As mulheres têm mais probabilidade de sobreviver a um ataque cardíaco se forem tratadas por médicas

Um estudo, que analisou mais de 580 mil ataques cardíacos, descobriu que as mulheres têm menos probabilidade de morrer se for uma médica a responsável pelo tratamento no hospital.

“Existem especialistas altamente treinados para situações de vida ou morte e, ainda assim, a questão do género parece ser de grande impacto entre o paciente e o médico”, disse Seth Carnahan, da Universidade de Washington, em St. Louis, citado pelo New Scientist.

Carnahan e os seus colegas de investigação analisaram dados de pacientes anónimos de hospitais da Florida de 1991 a 2010, registando fatores como idade, raça e o próprio histórico médico.

Mesmo tendo em conta estes fatores, a equipa descobriu que os pacientes do sexo feminino tinham uma probabilidade ligeiramente menor de sobreviver a ataques cardíacos comparativamente aos pacientes masculinos.

Quando tratados por médicos, 12,6% dos homens acabavam por morrer em comparação com 13,3% das mulheres.

A diferença de género era pequena, mas ainda assim considerável quando o tratamento era administrado por médicas: neste caso em particular, 11,8% dos homens morreram face a 12% as mulheres.

No caso das mulheres, registou-se uma diferença na taxa de mortalidade de 1,3% pontos percentuais.

“O nosso trabalho corrobora pesquisas anteriores que demonstravam que as médicas tendem a produzir melhores resultados do que os médicos”, diz Carnahan. “A parte nova que estamos a tentar provar é que ter uma médica é particularmente benéfico para pacientes do sexo feminino“, concluiu.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …

Celebridade chinesa da internet detida por "desrespeitar" hino da China

A lei do Hino, aprovada no ano passado, prevê detenções até 15 dias ou prisão até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma "distorcida ou desrespeitosa", em público. Uma celebridade da internet …

Ex-presidente do BPP condenado a cinco anos de prisão

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi esta segunda-feira condenado a cinco anos de prisão por falsidade informática e falsificação de documentos. O fundador do banco poderá ver a pena ser suspensa …

Seis aviões comerciais avistam OVNIs no Chile

Pelo menos seis aviões comerciais — cinco deles da Latam Chile e um da Copa Airlines — comunicaram ao Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) o avistamento de objetos voadores não identificados no …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebé deverá nascer na primavera, anunciou esta sgeunda-feira o Palácio de Kensington, em comunicado. Megan Markle, a duquesa de …

Carros autónomos chegam hoje às estradas portuguesas

Esta segunda-feira vão começar os primeiros testes a carros autónomos nas estradas portuguesas. A A9/CREL - Circular Regional Externa de Lisboa -, em Lisboa, servirá de teste para as fabricantes. Em parceria com a Brisa e …

Portugueses querem a mesma hora durante o ano inteiro

O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia. O resultado …