Museus judaicos da Noruega fechados devido a possível ataque terrorista

Senia L / Flickr

-

Os museus judaicos da Noruega estão fechados hoje ao público devido a um aviso das autoridades norueguesas sobre um possível “ataque terrorista” iminente, que poderia ser realizado por pessoas provenientes da Síria.

A comunidade judaica poderia ser um alvo dos militantes radicais islâmicos provenientes da Síria, como aconteceu no ataque ao Museu Judaico de Bruxelas, em maio.

“Nós estamos fechados até ao domingo”, declarou à agência AFP Vidar Paulsen, responsável pelo setor de educação do Museu Judeu de Oslo.

“Esta medida é uma precaução que nós tomamos em função do tiroteio ocorrido em Bruxelas“, acrescentou.

De acordo com Paulsen, o museu está normalmente fechado à segunda-feira e não deve abrir antes de terça-feira.

“É o que está previsto no momento. Nós avisaremos se houver alguma novidade”, indicou Paulsen.

Segundo a agência norueguesa NTB, o Museu Judeu de Trondheim (oeste do país) está também fechado até nova ordem, conforme as recomendações da polícia.

A 24 de maio, um homem provocou a morte de quatro pessoas depois de abrir fogo no Museu Judaico de Bruxelas.

O alegado autor do ataque, o franco-argelino Mehdi Nemmouche, passou mais de um ano na Síria, onde supostamente se juntou aos grupos jihadistas islâmicos mais radicais e violentos.

A Noruega está em alerta desde quinta-feira, quando o seu serviço de informações (PST) disse ter “recebido recentemente informações sobre um grupo com ligações aos islâmicos extremistas da Síria que poderiam ter a intenção de cometer um ato terrorista” em solo norueguês.

A ameaça não é “específica”, mas é “credível”, indicou o chefe do PST, Benedicte Bjoernland.

O chefe do serviço de análise do PST, Jon Fitje Hoffmann, declarou hoje no canal TV2 Nyhetskanalen que um grupo de pessoas já havia deixado a Síria com a intenção de “perpetrar um ato terrorista no Ocidente” e a Noruega foi “concretamente mencionada“.

Segundo o canal, o PST estimou que um ataque poderia acontecer até segunda-feira, dia que se celebra o fim do ramadão.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Um carro movido a energia solar? Bom. Um carro-casa movido a energia solar para fazer 3 mil km? Melhor ainda

Projeto foi desenvolvido por estudantes universitários holandeses, cujo trabalho em veículos movidos a energia solar é já conhecido. O Stella Vita será testado numa viagem de longo curso pelo sul de Espanha já este mês, …

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …