A música da rotação da Via Láctea é jazz

Já imaginou como a Via Láctea soaria aqui na Terra, enquanto gira em torno do seu eixo? Segundo o astrónomo Mark Heyer, da Universidade do Massachusetts, nos Estados Unidos, os tons seriam típicos do jazz.

O cientista norte-americano desenvolveu um algoritmo que traduz o movimento dos gases no disco da Via Láctea sob a forma de notas musicais.

A composição musical assim resultante foi intitulada “Milky Way Blues”, algo como “Blues da Via Láctea”. Heyer explica que as notas reflectem principalmente as  diferentes velocidades do gás que gira em torno do centro da nossa galáxia.

Usando uma escala menor pentatónica, o investigador mapeou 20 anos de dados de radiotelescópios na Via Láctea, transformando-os em notas e instrumentos musicais.

Os gases que preenchem o meio interestelar aparecem em três fases (fase atómica, fase molecular e fase ionizada) e movimentam-se em diferentes direcções – para perto ou para longe de nós.

Com base nos seus espectros, as fases gasosas foram traduzidas em instrumentos musicais – bloco sonoro e piano para gás molecular, baixo para gás atómico e saxofone para gás ionizado.

As notas altas indicam gás que está a mover-se na nossa direcção, e notas baixas gás que está a afastar-se. Notas mais longas indicam uma linha de emissão mais forte.

“Cada observação é representada por uma linha que mostra para onde o telescópio estava a apontar, e as posições dos círculos ao longo de uma linha mostram as localizações do gás na galáxia responsável pelas notas tocadas”, diz Heyer.

Transformar dados astronómicos em música não é uma ideia nova. É na verdade tão antiga, que o conceito filosófico de “harmonia das esferas”, ou “música universal”, existe há milénios: a ideia de que os movimentos dos corpos celestes podem ser considerados uma espécie de música, embora na prática sejam mais uma harmonia.

Johannes Kepler escreveu “The Harmony of the World” em 1619 com base nesse conceito, descrevendo os planetas como notas musicais baseadas nas suas velocidades orbitais.

A composição de Heyer está no Astronomy Sound of the Month, um site que apresenta  outros projectos semelhantes, e onde pode também ouvir outros sons do espaço, reunidos pelo astrónomo Greg Salvesen, da Universidade da Califórnia.

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …