Um vídeo sexual, um suicídio, 200 culpados. Colegas de Verónica arriscam prisão

Uma trabalhadora da Iveco, fábrica de camiões em Madrid, suicidou-se depois de um vídeo sexual seu ter sido partilhado num grupo do WhatsApp por colegas de trabalho. Agora, os funcionários da empresa podem vir a ser acusados pela divulgação não autorizada das imagens.

Verónica, de 32 anos, pôs termo à vida no passado sábado, não resistindo à pressão de ter visto a sua intimidade exposta na fábrica onde trabalhava. Há mais de um mês que um vídeo sexual que ela tinha gravado para o ex-namorado circulava entre alguns colegas de trabalho, partilhado num grupo do WhatsApp.

Neste sábado, a mulher, mãe de dois filhos, de 9 meses e 4 anos, enforcou-se em Alcalá de Henares, nos arredores de Madrid, depois de a cunhada, que também trabalhava na fábrica, ter mostrado o vídeo ao seu marido.

A gravação feita pela própria Verónica terá sido enviada por esta ao ex-namorado, há cinco anos, e só ela é que surgia nas imagens.

As primeiras teorias apontam que o ex-namorado, também funcionário da Iveco, pode ter divulgado o vídeo depois de eventualmente ter sido rejeitado por Verónica, aquando de uma possível tentativa de reatar a relação.

O ex-namorado já se entregou às autoridades para ser ouvido e identificado. O homem alega que não foi ele a divulgar o vídeo, como constata o El País, e depois de ter prestado declarações, saiu em liberdade sem qualquer acusação. As autoridades não encontraram “no seu testemunho elementos suficientes” para o acusar, como frisa o jornal espanhol.

O vídeo terá sido visto por, pelo menos, 200 trabalhadores dos 2500 da Iveco, segundo apurou o El Mundo. Mas terá também saído dos horizontes da própria fábrica, tendo sido partilhado com pessoas externas à Iveco.

O El País acrescenta que Verónica sofreu, ao longo de “muitas” semanas, uma situação de “pressão” e de “angústia” motivada pelo assédio e pela humilhação dos colegas. Havia “comentários, piadas, olhares, risadas, cochichos e silêncios”, frisa o El País. Ela acabou por não aguentar a pressão e suicidou-se.

Colegas arriscam pena de prisão

A investigação policial passa agora por perceber quem divulgou o vídeo e quem é que ajudou a espalhá-lo pelo WhatsApp, bem como analisar como é que a empresa agiu para proteger a trabalhadora.

O Tribunal de Instrução número 5 de Alcalá de Henares já abriu um inquérito por um eventual crime de revelação de segredos.

A este caso pode-se aplicar também a alteração legislativa que foi promovida pela divulgação de um vídeo íntimo da ex-conselheira do PSOE, Olvido Hormigos – trata-se de um vídeo que ela enviou ao então amante que o terá disseminado na Internet sem a sua autorização. A justiça decidiu que não havia lugar a crime.

Foi então introduzida uma nova cláusula na legislação que pune a “divulgação não autorizada de imagens ou gravações íntimas, inclusive se foram obtidas com o consentimento da vítima”, que prevê uma pena de prisão de 3 meses a 1 ano.

Poderão também estar em causa eventuais crimes contra a integridade moral da vítima ou assédio e extorsão com a ameaça de difusão das imagens.

Empresa acusada de negligência

A central sindical que representa os trabalhadores da Iveco já anunciou que vai apresentar uma queixa contra a Iveco junto da Inspecção do Trabalho, alegando que a empresa não accionou os mecanismos legais para proteger a trabalhadora e considerando, desta forma, que está em causa um acidente em contexto laboral.

Uma representante sindical citada pela imprensa espanhola refere que chegou a acompanhar Verónica a uma reunião com a direcção da Iveco, garantindo que esta alegou que estava em causa “uma questão pessoal e não laboral” e que, portanto, nada fez para proteger a funcionária.

A Iveco assegura, contudo, que agiu e que até propôs a Verónica uma mudança de posto e de horário que ela terá recusado, como sublinha o El Mundo.

Susana Valente SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …