O presidente da FIFA, Gianni Infantino, reforçou esta quinta-feira a ideia do Mundial de clubes de futebol passar a ser disputado por 24 equipas de todo o planeta, como forma de “estimular a competição entre clubes em todo o mundo”.
“Já decidimos que o novo Mundial de clubes terá 24 equipas de todos os continentes. Ainda temos de trabalhar no processo de qualificação e esse não é um desafio fácil, ainda mais numa altura em que está tudo congestionado por causa da pandemia. Se tivermos de esperar mais um ano, assim faremos”, afirmou Gianni Infantino.
Numa entrevista dada à agência France-Presse, em Doha, onde está a decorrer a atual edição da competição, o dirigente máximo da FIFA explicou que é “difícil” apontar uma nova data para a introdução do novo modelo, devido ao “estado em que a pandemia Covid-19 deixou o futebol e o mundo”.
“Estamos a apostar na competição global. Queremos ter mais clubes de cada confederação no Mundial e pensamos que será uma forma de estimular o futebol de clubes por todo o mundo”, disse.
O formato com 24 equipas foi aprovado pelo Comité Executivo da FIFA em 2019 e estava programado para ser introduzido já este ano, com o torneio a realizar-se na China. Contudo, a pandemia da Covid-19 acabou por obrigar ao seu adiamento.
// Lusa