Nanotecnologia pode conceder “super visão” aos seres humanos

Os humanos poderiam um dia ter o poder de “super visão” que lhes permitiria ver no escuro, disse uma equipa de cientistas.

As nanopartículas inseridas nos olhos de ratos aumentaram as suas habilidades naturais além da faixa normal de cores e permitiram aos roedores ver a luz infravermelha.

Usando o novo procedimento, a equipa de investigação da Universidade de Ciência e Tecnologia da China disse que poderiam realmente modificar a visão de alguém para detetar um espectro mais amplo de cores com potenciais aplicações militares.

“Poderíamos dar aos seres humanos habilidades de visão noturna – sem os óculos de visão noturna”, disse o investigador Tian Xue ao The Independent.

Juntamente com a extensão da visão natural, Xue e a sua equipa acreditam que a técnica pode ser adaptada como um tratamento para pessoas daltónicas e incapazes de perceber a cor vermelha.

As cores que as pessoas conseguem ver normalmente são apenas uma pequena fração de todo o espectro eletromagnético, que também inclui tons extremos como infravermelho e ultravioleta.

Estes sinais, que têm comprimentos de onda muito mais longos ou mais curtos do que o espectro do arco-íris com o qual estamos familiarizados, estão constantemente a saltar ao nosso redor.

Tanto os humanos como os olhos de rato contêm células que absorvem a luz e convertem-na em impulsos elétricos que são enviados para os nossos cérebros. Comprimentos de onda infravermelhos são demasiado longos para estas células absorverem.

De acordo com o estudo publicado na revista Cell, os cientistas disseram que usaram minúsculas partículas que funcionavam como acessórios para estas células, ancorando-as firmemente e capturando os maiores comprimentos de onda.

As nanopartículas convertiam esses sinais em comprimentos de onda mais curtos e canalizavam-nas para as células, para que pudessem ser transmitidas para o cérebro como luz verde.

Os cientistas injetaram esta substância nos olhos dos roedores, antes de realizar uma série de testes para determinar o efeito que tinham na visão do rato. Quando o infravermelho foi lançado no olho de um rato, a sua pupila contraiu, mostrando que estava a detetar a luz.

Outros testes realizados em ratos revelaram que os animais conseguiam ver padrões infravermelhos que brilhavam num superfície mesmo durante a luz do dia. A injeção produziu efeitos colaterais mínimos e os ratos mantiveram as suas habilidades de infravermelho durante mais de dois meses.

“Acreditamos que esta tecnologia também funcionará em olhos humanos, não só para gerar super visão, mas também para soluções terapêuticas em défices de visão humana de cor vermelha”, disse Xue.

Os cientistas também especularam sobre possíveis aplicações futuras nas quais seres humanos melhorados pela nanotecnologia poderiam ter papéis na segurança e nas configurações militares.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …