelou numa entrevista esta terça-feira divulgada pela Antena 1 que já fez um dos novos testes sorológicos para detetar a presença de anticorpos para o novo coronavírus e não está imunizado. "Depois …

Ministros das finanças procuram entendimento. Itália ameaça consenso de Centeno

Os ministros das Finanças da zona euro voltam a reunir-se esta terça-feira, por videoconferência, com a responsabilidade de chegarem a um compromisso sobre uma resposta comum para minimizar os efeitos da pandemia covid-19, precisando para …

Empresas estão a cobrar às farmácias 150 euros por caixa de máscaras

Empresas, muitas das quais nem sequer são do ramo farmacêutico, estão a cobrar às farmácias 150 euros por uma caixa de máscaras. Antes, eram vendidas por cinco euros. A pandemia de covid-19 levou a que a …

Governo alarga apoios a sócios-gerentes sem trabalhadores

O Governo enviou esta segunda-feira para promulgação pelo Presidente da República um decreto com alterações ao regime de apoio extraordinário dos trabalhadores independentes, estendendo agora os benefícios aos sócios-gerentes sem trabalhadores por conta de outrem. Este …