Máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM que cobram comissões

As máquinas multibanco estão a ser substituídas por ATM. Esta mudança é uma autêntica armadilha, já que o levantamento a crédito permite a cobrança de comissões, sem pré-avisos, por cada levantamento.

As Caixas Multibanco, geridas pela SIBS, que todos nós conhecemos, estão a ser substituídas por ATM de redes estrangeiras. No entanto, ao contrário do que acontece com a rede Multibanco, para muitos clientes fazer um levantamento neste tipo de caixas implica um custo adicional. O cliente não é sequer avisado do valor extra que é cobrado e não é dado pela máquina qualquer talão que refira este procedimento.

É cada vez mais comum sermos confrontados com os ATM Express ou com a rede Euronet WorldWide. Segundo o SOL, estas comissões verificam-se no caso dos cartões que disponibilizam duas funções (débito e crédito) ao mesmo tempo.

No caso da rede Multibanco, este tipo de cartão assume apenas a função de débito, ficando assim isento de qualquer tipo de comissão, isto porque respeita as regras que são aplicadas na rede tradicional.

No entanto, no caso de recorrer a um ATM de rede estrangeira, este cartão assume a função de crédito, ficando o cliente sujeito ao pagamento de comissões, sem qualquer pré-aviso.

Ao SOL, fonte ligada a este processo diz que “para quem usa o mesmo cartão para as duas funções, o ideal é nunca fazer levantamentos em ATM de rede estrangeira, pois está sujeito ao pagamento de comissões por fazer um ‘cash advance’, isto é, está a levantar dinheiro do plafond de crédito e que é cobrado em qualquer rede porque é uma operação sujeita a taxas de juro e comissões e que incluem, por regra, um valor fixo por operação e uma percentagem sobre o montante levantado”.

O número de reclamações dirigidas à Euronet tem vindo a aumentar nos últimos meses, e todas as queixas têm um denominador comum: os custos acrescidos por uso da rede, sem qualquer pré-aviso ou recibo.

O regulador, contactado pelo SOL, garante que a legislação (Decreto-Lei n.º 3/2010) proíbe as instituições de crédito de cobrar comissões pela realização de operações em caixas automáticas. No entanto, fonte oficial do Banco de Portugal admite que esta proibição não abrange a cobrança de comissões pela realização de operações de levantamento de numerário com cartão de crédito (‘cash advance’).

Nestes casos, está em causa a concessão de um crédito. Assim, a natureza das operações realizadas não depende do tipo ou rede de ATM, mas da categoria do cartão (débito, crédito ou pré-pago) e das marcas de pagamento aceites pelo caixa automática.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Já levantei dinheiro numa destas máquinas e não me foi cobrada qualquer comissão.
    Cartão de Débito sobre Banco Português.
    A unica diferença é que o movimento levou 3 dias a aparecer na minha conta corrente.

    Já com cartões de crédito, em qualquer máquina SIBS ou ATM, são cobradas taxas de levantamentos/adiantamento.

    Mais uma imprecisão. As máquinas Multibanco NÃO ESTÃO A SER SUBSTITUIDAS.
    Os comerciantes é que aceitam a instalação de máquinas das redes EURONET porque, possivelmente, oferecem melhores comissões.

    Se não entro em Restaurantes Groumet, por serem mais caros, também não uso aquelas máquinas, por não garantirem as mesmas condições que as da SIBS !!!!!

    • A QUESTÃO É: HÁ ou NÃO HÁ uma cabala para fazer desaparecer ( a prazo ) o MB?
      Quando se vai aos terminais de pagamento enfiam-nos com o VisaElectron 1º nas ventas, e tratam de esconder o MB, PORQUÊ? Não é evidente? “Ninguem já usa issoooo…, por isso decidimos descontinuareeee “, pulhice extrema rima com global, acreditem ou não. MB e ViaVerde eram os nosso orgulhos tecnológicos, qualquer dia não haverá nenhum, porque é Local e só queremos global, certo?

  2. Pessoalmente vou regressar à troca direta. Vou pôr uns litros de combustível e levo para a troca dois sacos de batatas. Comigo é assim. Não quero cá dinheiro para nada.

    • Pois se nao gostas da SIBS (que para ti a transacção é gratuita) sempre podes usar as ATM qua assim pagas comissões e ficas todo contente, pagar comissões é fino porque aqui ao lado, os espanhóis, pagam comissão quando vão a uma maquina que não é da rede do seu banco.

        • Pois é ai que te enganas, a ATM é uma rede estrangeira e não tem nada a ver com a SIBS.

          Se leres a noticia, antes de mandar a típicas postas de pescada contra tudo e contra todos, esta bem esclarecido.
          Logo nas primeiras linhas escreve o seguinte “As Caixas Multibanco, geridas pela SIBS, […] estão a ser substituídas por ATM de redes estrangeiras”
          Que parte de “substituídas” e “redes estrangeiras” tu não percebeste

          • Sr. Paulo L, ATM (automatic teller machine) não é nenhuma rede estrangeira de multibanco, mas sim uma máquina multibanco. O texto diz que as redes são as ATM Express ou a Euronet Worldwide. Se me apercebi do erro (desculpas à SIBS) perguntei, e a resposta é: são os bancos que instalam as atm com função de crédito e não atm com função apenas de débito e não a sua resposta. Portanto o meu primeiro comentário deveria ter sido dirigido aos bancos. Deveria você então comentar de forma educativa e por forma a que todos nós nos entendessemos, e não com a azia ressabiada das postas de pescada dos outros.

  3. Portugal já não existe como país, mas apenas um sítio saqueado , destruído, vendido e roubado desde há 44 anos, por traidores da Pátria e do Povo. Afinal o que resta de pertencente à nação e aos portugueses?!! , Nada… Até já há quem diga que os esqueletos dos portugueses já foram vendidos à China, para aproveitar o carbono e fazerem diamantes….. De futuro, aos portugueses só têm de arrumar as malas e desaparecerem do universo… mas não se preocupem, os chineses colonizarão o país, digo o que ainda poderá restar dele… Será que só temos tido governos corruptos?!!!! Não!!!!!! Ficção ou realidade?!!! Os factos comprovam a resposta!!!!

  4. Olha, olha….
    Os mafisos estranjeiros a tentar ocupar o lugar do multibanco – e começam logo com comissões escondidas!!!
    Lindo!…
    E ainda dizem que as multinacionais e a concorrência e boa para o consumidor!…

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …