A música da rotação da Via Láctea é jazz

Já imaginou como a Via Láctea soaria aqui na Terra, enquanto gira em torno do seu eixo? Segundo o astrónomo Mark Heyer, da Universidade do Massachusetts, nos Estados Unidos, os tons seriam típicos do jazz.

O cientista norte-americano desenvolveu um algoritmo que traduz o movimento dos gases no disco da Via Láctea sob a forma de notas musicais.

A composição musical assim resultante foi intitulada “Milky Way Blues”, algo como “Blues da Via Láctea”. Heyer explica que as notas reflectem principalmente as  diferentes velocidades do gás que gira em torno do centro da nossa galáxia.

Usando uma escala menor pentatónica, o investigador mapeou 20 anos de dados de radiotelescópios na Via Láctea, transformando-os em notas e instrumentos musicais.

Os gases que preenchem o meio interestelar aparecem em três fases (fase atómica, fase molecular e fase ionizada) e movimentam-se em diferentes direcções – para perto ou para longe de nós.

Com base nos seus espectros, as fases gasosas foram traduzidas em instrumentos musicais – bloco sonoro e piano para gás molecular, baixo para gás atómico e saxofone para gás ionizado.

As notas altas indicam gás que está a mover-se na nossa direcção, e notas baixas gás que está a afastar-se. Notas mais longas indicam uma linha de emissão mais forte.

“Cada observação é representada por uma linha que mostra para onde o telescópio estava a apontar, e as posições dos círculos ao longo de uma linha mostram as localizações do gás na galáxia responsável pelas notas tocadas”, diz Heyer.

Transformar dados astronómicos em música não é uma ideia nova. É na verdade tão antiga, que o conceito filosófico de “harmonia das esferas”, ou “música universal”, existe há milénios: a ideia de que os movimentos dos corpos celestes podem ser considerados uma espécie de música, embora na prática sejam mais uma harmonia.

Johannes Kepler escreveu “The Harmony of the World” em 1619 com base nesse conceito, descrevendo os planetas como notas musicais baseadas nas suas velocidades orbitais.

A composição de Heyer está no Astronomy Sound of the Month, um site que apresenta  outros projectos semelhantes, e onde pode também ouvir outros sons do espaço, reunidos pelo astrónomo Greg Salvesen, da Universidade da Califórnia.

PARTILHAR

RESPONDER

Chega "indica" Joana Marques Vidal para conselho de ética parlamentar

O Chega propôs na sexta-feira a criação de um conselho de ética parlamentar, presidido pela ex-procuradora-geral da República (PGR), Joana Marques Vida. Numa nota enviada à agência Lusa, o Chega justificou esta iniciativa pelo facto de …

Miranda do Corvo decreta três dias de luto municipal por morte de bombeiro

A Câmara de Mirando do Corvo decretou três dias de luto municipal em memória do bombeiro da corporação de voluntários da vila José Augusto Dias Fernandes, que morreu no sábado, durante o combate a um …

Bill Gates pede que medicamento para a covid-19 vá para os mais necessitados (e não para o "maior apostador")

O co-fundador da Microsoft Bill Gates pediu esta semana que os medicamentos e uma eventual vacina que possa surgir para a covid-19 sejam disponibilizados para quem mais precisa, e não para o "maior apostador". Citado pela …

Dois (ou três) jogadores do Flamengo podem chegar ao Benfica à boleia de Jesus

Os jogadores do Flamengo Gerson e Bruno Henrique podem chegar ao Benfica à boleia de Jorge Jesus, que tem sido apontado à Luz para suceder a Bruno Lage. Apesar de já se ter noticiado a …

Ensino Superior tem 2.370 vagas para alunos do profissional

O próximo ano letivo terá 2.370 vagas no Ensino Superior direcionadas para alunos do ensino profissional, avança o jornal Público este sábado, detalhando que, ao todo, 456 licenciaturas. As vagas em causa fazem parte do …

Horta Osório não exclui regresso a Portugal (e trabalhar fora da banca)

António Horta Osório, que em breve vai deixar a presidência executiva do banco britânico Lloyds, não exclui um regresso a Portugal no seu futuro profissional. “O meu futuro profissional [pós-Lloyds] está totalmente em aberto e …

Parede de estação de comboio na Polónia escondia carta escrita por trabalhadores forçados da 2ª Guerra

Uma carta escrita por dois trabalhadores forçados durante a II Guerra Mundial foi encontrada dentro de uma garrafa escondida na estação de comboios de Nowe Skalmierzyce, um cidade na Polónia. A carta foi descoberta por trabalhadores durante …

No século XVIII, um em cada cinco londrinos tinha contraído sífilis até aos seus 35 anos

Há 250 anos, pelo menos um em cada cinco londrinos tinha contraído "a varíola" (sífilis), causada pela bactéria Treponema pallidum, até aos seus 35 anos. Este estudo, com base em registos de internação, relatórios de inspeção e …

Cofre de antigo caçador de vampiros vai a leilão no Reino Unido. Está repleto de objetos

O cofre de um caçador de vampiros do século XIX vai ser leiloado em Dervyshire, no Reino Unido, informou a leiloeira Hansons. Em causa está uma caixa antiga, forrada a seda vermelha e decorada com …

Bombeiro morre no combate a um incêndio na Serra da Lousã

Um bombeiro morreu este sábado durante o combate a um incêndio na Serra da Lousã, disse à agência Lusa o presidente da Câmara da Lousã, Luís Antunes. O autarca desconhece as circunstâncias em que ocorreu a …