Pela primeira vez, uma mulher membro de uma tribo pode vir a ser Presidente da Índia

O parlamento indiano começou na segunda-feira a votar para escolher o próximo Presidente do país, numa eleição que poderá ser conquistada por uma mulher do partido Bharatiya Janata, atualmente no Governo.

Se for eleita, Draupadi Murmu se tornará a primeira mulher de uma tribo a alcançar esse cargo e a segunda na história do país a ser chefe de Estado.

De acordo com a NPR, a eleição de Murmu é uma mera formalidade, visto que o partido do qual faz parte controla cadeiras suficientes para eleger o seu candidato favorito. Esta também deverá obterá o apoio de outros partidos.

O Presidente da Índia é eleito para um mandato de cinco anos por quase 5000 legisladores de ambas as casas do Parlamento e assembleias legislativas regionais. Cada voto é ponderado de acordo com o tamanho do círculo eleitoral. Os votos da eleição de segunda-feira serão contados quinta-feira.

Murmu, de 64 anos, começou a carreira como professora no estado oriental de Odisha antes de entrar na política. Ocupou vários cargos ministeriais em administrações locais e foi governadora do estado oriental de Jharkhand.

O principal oponente de Murmu é um ex-rebelde do Bharatiya Janata, um candidato apresentado por uma oposição dividida. Yashwant Sinha, de 84 anos, foi ministro das Finanças entre 1998 a 2002. Ele deixou o partido após uma divergência com Narendra Modi – primeiro-ministro do país, sobre questões económicas em 2018.

O vencedor substituirá Ram Nath Kovind, de 76 anos. É presidente desde 2017.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.