Estátua de Jesus Cristo escondia “cápsula do tempo” com 240 anos

Especialistas de restauro descobriram uma espécie de “cápsula do tempo” dentro de uma estátua de Jesus Cristo, datada do século XVIII. Um achado surpreendente que nos chega de Burgos, em Espanha.

A descoberta aconteceu durante trabalhos de restauro no chamado “Cristo de Miserere”, uma estátua de Jesus Cristo, datada do século XVIII, que se encontrava exposta na Igreja de Santa Águeda, no município de Sotillo de la Ribera, em Burgos.

Os técnicos da empresa Da Vinci Restauro encontraram, dentro do que são as nádegas da estátua de madeira, um pergaminho escrito em 1777, com informação económica, religiosa, política e cultural da época.

A agência EFE avança que o documento, com duas páginas, está assinado pelo capelão da Catedral do Burgo de Osma, município da comunidade autónoma de Castela e Leão, Joaquín Mínguez.

“Se bem que seja usual que muitas esculturas sejam ocas, não o é tanto encontrar no seu interior documentos escritos à mão”, afirma o historiador Efrén Arroyo, membro da Confraria da Semana Santa de Sotillo de la Ribera que ordenou o restauro da obra, citado pelo jornal espanhol El Mundo.

Arroyo classifica o documento como uma espécie de “cápsula do tempo”, realçando que terá sido escondido para ser encontrado anos mais tarde, como testemunho da época em que foi escrito.

(dr) Da Vinci Restauro

O documento está assinado pelo capelão da Catedral do Burgo de Osma, Joaquín Mínguez.

Além de identificar o escultor da estátua como Manuel Bal, o pergaminho revela informações sobre a data em que foi escondido e também indicações de como era a vida de então. Segundo Mínguez, os passatempos preferidos da população eram as “cartas” e a “bola”, entre “outros jogos pueris”.

O capelão também conta no documento o que se cultivava nos campos, mencionando “colheitas de trigo, centeio, cevada, aveia” e vinho em abundância. Menciona, igualmente, as doenças mais comuns, citando as “terçãs e quartãs”, isto é, “febres de paludismo de três e quatro dias”, mas também “dores de costas” e febres tifóides.

“A Corte está em Madrid”, pode ler-se no documento que menciona, ainda, que “há Correio e Gazeta para as notícias” e que “há Inquisição, pelo que não há erros contra a Igreja de Deus”.

O pergaminho original foi enviado para preservação no arquivo do Arcebispado de Burgos, mas os restauradores vão manter uma cópia do documento, no interior da estátua, para que as gerações futuras tenham também oportunidade de testemunhar esta peculiar “cápsula do tempo”.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas captam "cantar" de plataformas de gelo na Antártida

A União Americana de Geofísica publicou um vídeo da plataforma de gelo Ross, na Antártica, a "cantar". Os tons sísmicos podem ser usados para monitorizar as alterações nas plataformas de gelo. Exploradores polares registaram sons extraordinários …

Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta - a nível astronómico, esta é uma distância incrivelmente curta da Terra. …

Primeira missão europeia a Mercúrio lançada com cientista e tecnologia portuguesas

A primeira missão europeia que vai estudar Mercúrio, o planeta mais pequeno e mais próximo do Sol, vai ser lançada no sábado, e nela participa uma cientista e uma empresa portuguesas. A astrofísica Joana S. Oliveira …

Sertanense vs Benfica | Águias passam sem dificuldade

O Benfica venceu hoje o Sertanense, do Campeonato de Portugal, por 3-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, em que Jonas voltou a ser titular e a marcar ao fim …

Quase todo o património da UNESCO no Mediterrâneo ameaçado pela subida das águas

O aumento da erosão costeira devido à subida do nível das águas está a pôr em risco quase todos os monumentos reconhecidos como Património da Humanidade que se localizam na zonas baixas da costa do …

Carne podre e cadáveres que explodem por falta de eletricidade na Venezuela

Em Maracaibo, na Venezuela, a energia elétrica falha constantemente. Nos mercados, há carne podre à venda, mas ainda assim a procura aumenta. Porquê? "O que fazer, se é mais barato?" A Venezuela atravessa, desde 2014, uma …

Ministro da Administração Interna não emitiu despacho de alerta para a Leslie

Eduardo Cabrita, Ministro da Administração Interna, não emitiu o despacho de alerta que podia reforçar os meios de proteção e socorro durante a tempestade que atingiu Portugal. A decisão poderia ter tido impacto junto das …

Trump ameaça fechar fronteira com o México

O Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou esta quinta-feira fechar a fronteira entre os Estados Unidos e o México, numa altura em que milhares de migrantes atravessam a pé vários países da América Central na esperança …

Rendas vão ter duração mínima de um ano

Apresentada pelo PS, a medida já foi aprovada e prevê que contratos de arrendamento tenham um prazo mínimo de um ano e que se renovem por mais três anos, não havendo dados em contrário. O Parlamento …

Mais de 12 mil jovens vão viajar gratuitamente pela Europa

Os jovens escolhidos vão poder viajar de comboio até 30 dias e visitar entre um a quatro destinos. Os requisitos: ter completado 18 anos este ano e ser cidadãos europeus. A Comissão Europeia anunciou, esta quarta-feira, …