Estátua de Jesus Cristo escondia “cápsula do tempo” com 240 anos

Especialistas de restauro descobriram uma espécie de “cápsula do tempo” dentro de uma estátua de Jesus Cristo, datada do século XVIII. Um achado surpreendente que nos chega de Burgos, em Espanha.

A descoberta aconteceu durante trabalhos de restauro no chamado “Cristo de Miserere”, uma estátua de Jesus Cristo, datada do século XVIII, que se encontrava exposta na Igreja de Santa Águeda, no município de Sotillo de la Ribera, em Burgos.

Os técnicos da empresa Da Vinci Restauro encontraram, dentro do que são as nádegas da estátua de madeira, um pergaminho escrito em 1777, com informação económica, religiosa, política e cultural da época.

A agência EFE avança que o documento, com duas páginas, está assinado pelo capelão da Catedral do Burgo de Osma, município da comunidade autónoma de Castela e Leão, Joaquín Mínguez.

“Se bem que seja usual que muitas esculturas sejam ocas, não o é tanto encontrar no seu interior documentos escritos à mão”, afirma o historiador Efrén Arroyo, membro da Confraria da Semana Santa de Sotillo de la Ribera que ordenou o restauro da obra, citado pelo jornal espanhol El Mundo.

Arroyo classifica o documento como uma espécie de “cápsula do tempo”, realçando que terá sido escondido para ser encontrado anos mais tarde, como testemunho da época em que foi escrito.

(dr) Da Vinci Restauro

O documento está assinado pelo capelão da Catedral do Burgo de Osma, Joaquín Mínguez.

Além de identificar o escultor da estátua como Manuel Bal, o pergaminho revela informações sobre a data em que foi escondido e também indicações de como era a vida de então. Segundo Mínguez, os passatempos preferidos da população eram as “cartas” e a “bola”, entre “outros jogos pueris”.

O capelão também conta no documento o que se cultivava nos campos, mencionando “colheitas de trigo, centeio, cevada, aveia” e vinho em abundância. Menciona, igualmente, as doenças mais comuns, citando as “terçãs e quartãs”, isto é, “febres de paludismo de três e quatro dias”, mas também “dores de costas” e febres tifóides.

“A Corte está em Madrid”, pode ler-se no documento que menciona, ainda, que “há Correio e Gazeta para as notícias” e que “há Inquisição, pelo que não há erros contra a Igreja de Deus”.

O pergaminho original foi enviado para preservação no arquivo do Arcebispado de Burgos, mas os restauradores vão manter uma cópia do documento, no interior da estátua, para que as gerações futuras tenham também oportunidade de testemunhar esta peculiar “cápsula do tempo”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tem dores nas articulações quando está de chuva? É mito

A relação entre o tempo de frio e chuva e as dores nas articulações é um mito que persiste desde a antiguidade, mas não há qualquer relação, garante um estudo feito nos Estados Unidos e …

Vieira da Silva "absolutamente tranquilo"

O ministro do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social reafirma estar "absolutamente tranquilo" relativamente à sua implicação no caso relativo a suspeitas de gestão danosa na associação Raríssimas. "Uma equipa técnica do Instituto de Segurança …

China constrói campos de refugiados na fronteira com a Coreia do Norte

A China, que sempre defendeu uma solução pacífica para a crise da Coreia do Norte, pode estar a preparar-se para um eventual conflito militar ou para a queda do regime de Kim Jong-un. Isto numa …

Ministério abre processo disciplinar por fuga de informação no exame de Português

O inquérito à fuga de informação no exame nacional de Português deste ano determinou a abertura de um processo disciplinar a uma professora "para apuramento de responsabilidade", adiantou o Ministério da Educação. O processo disciplinar é …

"Super-homem chinês" cai de um edifício e filma a própria morte

O "super-homem" Wu Yongning, uma estrela na rede social chinesa Weibo, morreu ao cair do 62º andar de um edifício em Changsha, na China. Wu Yongning, de 26 anos, morreu numa queda ocorrida quando tentava subir …

Governo concede tolerância de ponto no dia 26 de dezembro na função pública

O Governo vai conceder tolerância de ponto em 26 de dezembro "aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e institutos públicos", de acordo com …

Juncker envolvido em processo judicial por escutas ilegais

Jean-Claude Juncker pode ser envolvido num processo judicial por escutas ilegais e adulteração de conversas. A investigação é relativa a uma altura em que o Presidente da Comissão Europeia era primeiro-ministro do Luxemburgo. Jean-Claude Juncker, presidente …

ONU prepara projeto contra reconhecimento pelos EUA de Jerusalém como capital de Israel16

Um projeto de resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel está a ser preparado na ONU para demonstrar o isolamento dos norte-americanos no Conselho de Segurança. Os Estados Unidos da …

Senador John McCain hospitalizado devido a tumor

O senador e ex-candidato republicano à Casa Branca foi hospitalizado, esta quarta-feira, nos arredores de Washington. John McCain foi diagnosticado em julho com um tumor cerebral. "O senador McCain está a receber tratamento no Centro Médico …

Último aviso da Cassini: se for a Saturno, leve guarda-chuva

Se está a pensar fazer uma viagem até Saturno deixamos um conselho: não se esqueça do guarda-chuva. Cientistas norte-americanos descobriram recentemente que os anéis de Saturno podem produzir uma espécie de chuva. A sonda Cassini viveu …