A música da rotação da Via Láctea é jazz

Já imaginou como a Via Láctea soaria aqui na Terra, enquanto gira em torno do seu eixo? Segundo o astrónomo Mark Heyer, da Universidade do Massachusetts, nos Estados Unidos, os tons seriam típicos do jazz.

O cientista norte-americano desenvolveu um algoritmo que traduz o movimento dos gases no disco da Via Láctea sob a forma de notas musicais.

A composição musical assim resultante foi intitulada “Milky Way Blues”, algo como “Blues da Via Láctea”. Heyer explica que as notas reflectem principalmente as  diferentes velocidades do gás que gira em torno do centro da nossa galáxia.

Usando uma escala menor pentatónica, o investigador mapeou 20 anos de dados de radiotelescópios na Via Láctea, transformando-os em notas e instrumentos musicais.

Os gases que preenchem o meio interestelar aparecem em três fases (fase atómica, fase molecular e fase ionizada) e movimentam-se em diferentes direcções – para perto ou para longe de nós.

Com base nos seus espectros, as fases gasosas foram traduzidas em instrumentos musicais – bloco sonoro e piano para gás molecular, baixo para gás atómico e saxofone para gás ionizado.

As notas altas indicam gás que está a mover-se na nossa direcção, e notas baixas gás que está a afastar-se. Notas mais longas indicam uma linha de emissão mais forte.

“Cada observação é representada por uma linha que mostra para onde o telescópio estava a apontar, e as posições dos círculos ao longo de uma linha mostram as localizações do gás na galáxia responsável pelas notas tocadas”, diz Heyer.

Transformar dados astronómicos em música não é uma ideia nova. É na verdade tão antiga, que o conceito filosófico de “harmonia das esferas”, ou “música universal”, existe há milénios: a ideia de que os movimentos dos corpos celestes podem ser considerados uma espécie de música, embora na prática sejam mais uma harmonia.

Johannes Kepler escreveu “The Harmony of the World” em 1619 com base nesse conceito, descrevendo os planetas como notas musicais baseadas nas suas velocidades orbitais.

A composição de Heyer está no Astronomy Sound of the Month, um site que apresenta  outros projectos semelhantes, e onde pode também ouvir outros sons do espaço, reunidos pelo astrónomo Greg Salvesen, da Universidade da Califórnia.

PARTILHAR

RESPONDER

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …