A procura subiu mais de um terço ao longo do último mês e o preço também subiu, em média. Mas os portugueses também querem soundbars.
Há muitos protestos, há muitas queixas, mas “toda a gente” quer ver na mesma.
Não é propriamente inédito, mas agora há números sobre o aumento da procura – e dos preços – de televisores, poucos dias antes do início de um Mundial de futebol.
Desta vez será o Mundial 2022, que começa no próximo domingo (dia 20), no Qatar. Portugal vai estrear-se três dias depois, dia 24.
De acordo com uma análise do comparador de preços KuantoKusta, ao longo do último mês a procura por televisores em Portugal aumentou 35%. Mais de um terço em relação ao mês anterior, portanto.
O preço dos televisores também não fica igual, como se previa: subiu em média 10% ao longo do último mês. Em média uma televisão está a custar 461 euros, com a Xiaomi no topo das mais procuradas.
“Tal como já tem sido habitual noutros anos, os campeonatos europeus e mundiais de futebol são o pretexto ideal para muitos portugueses fazerem uma actualização à televisão da sua sala, e neste ano, com a potencial oportunidade de aproveitarem a época de descontos associada à Black Friday”, lembrou Ricardo Pereira, diretor de marketing do KuantoKusta.
O responsável lembrou que o contexto económico actual não é o de outros torneios mas “o mercado está também a subir em valor”.
O Mundial 2022 traz uma novidade, neste contexto: a procura por soundbars, as barras de som que proporcionam outra experiência sonora.
E, nestes aparelhos, a procura passou a ser ainda maior, tendo registado um aumento da procura de 75%. Ou seja, perto do dobro.
Cada soundbar custa em média quase 228 euros, com exemplares de Blaupunkt e Hisense no topo dos mais pesquisados.