Guarda Suíça do Vaticano pode vir a ter mulheres. Quartel adaptado já está a ser projetado

Apesar de ainda não haver permissão para a sua presença na Guarda Suíça do Vaticano, já está a ser projetado um quartel adaptado à acomodação de mulheres.

Atualmente, o corpo de elite que protege o papa ainda é totalmente composto por homens, mas num futuro próximo esta realidade pode mudar.

De acordo com o jornal suíço Sonntags Zeitung, está a ser projetado um quartel adaptado à presença de mulheres.

O novo investimento poderá vir a alterar radicalmente o corpo desta elite. O projeto de 50 milhões de francos suíços (cerca de 46.1 milhões de euros) para um novo quartel deve estar concluído até 2026 e vai transformar os aposentos dos guardas em quartos individuais com casa de banho privativa.

Contudo, para que a presença de mulheres seja uma realidade, é necessária a aprovação do líder da Igreja Católica – o Papa Francisco.

“Assim que as guardas femininas forem permitidas, o potencial de recrutamento aumentará”, disse Ruth Metzler-Arnold, ao mesmo jornal.

A presidente da Fundação da Guarda Suíça Pontifícia revelou estar a trabalhar para que este passo possa ser dado e defende que a presença de mulheres no processo de candidatura e seleção ajudaria a encontrar novos recrutas para o corpo de 135 homens.

Segundo a Reuters, é necessário contratar cerca de 30 a 35 pessoas por ano para manter a força de segurança estável.

Para já, escreve a Reuters, o papa ainda não está ocorrente do projeto.

Por sua vez, um porta-voz do Vaticano, que acompanhava o líder da igreja na viagem à Hungria e Eslováquia, disse não ter conhecimento do relatório e uma outra fonte de segurança a bordo do avião papal, quando questionado se a Guarda Suíça algum dia permitiria mulheres, respondeu: “Veremos”.

De acordo com as atuais regras, quem estiver disposto a dar própria vida pelo Papa tem apresentar alguns requisitos como ser um cidadão suíço, homem, solteiro, com pelo menos 1,74 metros de altura, saudável e de boa reputação.

Todos os que são admitidos vivem num quartel comunitário fora dos portões do Vaticano, enquanto os comandantes, que podem ser casados, ​​vivem em apartamentos separados.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …

Agente de viagens burlou Cristiano Ronaldo em 200 mil euros

Cristiano Ronaldo foi burlado, ao longo de mais de três anos, pela funcionária de uma agência de viagens a quem confiou os seus cartões de crédito e códigos. Jorge Mendes, Gestifute, Nani e Manuel Fernandes …

França diz-se "enganada" pela Austrália após suspensão de contrato de submarinos

Na semana passada, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido anunciaram um acordo de defesa que inclui o desenvolvimento de submarinos nucleares na Austrália. O embaixador francês na Austrália, Jean-Pierre Thebault, disse esta segunda-feira que a França …

Sete mortos e 306 infetados nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta segunda-feira, 306 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Rússia Unida anuncia vitória nas legislativas

O partido do Kremlin, Rússia Unida, reivindicou no domingo a vitória nas eleições legislativas russas, mas a sua maioria constitucional na Duma, a câmara baixa do parlamento, está ainda por apurar, após a contagem de …

Cientistas estão a dar vida ao holodeck, um holograma que você pode tocar

Os cientistas estão cada vez mais perto de tornar o holodeck uma realidade. Investigadores estão a criar um holograma que você pode tocar. A série Star Trek: The Next Generation apresentou a milhões de pessoas a …

A partir de novembro, EUA passam a permitir entrada de estrangeiros totalmente vacinados

A partir do início de novembro, os Estados Unidos passam a permitir a entrada de viajantes da União Europeia (UE) e do Reino Unido, desde que estejam totalmente vacinados. Os Estados Unidos vão reduzir as restrições …