Múltiplos atentados fazem sete mortos na Indonésia

Samantha Hawley / Twitter

Atentado com explosões em Jacarta

Várias explosões e tiroteios durante a manhã desta quinta-feira espalharam o terror em Jacarta, capital da Indonésia, e provocaram a morte de sete pessoas.

Na sequência de múltiplas explosões e disparos na capital indonésia, sete pessoas morreram na manhã desta quinta-feira, entre elas cinco dos atacantes e dois civis.

“Cinco terroristas estão mortos”, confirmou o ministro da Segurança Luhut Panjaitan aos jornalistas, detalhando também que dos dois civis um é indonésio e outro é holandês.

A polícia deu, entretanto, por encerrado o ataque registado na zona comercial do centro de Jacarta, onde ocorreram várias explosões, seguidas de tiroteios.

Outras dez pessoas, incluindo cinco polícias, ficaram feridas, qualificados pelo presidente indonésio, Joko Widodo, como “atos de terrorismo”.

“Estamos todos de luto pelas vítimas deste incidente, mas também condenamos o ato que perturbou a segurança, a paz e espalhou o terror na nossa população”, lamentou o presidente, citado pela BBC.

Os crimes já foram reivindicados pelo Estado Islâmico, depois de o grupo extremista ter feito um aviso enigmático sobre essa possibilidade.

A Indonésia já tinha sido alvo de atentados de grupos extremistas e esteve em alerta máximo, sobretudo durante o Ano Novo, devido a ameaças dos terroristas.

ZAP / ABr

PARTILHAR

RESPONDER

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …