/

Musk partilha vídeo de robô da Tesla a andar “com as entranhas à mostra”

2

(dr) Tesla

Optimus, o robô humanoide da Tesla.

O CEO da Tesla partilhou com os seus seguidores no Twitter um vídeo que mostra o progresso feito na criação do robô humanoide Optimus Gen 2.

Elon Musk partilhou, na sua conta no X (antigo Twitter) na última terça-feira (30), uma filmagem de um dos projetos robóticos mais recentes da Tesla — o robô humanoide Optimus Gen 2, a andar por uma sala repleta de técnicos.

Bem diferente dos shows performáticos com autómatos brilhantes e preparados em ambientes luxuosos, no entanto, o registo mostra a máquina “com os ossos de fora”, deixando visíveis as engrenagens e cabos internos à medida que anda numa oficina de trabalho.

O robô, também chamado de Optimus Bot 2.0, é de propósito geral, ou seja, o objetivo é que seja usado em diversos ambientes, desde construção e saúde a indústria e entretenimento. O projeto foi anunciado em 2021, e, desde então, muito progresso foi realizado, como mostrado no vídeo acima — embora o andar ainda seja bastante lento, mecânico e travado.

Optimus Gen 2 e a Inteligência Artificial

O humanoide metálico Optimus faz parte da divisão robótica da Tesla, e, como tal, foi construído a partir de uma abordagem que prega “inteligência artificial antes de tudo”. Isto quer dizer que o sistema de IA do aparelho vem primeiro, chegando à parte de hardware depois, o que, segundo os especialistas, é a única maneira de fazer um robô bípede que se movimenta sozinho.

Antes desta segunda versão, a Tesla já tinha construído o Optimus Gen 1, que também foi mostrado pelo bilionário norte-americano nas redes sociais a fazer tarefas. Na ocasião, o robô dobrava uma camisola, mas Musk explicou, mais tarde, que o autómato não conseguia fazer isso sozinho ainda — embora “certamente será capaz de fazê-lo em qualquer ambiente no futuro”.

2 Comments

  1. Alucinado?? Estás- te a referir a ti, certo? Porque jamais chegarás aos pés do meu elon musk, terias que comer muita sopinha até chegares a ele, coisa que nunca irá acontecer! Olha para ti! Não tens espelhos em casa, meu? Vens para aqui criticar o trabalho dos outros? Quem pensas que és? Vai trabalhar! Cresce e aparece.

    Elon musk óptimo trabalho, produção em massa brutal muito bom esplêndido. Os invejosos que se cuidem porque não sabem o que é a verdadeira tecnologia e a tecnologia o futuro está na Tesla. Beijos as e abraços. Amo-te hoje e sempre.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.