Mulheres ganham menos 14,8% do que os homens em Portugal

Apesar da política de igualdade salarial entre géneros no trabalho, as mulheres ainda continuam a ganhar menos do que os homens em Portugal. É como se as mulheres não fossem pagas nos últimos 54 dias do ano.

A situação de disparidade salarial entre géneros é algo que ainda assombra a classe trabalhadora em Portugal. Embora haja uma política ativa de igualdade salarial, continua a haver uma grande diferença no vencimento para duas pessoas que exerçam o mesmo cargo.

A notícia avançada esta segunda-feira pelo jornal Público dá conta que atualmente as mulheres ganham menos 14,8% do que os homens em Portugal. Segundo o diário, o Dia Nacional de Igualdade Salarial, assinalado no dia 8 de novembro, marca o número de dias exatos que as mulheres trabalham a mais para igualar o salários dos homens.

A verdade é que o fosso tem vindo a encurtar com o passar dos anos. Se agora está nos 14,8%, há oito anos atrás estava nos 18%. Caso siga a tendência, é provável que na próxima década a disparidade diminua ainda mais.

O aumento do salário mínimo nacional e a desvalorização dos salários mais altos são, para a presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), Joana Gíria, dois fatores que ajudaram a reduzir a diferença salarial entre os dois sexos.

Ainda assim, acredita que há um longo caminho pela frente. “O caminho não se pode fazer de um momento para o outro, isto tem o seu tempo, mas nesta altura do século XXI, julgo que não nos resta muito mais tempo para puxar por esse equilíbrio“, confessou ao Público.

Com o passar dos anos, as mulheres têm vindo a adquirir mais qualificações: 60% das pessoas com o ensino superior completo são mulheres. Apesar disso, ao contrário do que seria de esperar, o fosso salarial é ainda maior entre pessoas com maior grau de educação. “Os homens têm mais liberdade para aceitar desafios. As mulheres acabam por não ter uma autonomia total quando escolhem a profissão”, explicou Joana Gíria.

“Em muitos casos, quando têm à frente uma mulher e um homem, pensam na disponibilidade de tempo que essa mulher ou esse homem estão dispostos a dar e pensam que a mulher vai ser mãe, ou já é mãe, e escolhem o homem“, disse ainda a presidente da CITE.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. eu duvido sériamente destes pseudo-estudos.

    do PUBLICO ” “Há mais mulheres em profissões que têm a ver com o cuidado, com o prolongamento daquilo que são tarefas habitualmente desenvolvidas em casa.””, o que corresponde realmente ao que se vê em qq outro país, incluindo os nórdicos onde supostamente desde os anos 60 as mulheres sempre foram muito “evoluídas”, mas sempre escolheram este tipo de estudos e profissões.

    ou seja, estes pseudo estudos querem fazer-nos crer que profissões fora do campo das matemáticas e físicas (engenharias etc) devem ter os mesmos vencimentos.

    rídiculo.

    e depois dizem que as mulheres ganham menos, é óbvio, se escolhem profissões que pagam menos é natural que ganhem menos.

    na área onde trabalho sinceramente dúvido que isso suceda (informática).

    • eu também duvido.
      é o “marxismo” das “comparacoes” entre o que é desigual. COmpara-se o que “interessa” ou resto fica debaixo do tapete.
      Os tipos “forçam” tudo, de uma maneira ou outra, mas no fundo estão a arrasar as estruturas da Humanidade e Sociedade.
      Um caso , se for preciso dizem que 3 Polegadas é igual a 3 cm!!!!
      Temos aqui uma “ditadura” mas de burros.

RESPONDER

Netflix responde a senadores norte-americanos e avança com série

Na passada sexta-feira, a Netflix respondeu aos cinco senadores do Partido Republicano dos Estados Unidos da América que, numa carta, questionaram a decisão de adaptar a trilogia O Problema dos Três Corpos, a série literária …

Há sobras de comida que sabem realmente melhor no dia seguinte (e os cientistas já sabem porquê)

Não é mito. Existem realmente sobras de comida que sabem melhor no dia seguinte e um especialista da Universidade de Oxford (Reino Unido) - que adora caril - explica o porquê à luz da Ciência. …

Teme-se que a violência doméstica dispare depois dos incêndios da Califórnia

Teme-se que os casos de violência doméstica disparem depois de os incêndios da Califórnia serem extintos, avança a revista norte-americana Vice, que ouviu responsáveis por espaços de abrigo para as vítimas. Desastres naturais de grandes …

Comunidade Vida e Paz ajudou 420 pessoas por dia no ano passado

Em 2019, a Comunidade Vida e Paz apoiou cerca de 420 pessoas em situação de sem-abrigo por dia e distribuiu 138 mil refeições. Além disso, a organização ajudou regularmente 26 famílias carenciadas, entre 78 adultos …

Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida. Os Peregrinos do Mayflower foram …

Iniciativa Liberal recorre à lei para exigir que plano de liquidez da TAP seja enviado às Finanças

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, exigiu que o ministro das Finanças, João Leão, remeta o plano de liquidez da TAP à Comissão de Orçamento e Finanças, no prazo de dez dias, ao abrigo …

Museu britânico deixa de exibir coleção de cabeças humanas

O Museu Pitt Rivers em Oxford, no Reino Unido, decidiu retirar da sua exposição permanente crânios e cabeças humanas encolhidas (tsantsas), que terão sido encontradas por exploradores europeus nas suas viagens às Américas e à …

Lactogal assume derrame de leite no rio UI

A empresa agroalimentar Lactogal, de Oliveira de Azeméis, assumiu esta segunda-feira que o derrame de leite no rio Ul, afluente do rio Antuã, se deveu ao colapso de um dos seus tanques e que estão …

O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional. O diplomata James …

Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A tocha …