/

O mural de Ronaldo na Rússia que (quase) ninguém pode visitar

Mário Cruz / Lusa

-

A cidade de Kazan decidiu assinalar a chegada de Cristiano Ronaldo, que vai disputar a Taça das Confederações ao serviço de Portugal, com um mural em homenagem ao futebolista, obra que ninguém, ou quase, consegue ter acesso.

Num pequeno edifício de dois andares, situado num beco junto ao hotel em que a seleção portuguesa está hospedada, aparece pintada a cara de Cristiano Ronaldo, a sorrir e a piscar o olho esquerdo, numa imagem construída sobretudo com cores alegres e que tem ‘CR7’ escrito em baixo.

Alguns quartos do hotel têm vista para a obra de Dmitry Chalov, o artista escolhido pelos governantes de Kazan para criar esta homenagem ao jogador português.

Graças à participação na Taça das Confederações, que arranca já este sábado, a figura de Ronaldo passou a fazer parte desta cidade russa mas, para já, visualizar a obra é praticamente impossível, visto que está escondida numa zona privada e fechada, sem acesso ao público.

O beco está vedado por um enorme portão verde e lá dentro aparece uma senhora já com alguma idade, responsável pelo controlo das entradas e saídas, que afasta prontamente qualquer curioso, repetindo várias vezes a palavra “niet” (não, em russo) e com gestos a ordenar que se abandone o local.

Depois de quase duas horas de espera, com a ajuda do ‘staff’ da Federação Portuguesa de Futebol, de um membro da organização da Taça das Confederações e da segurança do hotel, a Agência Lusa conseguiu, finalmente, ter acesso ao mural de Ronaldo.

Durante esse período de espera, jornalistas, adeptos ou simples curiosos foram sempre impossibilitados de ver a imagem do jogador português.

Todos disponíveis no primeiro treino

A seleção portuguesa de futebol realizou hoje o primeiro treino na Rússia, onde vai competir na Taça das Confederações, numa sessão em que Fernando Santos contou com todos os 23 jogadores convocados.

No centro de estágios do Rubin Kazan, que está situado nos arredores da cidade, Portugal começou a preparar o embate de domingo com o México, num encontro em que Fernando Santos deverá poder contar com Pepe e Cédric Soares.

Ainda em Portugal, os dois defesas iniciaram a semana com alguns problemas físicos, mas já parecem ter ultrapassado essas limitações e deverão estar aptos para poderem atuar na Arena Kazan, na primeira jornada do Grupo A.

Nos primeiros 15 minutos da sessão, que foram abertos à comunicação social, os jogadores efetuaram os habituais exercícios de aquecimento, intercalado com bola.

Antes da sessão, Fernando Santos esteve alguns minutos à conversa com Pepe e Cristiano Ronaldo e, de seguida, juntou todo o grupo no centro do relvado, para uma breve palestra.

Portugal volta a treinar na sexta-feira, novamente no centro de estágios do Rubin Kazan, ainda em hora a divulgar.

A formação lusa, que está incluída no Grupo A, defronta na segunda jornada a anfitriã Rússia, a 21 de junho, em Moscovo, e fecha o agrupamento a 24 de junho, em São Petersburgo, perante a Nova Zelândia.

A Taça das Confederações, prova que serve de teste para o Mundial 2018, que vai acontecer igualmente na Rússia, termina a 2 de julho.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.