As mulheres estão mais expostas ao impacto da pandemia

3

José Coelho / Lusa

O impacto que a pandemia de covid-19 terá no mercado de trabalho não deixará ninguém de fora, mas, como em qualquer outra crise, afetará mais os mais vulneráveis, entre os quais as mulheres.

A investigadora Sara Falcão Casaca ainda não teve acesso a dados desagregados por sexo, que não estão a ser disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social) mas já consegue antecipar que as mulheres estão mais expostas aos efeitos da pandemia covid-19 no mercado do trabalho, por duas razões: porque têm vínculos mais precários e porque são a maioria nos setores mais afetados.

“Aquilo que já sabemos é que esta crise é sanitária, mas é, também já, económica e laboral. E é distinta da crise que se iniciou em 2008, que começou por afetar as atividades mais vulneráveis ao setor financeiro. O novo na atual crise é que os setores de produtividade onde as mulheres estão mais representadas estão mais expostos a vários níveis”, observa a professora no Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade de Lisboa e coordenadora do projeto Women on Boards.

Entre essas atividades “amplamente feminizadas” estão a saúde e a assistência – as mulheres são a maioria entre auxiliares de saúde (92%), enfermeiros (82%) e médicos (55%) e também entre quem presta cuidados a idosos e dependentes (80%) –, os serviços de subsistência (como supermercados) e a restauração e a hotelaria – onde dois terços do trabalho é assegurado por mulheres.

Muitas das atividades encerradas ou contraídas são feminizadas”, frisa Sara Falcão Casaca, dando os exemplos de cabeleireiros, esteticistas e limpezas, serviços prestados por mulheres em 90% dos casos. Também 64% das pessoas que estão ao balcão de lojas e comércio são mulheres.

A somar a isto, “a precariedade é muito elevada” em grande parte dessas atividades e inviabiliza “almofadas financeiras”, assinala, acrescentando que muitas mulheres trabalham por conta própria, a recibo verde, e três quartos delas não empregam outros trabalhadores, trabalhando sozinhas.

Ora, a pandemia impôs outras duas circunstâncias que tornam tudo mais complicado ainda: as mulheres deixaram de ter a “retaguarda fundamental dos avós”, grupo de risco da covid-19, e o teletrabalho trouxe o que fazem para dentro de casa, dificultando ainda mais a conciliação.

Outro dado significativo é o impacto que a crise terá nas comunidades imigrantes, nomeadamente nas mulheres que as integram, e nas famílias monoparentais (em 85% compostas por mulheres).

“Sabemos que as mulheres estão muito mais fragilizadas do que os homens e vão sofrer muito mais com as consequências desta pandemia”, corrobora Helena André, diretora da OIT/ACTRAV – Centro das Atividades para os Trabalhadores.

“Se houver um aumento forte do desemprego – e sabemos que vai haver um aumento muito forte do desemprego –, as mulheres vão ser as primeiras a serem penalizadas no regresso ao mercado de trabalho e em praticamente todos os setores de atividade”, constata.

“Não é nada de novo, que não tenha acontecido em crises anteriores, mas mostra-nos que a nossa capacidade para estabilizar a situação e a posição das mulheres no mercado de trabalho não tem sido feita com o cuidado que devia ser feito”, admite a antiga ministra do Trabalho.

Helena André deixa um aviso: “se o teletrabalho passar a ser algo muito mais expandido do que até agora, terão que se procurar seriamente infraestruturas de apoio às mulheres em teletrabalho, sobretudo as que têm familiares a cargo, quer sejam crianças ou pessoas mais idosas”.

// Lusa

3 Comments

  1. Feminismo no seu melhor!!!!! Mas vamos por partes…. se há uma representação da mulher ou daquelas que se acham como mulheres (para ser mais politicamente correto e de uma cultura em decadência o mais possível) numa actividade de trabalho é baseado numa multiplicação de factores externos e internos….. se for mais politicamente correto os mais afectados são os negros, gays, lesbicas e todas as minorias que se identifiquem como vítimas…. é a mesma conversa marxista de anos….. uma conversa de ismos….

  2. O choradinho constante é sinónimo de incompetência e desmérito… Quem é bom chega onde merece, nem precisa de arranjar desculpas quando as coisas não correm bem. Já agora, quem mais morre na pandemia e de longe são os homens, mas isso é só um pormenor, se calhar não se pode considerar bem um impacto.

  3. Esta eu não percebo… Então se as mulheres são a minoria num determinado sector, são umas vítimas porque estão em minoria (mesmo que estejam em minoria porque querem e porque procuram essses trabalhos menos do que os homens).

    Agora de repente parece que em todos estes sectores mais afectados pela pandemia, as mulheres estavam afinal em maioria. MAs agora já não são os homens umas vítimas por estarem em minoria… Não. elas é que continuam sempre a ser as vítimas, agora por causa do Covid-19. Estão sempre safas as gajas… São sempre as vítimas! E não esquecer: MULHERES e crianças primeiro!..

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.