Museus judaicos da Noruega fechados devido a possível ataque terrorista

Senia L / Flickr

-

Os museus judaicos da Noruega estão fechados hoje ao público devido a um aviso das autoridades norueguesas sobre um possível “ataque terrorista” iminente, que poderia ser realizado por pessoas provenientes da Síria.

A comunidade judaica poderia ser um alvo dos militantes radicais islâmicos provenientes da Síria, como aconteceu no ataque ao Museu Judaico de Bruxelas, em maio.

“Nós estamos fechados até ao domingo”, declarou à agência AFP Vidar Paulsen, responsável pelo setor de educação do Museu Judeu de Oslo.

“Esta medida é uma precaução que nós tomamos em função do tiroteio ocorrido em Bruxelas“, acrescentou.

De acordo com Paulsen, o museu está normalmente fechado à segunda-feira e não deve abrir antes de terça-feira.

“É o que está previsto no momento. Nós avisaremos se houver alguma novidade”, indicou Paulsen.

Segundo a agência norueguesa NTB, o Museu Judeu de Trondheim (oeste do país) está também fechado até nova ordem, conforme as recomendações da polícia.

A 24 de maio, um homem provocou a morte de quatro pessoas depois de abrir fogo no Museu Judaico de Bruxelas.

O alegado autor do ataque, o franco-argelino Mehdi Nemmouche, passou mais de um ano na Síria, onde supostamente se juntou aos grupos jihadistas islâmicos mais radicais e violentos.

A Noruega está em alerta desde quinta-feira, quando o seu serviço de informações (PST) disse ter “recebido recentemente informações sobre um grupo com ligações aos islâmicos extremistas da Síria que poderiam ter a intenção de cometer um ato terrorista” em solo norueguês.

A ameaça não é “específica”, mas é “credível”, indicou o chefe do PST, Benedicte Bjoernland.

O chefe do serviço de análise do PST, Jon Fitje Hoffmann, declarou hoje no canal TV2 Nyhetskanalen que um grupo de pessoas já havia deixado a Síria com a intenção de “perpetrar um ato terrorista no Ocidente” e a Noruega foi “concretamente mencionada“.

Segundo o canal, o PST estimou que um ataque poderia acontecer até segunda-feira, dia que se celebra o fim do ramadão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …

Huawei afirma que a tecnologia 6G vai estar disponível daqui a 10 anos

O CEO da Huawei, Ren Zhengfei, assinalou, durante uma entrevista à CNBC, que a sua empresa está a trabalhar em redes móveis 6G, que estarão completamente desenvolvidas daqui a 10 anos.   "Trabalhámos em 5G e 6G …

Nazismo e comunismo classificados em pé de igualdade pelo Parlamento Europeu

No passado dia 19 de setembro, a União Europeia colocou comunismo e nazismo em pé de igualdade, depois de aprovar no Parlamento Europeu uma resolução condenando ambos os regimes por terem cometido "genocídios e deportações …

Conselho da Europa teme que polícia de Malta tenha “recusado provas” no caso da jornalista assassinada

Daphne Galizia era jornalista, acompanhava casos de corrupção no país e foi assassinada há dois anos. Pieter Omtzigt, relator do Conselho da Europa responsável pelo caso, diz que a abordagem da polícia e dos …

Itália quer mudar sede da final da Liga dos Campeões

A Itália quer que a final da Liga dos Campeões deste ano, marcada para o Estádio Olímpico Atatürk Olympic, mude de sede. Os últimos dias não têm sido fáceis para a UEFA. Depois dos incidentes racistas …

CNN coloca broa portuguesa entre os 50 melhores pães do mundo

A propósito das celebrações do Dia Mundial do Pão, que se celebra esta quarta-feira, a CNN fez uma lista com os 50 melhores pães do mundo e um deles é a broa portuguesa. A broa conhecida …

CP lança nova campanha: Lisboa-Porto por cinco euros e mais descontos até 80%

Há 10.300 bilhetes a custos muito reduzidos, anunciou a CP – Comboios de Portugal esta terça-feira. A nova campanha garante viagens nos comboios de longo curso Alfa Pendular e Intercidades “com 80% de desconto”, abrangendo …

"Níveis recorde". Glaciares suíços perderam 10% do seu volume nos últimos cinco anos

Os glaciares suíços perderam 10% do volume nos últimos cinco anos, a maior redução em cem anos, alertou esta terça-feira a Academia Suíça das Ciências. A Academia baseia-se nas medições feitas pelos peritos do painel intergovernamental …