Mulheres ganham menos 14,8% do que os homens em Portugal

Apesar da política de igualdade salarial entre géneros no trabalho, as mulheres ainda continuam a ganhar menos do que os homens em Portugal. É como se as mulheres não fossem pagas nos últimos 54 dias do ano.

A situação de disparidade salarial entre géneros é algo que ainda assombra a classe trabalhadora em Portugal. Embora haja uma política ativa de igualdade salarial, continua a haver uma grande diferença no vencimento para duas pessoas que exerçam o mesmo cargo.

A notícia avançada esta segunda-feira pelo jornal Público dá conta que atualmente as mulheres ganham menos 14,8% do que os homens em Portugal. Segundo o diário, o Dia Nacional de Igualdade Salarial, assinalado no dia 8 de novembro, marca o número de dias exatos que as mulheres trabalham a mais para igualar o salários dos homens.

A verdade é que o fosso tem vindo a encurtar com o passar dos anos. Se agora está nos 14,8%, há oito anos atrás estava nos 18%. Caso siga a tendência, é provável que na próxima década a disparidade diminua ainda mais.

O aumento do salário mínimo nacional e a desvalorização dos salários mais altos são, para a presidente da Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), Joana Gíria, dois fatores que ajudaram a reduzir a diferença salarial entre os dois sexos.

Ainda assim, acredita que há um longo caminho pela frente. “O caminho não se pode fazer de um momento para o outro, isto tem o seu tempo, mas nesta altura do século XXI, julgo que não nos resta muito mais tempo para puxar por esse equilíbrio“, confessou ao Público.

Com o passar dos anos, as mulheres têm vindo a adquirir mais qualificações: 60% das pessoas com o ensino superior completo são mulheres. Apesar disso, ao contrário do que seria de esperar, o fosso salarial é ainda maior entre pessoas com maior grau de educação. “Os homens têm mais liberdade para aceitar desafios. As mulheres acabam por não ter uma autonomia total quando escolhem a profissão”, explicou Joana Gíria.

“Em muitos casos, quando têm à frente uma mulher e um homem, pensam na disponibilidade de tempo que essa mulher ou esse homem estão dispostos a dar e pensam que a mulher vai ser mãe, ou já é mãe, e escolhem o homem“, disse ainda a presidente da CITE.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. eu duvido sériamente destes pseudo-estudos.

    do PUBLICO ” “Há mais mulheres em profissões que têm a ver com o cuidado, com o prolongamento daquilo que são tarefas habitualmente desenvolvidas em casa.””, o que corresponde realmente ao que se vê em qq outro país, incluindo os nórdicos onde supostamente desde os anos 60 as mulheres sempre foram muito “evoluídas”, mas sempre escolheram este tipo de estudos e profissões.

    ou seja, estes pseudo estudos querem fazer-nos crer que profissões fora do campo das matemáticas e físicas (engenharias etc) devem ter os mesmos vencimentos.

    rídiculo.

    e depois dizem que as mulheres ganham menos, é óbvio, se escolhem profissões que pagam menos é natural que ganhem menos.

    na área onde trabalho sinceramente dúvido que isso suceda (informática).

    • eu também duvido.
      é o “marxismo” das “comparacoes” entre o que é desigual. COmpara-se o que “interessa” ou resto fica debaixo do tapete.
      Os tipos “forçam” tudo, de uma maneira ou outra, mas no fundo estão a arrasar as estruturas da Humanidade e Sociedade.
      Um caso , se for preciso dizem que 3 Polegadas é igual a 3 cm!!!!
      Temos aqui uma “ditadura” mas de burros.

RESPONDER

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …