Mulheres com quatro ou mais filhos têm maior risco cardiovascular

Ter quatro ou mais filhos pode prejudicar a saúde cardiovascular da mãe, revela um estudo hoje divulgado.

A formação de depósitos nas artérias, ou aterosclerose, um sinal antecipado de doença cardiovascular, é muito mais comum em mulheres que tiveram quatro ou mais filhos do que em mulheres que só tiveram dois ou três, revela o estudo apresentado numa conferência do Colégio Americano de Cardiologia.

O estudo não explica por que motivo isto acontece, mas os investigadores dizem que os resultados podem ajudar a desenvolver rastreios e intervenções para as mulheres com vários filhos, que podem não ter noção dos riscos cardiovasculares acrescidos.

“A gravidez é considerada uma ocasião monumental na vida de uma mulher e normalmente é pontuada pelo nascimento de um filho. No entanto, recentemente percebeu-se que a gravidez também pode funcionar como uma bola de cristal, permitindo ver o futuro risco cardiovascular de uma mulher, e que as mudanças associadas à gravidez podem ter um impacto de mais longo prazo na saúde da mulher”, disse a jornalistas a investigadora Monika Sanghavi, cardiologista no Centro Médico da Universidade do Texas.

O estudo é o primeiro do género a analisar sinais precoces da acumulação de depósitos que podem acabar por bloquear o fluxo sanguíneo e levar a acidentes vasculares cerebrais ou a enfartes.

O estudo abrangeu mais de 1.600 mulheres no Texas com 45 anos em média e 55% das quais negras.

Os níveis mais baixos de aterosclerose foram encontrados nas mulheres que tinham tido dois ou três filhos.

A prevalência de aterosclerose subclínica em mulheres com dois a três filhos era de 11%, enquanto nas mulheres com quatro ou mais filhos subia para 27%.

Os investigadores descobriram também níveis elevados – 15% – de endurecimento das artérias em mulheres que nunca tinham tido filhos ou que tinham apenas um.

A gravidez provoca uma série de mudanças no corpo – mais sangue em circulação, mais resistência à insulina, maiores níveis de colesterol – e os investigadores querem explorar se algum destes factores contribui para uma pior saúde cardiovascular em algumas mulheres.

Nas mulheres sem filhos ou com um filho apenas, por exemplo, Sanghavi e os colegas consideram necessário mais investigação para perceber se existe algum problema que as impede de engravidar e simultaneamente as predispõe para as doenças cardiovasculares.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …