/

Não conseguimos controlar os nossos pensamentos (e já se sabe porquê)

Na tradição budista, a mente humana é muitas vezes comparada a um macaco por causa da sua falta de disciplina, foco ou quietude.

Confirmando esta comparação antiga, um novo estudo publicado na revista Psychological Science revela que a quantidade de controlo que a maioria de nós tem sobre os nossos pensamentos “não está significativamente acima de zero”.

É quase impossível não pensar em algo que se está a tentar não pensar. Investigadores da Universidade de New South Wales criaram uma experiência no qual os participantes foram designados para um objeto específico sobre o qual lhes era proibido pensar. Cada um desses objetos era vermelho ou verde, como uma maçã vermelha ou um pepino verde.

Os participantes tinham de indicar quando esse item entrava nos seus pensamentos, apertando um botão. Foi-lhes mostrado uma imagem vermelha num olho e uma imagem verde no outro e foi-lhes pedido para indicar qual das duas cores era dominante.

Aqueles que receberam um item vermelho quase sempre viam o vermelho como a cor dominante, enquanto aqueles que estavam a tentar não pensar em algo verde eram muito mais propensos a ver o verde como dominante.

Segundo os autores do estudo, isso sugere que o córtex visual de cada participante já estava a conjurar essa cor, indicando que o item proibido estava a ser representado visualmente no cérebro, apesar das tentativas de suprimi-lo.

Esse efeito também foi observado naqueles que acreditavam ter reprimido com sucesso o pensamento e não pressionaram o botão. Portanto, os cientistas concluem que esses pensamentos visuais estavam presentes num nível inconsciente.

O autor do estudo Joel Pearson disse em comunicado que “esta descoberta muda a maneira como pensamos sobre os pensamentos do desejo e sugere que os pensamentos inconscientes podem emergir e direcionar as nossas decisões e comportamento”. Noutras palavras, “usando a força bruta para não pensar em algo simplesmente não funcionará porque o pensamento está presente nos nossos cérebros”.

No entanto, enquanto simplesmente tentar não pensar em algo pode não ser possível, os investigadores  descobriram que instruir os participantes a pensar num objeto branco removeu a tendência de ver vermelho ou verde como dominante. Concluem, assim, que essa abordagem de “substituição de pensamento” pode ser eficaz para ajudar as pessoas a eliminar certos pensamentos.

Os resultados também mostraram que as pessoas que tiveram pontuações mais altas num teste projetado para medir os níveis de mindfulness foram mais bem sucedidas em reprimir pensamentos, dando ainda mais convicção à noção budista de que a meditação é a melhor maneira de domar a “mente dos macacos”.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.