Máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM que cobram comissões

As máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM. Esta mudança é uma autêntica armadilha, já que o levantamento a crédito permite a cobrança de comissões, sem pré-avisos, por cada levantamento.

As Caixas Multibanco, geridas pela SIBS, que todos nós conhecemos, estão a ser substituídas por ATM de redes estrangeiras. No entanto, ao contrário do que acontece com a rede Multibanco, para muitos clientes fazer um levantamento neste tipo de caixas implica um custo adicional. O cliente não é sequer avisado do valor extra que é cobrado e não é dado pela máquina qualquer talão que refira este procedimento.

É cada vez mais comum sermos confrontados com os ATM Express ou com a rede Euronet WorldWide. Segundo o SOL, estas comissões verificam-se no caso dos cartões que disponibilizam duas funções (débito e crédito) ao mesmo tempo.

No caso da rede Multibanco, este tipo de cartão assume apenas a função de débito, ficando assim isento de qualquer tipo de comissão, isto porque respeita as regras que são aplicadas na rede tradicional.

No entanto, no caso de recorrer a um ATM de rede estrangeira, este cartão assume a função de crédito, ficando o cliente sujeito ao pagamento de comissões, sem qualquer pré-aviso.

Ao SOL, fonte ligada a este processo diz que “para quem usa o mesmo cartão para as duas funções, o ideal é nunca fazer levantamentos em ATM de rede estrangeira, pois está sujeito ao pagamento de comissões por fazer um ‘cash advance’, isto é, está a levantar dinheiro do plafond de crédito e que é cobrado em qualquer rede porque é uma operação sujeita a taxas de juro e comissões e que incluem, por regra, um valor fixo por operação e uma percentagem sobre o montante levantado”.

O número de reclamações dirigidas à Euronet tem vindo a aumentar nos últimos meses, e todas as queixas têm um denominador comum: os custos acrescidos por uso da rede, sem qualquer pré-aviso ou recibo.

O regulador, contactado pelo SOL, garante que a legislação (Decreto-Lei n.º 3/2010) proíbe as instituições de crédito de cobrar comissões pela realização de operações em caixas automáticas. No entanto, fonte oficial do Banco de Portugal admite que esta proibição não abrange a cobrança de comissões pela realização de operações de levantamento de numerário com cartão de crédito (‘cash advance’).

Nestes casos, está em causa a concessão de um crédito. Assim, a natureza das operações realizadas não depende do tipo ou rede de ATM, mas da categoria do cartão (débito, crédito ou pré-pago) e das marcas de pagamento aceites pelo caixa automática.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Já levantei dinheiro numa destas máquinas e não me foi cobrada qualquer comissão.
    Cartão de Débito sobre Banco Português.
    A unica diferença é que o movimento levou 3 dias a aparecer na minha conta corrente.

    Já com cartões de crédito, em qualquer máquina SIBS ou ATM, são cobradas taxas de levantamentos/adiantamento.

    Mais uma imprecisão. As máquinas Multibanco NÃO ESTÃO A SER SUBSTITUIDAS.
    Os comerciantes é que aceitam a instalação de máquinas das redes EURONET porque, possivelmente, oferecem melhores comissões.

    Se não entro em Restaurantes Groumet, por serem mais caros, também não uso aquelas máquinas, por não garantirem as mesmas condições que as da SIBS !!!!!

    • A QUESTÃO É: HÁ ou NÃO HÁ uma cabala para fazer desaparecer ( a prazo ) o MB?
      Quando se vai aos terminais de pagamento enfiam-nos com o VisaElectron 1º nas ventas, e tratam de esconder o MB, PORQUÊ? Não é evidente? “Ninguem já usa issoooo…, por isso decidimos descontinuareeee “, pulhice extrema rima com global, acreditem ou não. MB e ViaVerde eram os nosso orgulhos tecnológicos, qualquer dia não haverá nenhum, porque é Local e só queremos global, certo?

  2. Pessoalmente vou regressar à troca direta. Vou pôr uns litros de combustível e levo para a troca dois sacos de batatas. Comigo é assim. Não quero cá dinheiro para nada.

    • Pois se nao gostas da SIBS (que para ti a transacção é gratuita) sempre podes usar as ATM qua assim pagas comissões e ficas todo contente, pagar comissões é fino porque aqui ao lado, os espanhóis, pagam comissão quando vão a uma maquina que não é da rede do seu banco.

        • Pois é ai que te enganas, a ATM é uma rede estrangeira e não tem nada a ver com a SIBS.

          Se leres a noticia, antes de mandar a típicas postas de pescada contra tudo e contra todos, esta bem esclarecido.
          Logo nas primeiras linhas escreve o seguinte “As Caixas Multibanco, geridas pela SIBS, […] estão a ser substituídas por ATM de redes estrangeiras”
          Que parte de “substituídas” e “redes estrangeiras” tu não percebeste

          • Sr. Paulo L, ATM (automatic teller machine) não é nenhuma rede estrangeira de multibanco, mas sim uma máquina multibanco. O texto diz que as redes são as ATM Express ou a Euronet Worldwide. Se me apercebi do erro (desculpas à SIBS) perguntei, e a resposta é: são os bancos que instalam as atm com função de crédito e não atm com função apenas de débito e não a sua resposta. Portanto o meu primeiro comentário deveria ter sido dirigido aos bancos. Deveria você então comentar de forma educativa e por forma a que todos nós nos entendessemos, e não com a azia ressabiada das postas de pescada dos outros.

  3. Portugal já não existe como país, mas apenas um sítio saqueado , destruído, vendido e roubado desde há 44 anos, por traidores da Pátria e do Povo. Afinal o que resta de pertencente à nação e aos portugueses?!! , Nada… Até já há quem diga que os esqueletos dos portugueses já foram vendidos à China, para aproveitar o carbono e fazerem diamantes….. De futuro, aos portugueses só têm de arrumar as malas e desaparecerem do universo… mas não se preocupem, os chineses colonizarão o país, digo o que ainda poderá restar dele… Será que só temos tido governos corruptos?!!!! Não!!!!!! Ficção ou realidade?!!! Os factos comprovam a resposta!!!!

  4. Olha, olha….
    Os mafisos estranjeiros a tentar ocupar o lugar do multibanco – e começam logo com comissões escondidas!!!
    Lindo!…
    E ainda dizem que as multinacionais e a concorrência e boa para o consumidor!…

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …