/

Musk ganha 40 mil vezes mais que os seus empregados (mas não levanta os cheques)

5

JD Lasica / Wikimedia

Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX

Elon Musk, o criador da Tesla, ganha 40 mil vezes mais do que a média dos seus trabalhadores. Por outro lado, o multimilionário Warren Buffett recebe sete vezes menos que os seus trabalhadores.

Os dados divulgados pelo regulador dos mercados nos Estados Unidos, a Securities Exchange Comission, mostram uma realidade muito diferente os salários de dois dos homens mais ricos do mundo, quando comparados com os seus trabalhadores. Entre os 100 gestores analisados, 11 recebiam 1000 vezes mais do que o trabalhador médio.

Elon Musk é um nome bastante sonante, conhecido pelas suas inovações ao comando da produtora de automóveis Tesla, da SpaceX, entre outras. Contudo, o magnata destaca-se pela negativa, ao ganhar 40.668 vezes mais do que a média dos trabalhadores das suas empresa.

Grande parte da remuneração de Musk, de acordo com a Bloomberg, é paga em dez anos, e consiste em ações que dependem da Tesla atingir várias metas de receita, valor de mercado e outros parâmetros. Até ao momento, a Tesla cumpriu duas das 16 metas definidas.

A Tesla é obrigada a pagar a Musk um salário mínimo anual de 37 mil dólares, mas o empreendedor garante, em declarações ao The New York Times, que não levanta os cheques de pagamento, não recebendo portanto um salário anual.

No extremo contrário ao de Elon Musk está Warren Buffett, o magnata que lidera a Berkshire Hathaway, firma que gere várias empresas subsidiárias. A sua fortuna está avaliada pela Forbes em 82,5 mil milhões de dólares. Os dados mostram que Buffett recebe sete vezes menos do que a média dos seus empregados.

De acordo com o Financial Times, o líder da Berkshire Hathaway tem um rendimento de 100 mil dólares anuais, que se mantém o mesmo há mais de 25 anos. No entanto, a empresa garante que a divulgação destes dados “forneceria pouca ou nenhuma informação útil aos seus acionistas”.

Em Portugal, durante o ano de 2018, os diretores executivos das mais cotadas empresas do PSI-20 ganharam, em média, 52 vezes mais do que os seus trabalhadores. Em média, ganham cerca de um milhão de euros.

Pedro Soares dos Santos, presidente da Jerónimo Martins, ganhou 1,9 milhões de euros, 140 vezes mais do que os funcionários desta retalhista, o que a coloca no topo do fosso de remunerações. Contudo, é António Mexia, presidente da EDP, que lidera nos ordenados, com um ganho de 2,2 milhões de euros por ano, 39 vezes superior ao dos trabalhadores.

ZAP //

5 Comments

  1. Ou esta reportagem está mal redigida ou os dados estão mal apurados ou então falta muita informação. Quer dizer que o ordenado médio na EDP é 4900€? E o Musk que ganha 32000$/ano ganha 40000 vezes mais que os seus trabalhadores? Muitos erros por aqui .

  2. Que mistela de notícia!…
    “Os dados mostram que Buffett recebe sete vezes menos do que a média dos seus empregados.”
    7x menos?
    E onde estão esses dados?

  3. tinhamos que estar no topo da lista como bons exploradores e mercadores q é só o que existe em portugal com letra pequenina. nunca iremos passar da sepa torta.o país mais explorador do mundo ond a ganância é muita e só pensam em dinheiro demanha à noite. pobre portugal dos salários miseraveis .Já o nosso avô dizia que portugal é um pais de mercadores e pategos.

  4. Eu posso aceitar que Soares dos Santos tenham criado uma empresa de família que se sujeita à competição do mercado de outras empresas privadas do ramo. Aqui existe verdadeira concorrência porque por vezes até os multam por ter preços abaixo do p. de custo. Mas não posso aceitar que um Mexia se instale numa EDP, fornecedora de serviços ultra-essenciais em regime de monopólio ou lobby, com as poucas alternativas de escolha e tenha uma remuneração indecente. Muitas famílias em Portugal não têm condições de aquecimento de lar devido a baixos salários ou reformas, enquanto este testinha de metal bate recordes de ordenado internacionais! Só nesta terrinha de corrupção normalizada.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.