O mural de Ronaldo na Rússia que (quase) ninguém pode visitar

Mário Cruz / Lusa

-

A cidade de Kazan decidiu assinalar a chegada de Cristiano Ronaldo, que vai disputar a Taça das Confederações ao serviço de Portugal, com um mural em homenagem ao futebolista, obra que ninguém, ou quase, consegue ter acesso.

Num pequeno edifício de dois andares, situado num beco junto ao hotel em que a seleção portuguesa está hospedada, aparece pintada a cara de Cristiano Ronaldo, a sorrir e a piscar o olho esquerdo, numa imagem construída sobretudo com cores alegres e que tem ‘CR7’ escrito em baixo.

Alguns quartos do hotel têm vista para a obra de Dmitry Chalov, o artista escolhido pelos governantes de Kazan para criar esta homenagem ao jogador português.

Graças à participação na Taça das Confederações, que arranca já este sábado, a figura de Ronaldo passou a fazer parte desta cidade russa mas, para já, visualizar a obra é praticamente impossível, visto que está escondida numa zona privada e fechada, sem acesso ao público.

O beco está vedado por um enorme portão verde e lá dentro aparece uma senhora já com alguma idade, responsável pelo controlo das entradas e saídas, que afasta prontamente qualquer curioso, repetindo várias vezes a palavra “niet” (não, em russo) e com gestos a ordenar que se abandone o local.

Depois de quase duas horas de espera, com a ajuda do ‘staff’ da Federação Portuguesa de Futebol, de um membro da organização da Taça das Confederações e da segurança do hotel, a Agência Lusa conseguiu, finalmente, ter acesso ao mural de Ronaldo.

Durante esse período de espera, jornalistas, adeptos ou simples curiosos foram sempre impossibilitados de ver a imagem do jogador português.

Todos disponíveis no primeiro treino

A seleção portuguesa de futebol realizou hoje o primeiro treino na Rússia, onde vai competir na Taça das Confederações, numa sessão em que Fernando Santos contou com todos os 23 jogadores convocados.

No centro de estágios do Rubin Kazan, que está situado nos arredores da cidade, Portugal começou a preparar o embate de domingo com o México, num encontro em que Fernando Santos deverá poder contar com Pepe e Cédric Soares.

Ainda em Portugal, os dois defesas iniciaram a semana com alguns problemas físicos, mas já parecem ter ultrapassado essas limitações e deverão estar aptos para poderem atuar na Arena Kazan, na primeira jornada do Grupo A.

Nos primeiros 15 minutos da sessão, que foram abertos à comunicação social, os jogadores efetuaram os habituais exercícios de aquecimento, intercalado com bola.

Antes da sessão, Fernando Santos esteve alguns minutos à conversa com Pepe e Cristiano Ronaldo e, de seguida, juntou todo o grupo no centro do relvado, para uma breve palestra.

Portugal volta a treinar na sexta-feira, novamente no centro de estágios do Rubin Kazan, ainda em hora a divulgar.

A formação lusa, que está incluída no Grupo A, defronta na segunda jornada a anfitriã Rússia, a 21 de junho, em Moscovo, e fecha o agrupamento a 24 de junho, em São Petersburgo, perante a Nova Zelândia.

A Taça das Confederações, prova que serve de teste para o Mundial 2018, que vai acontecer igualmente na Rússia, termina a 2 de julho.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Encontradas fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico

Investigadores encontraram fibras de poliéster em todo o Oceano Ártico. As evidências sugerem que lavar as nossas roupas está a contribuir para esta contaminação. Há muito tempo que o Ártico provou ser um barómetro da saúde …

Campus universitários nos Estados Unidos podem tornar-se super-propagadores da covid-19

Os campus universitários podem tornar-se super-propagadores do novo coronavírus, que causa a covid-19, para toda a sua área de abrangência, concluiu uma nova investigação levada a cabo nos Estados Unidos. Analisando os 30 campus universitários …

A "máscara mais inteligente do mundo" é recarregável, tem microfone e dá luz

A Razer afirma ter criado a máscara mais inteligente do mundo. O Projeto Hazel é um design com um revestimento externo feito de plástico reciclado à prova de água e é transparente para permitir a …

Novo tratamento permite que pessoas com lesões na espinal medula voltem a mexer mãos e braços

Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington conseguiu ajudar seis participantes com lesões traumáticas da espinal medual a recuperar alguma mobilidade de mãos e braços. Muitas das pessoas que sofrem lesões traumáticas da espinal medula …

Ventiladores comprados à China custaram 1,3 milhões. Autarquias algarvias vão pedir devolução do dinheiro

Os 30 ventiladores comprados à China seriam usados nos hospitais do Algarve, mas os equipamentos não funcionam. Os autarcas vão agora exigir devolução do dinheiro. De acordo com a edição do jornal Público deste domingo, o …

EUA um passo atrás da China. Pequim leva avanço na Guerra Comercial (e as suas exportações estão em alta)

No ano em que a pandemia se expandiu em todo o mundo, muitos países viram-se em mãos com graves problemas financeiros e económicos. No caso da China, a situação foi mais positiva e o país …

Alexei Navalny detido no regresso à Rússia

O líder da oposição russa, Alexei Navalny, foi detido este domingo no aeroporto em Moscovo quando regressava à Rússia. Os serviços prisionais russos (FSIN) detiveram o opositor russo Alexei Navalny, este domingo, à chegada a Moscovo, acusando-o …

Prazo para trocas ou devoluções suspenso durante confinamento

O prazo para efetuar trocas ou devoluções de bens ficará suspenso durante o atual confinamento e as garantias que terminem neste período ou nos 10 dias seguintes serão prorrogadas por 30 dias, segundo diploma publicado …

Desde 2001 que polícias negros alertam para racismo de agentes do Capitólio

Com a invasão do Capitólio, investiga-se o alegado racismo existente na Polícia do Capitólio. Desde 2001 que agentes negros denunciam casos de discriminação racial no departamento. Desde 2001, centenas de agentes policiais negros processaram o departamento …

Um megatsunami devastou uma vila na Gronelândia. Três anos depois, há quem não possa voltar a casa

Em junho de 2017, Nuugaatsiaq, na Gronelândia, foi devastada por um megatsunami, cujas ondas foram desencadeadas por um enorme deslizamento de quase 30 quilómetros através do fiorde. Embora as ondas se tivessem dissipado quando chegaram a …