Um vídeo sexual, um suicídio, 200 culpados. Colegas de Verónica arriscam prisão

Uma trabalhadora da Iveco, fábrica de camiões em Madrid, suicidou-se depois de um vídeo sexual seu ter sido partilhado num grupo do WhatsApp por colegas de trabalho. Agora, os funcionários da empresa podem vir a ser acusados pela divulgação não autorizada das imagens.

Verónica, de 32 anos, pôs termo à vida no passado sábado, não resistindo à pressão de ter visto a sua intimidade exposta na fábrica onde trabalhava. Há mais de um mês que um vídeo sexual que ela tinha gravado para o ex-namorado circulava entre alguns colegas de trabalho, partilhado num grupo do WhatsApp.

Neste sábado, a mulher, mãe de dois filhos, de 9 meses e 4 anos, enforcou-se em Alcalá de Henares, nos arredores de Madrid, depois de a cunhada, que também trabalhava na fábrica, ter mostrado o vídeo ao seu marido.

A gravação feita pela própria Verónica terá sido enviada por esta ao ex-namorado, há cinco anos, e só ela é que surgia nas imagens.

As primeiras teorias apontam que o ex-namorado, também funcionário da Iveco, pode ter divulgado o vídeo depois de eventualmente ter sido rejeitado por Verónica, aquando de uma possível tentativa de reatar a relação.

O ex-namorado já se entregou às autoridades para ser ouvido e identificado. O homem alega que não foi ele a divulgar o vídeo, como constata o El País, e depois de ter prestado declarações, saiu em liberdade sem qualquer acusação. As autoridades não encontraram “no seu testemunho elementos suficientes” para o acusar, como frisa o jornal espanhol.

O vídeo terá sido visto por, pelo menos, 200 trabalhadores dos 2500 da Iveco, segundo apurou o El Mundo. Mas terá também saído dos horizontes da própria fábrica, tendo sido partilhado com pessoas externas à Iveco.

O El País acrescenta que Verónica sofreu, ao longo de “muitas” semanas, uma situação de “pressão” e de “angústia” motivada pelo assédio e pela humilhação dos colegas. Havia “comentários, piadas, olhares, risadas, cochichos e silêncios”, frisa o El País. Ela acabou por não aguentar a pressão e suicidou-se.

Colegas arriscam pena de prisão

A investigação policial passa agora por perceber quem divulgou o vídeo e quem é que ajudou a espalhá-lo pelo WhatsApp, bem como analisar como é que a empresa agiu para proteger a trabalhadora.

O Tribunal de Instrução número 5 de Alcalá de Henares já abriu um inquérito por um eventual crime de revelação de segredos.

A este caso pode-se aplicar também a alteração legislativa que foi promovida pela divulgação de um vídeo íntimo da ex-conselheira do PSOE, Olvido Hormigos – trata-se de um vídeo que ela enviou ao então amante que o terá disseminado na Internet sem a sua autorização. A justiça decidiu que não havia lugar a crime.

Foi então introduzida uma nova cláusula na legislação que pune a “divulgação não autorizada de imagens ou gravações íntimas, inclusive se foram obtidas com o consentimento da vítima”, que prevê uma pena de prisão de 3 meses a 1 ano.

Poderão também estar em causa eventuais crimes contra a integridade moral da vítima ou assédio e extorsão com a ameaça de difusão das imagens.

Empresa acusada de negligência

A central sindical que representa os trabalhadores da Iveco já anunciou que vai apresentar uma queixa contra a Iveco junto da Inspecção do Trabalho, alegando que a empresa não accionou os mecanismos legais para proteger a trabalhadora e considerando, desta forma, que está em causa um acidente em contexto laboral.

Uma representante sindical citada pela imprensa espanhola refere que chegou a acompanhar Verónica a uma reunião com a direcção da Iveco, garantindo que esta alegou que estava em causa “uma questão pessoal e não laboral” e que, portanto, nada fez para proteger a funcionária.

A Iveco assegura, contudo, que agiu e que até propôs a Verónica uma mudança de posto e de horário que ela terá recusado, como sublinha o El Mundo.

SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

OE2021 ainda não foi votado, mas já se espera um aumento da despesa em mais de 300 milhões

Entre a entrega da proposta e a votação, o Governo voltou a negociar com os partidos, mostrando abertura para medidas na especialidade que deverão custar pelo menos mais 300 milhões de euros. O Orçamento do Estado …

Portugal é dos 10 países com melhores políticas de integração de migrantes

Portugal está no grupo dos dez países com melhores políticas de integração de migrantes, segundo uma avaliação de 52 estados que destaca o combate à discriminação ou a reunificação familiar como pontos fortes. Segundo o Índice …

Lukashenko classifica grevistas e manifestantes como terroristas. Mais de 600 pessoas foram detidas

O Presidente da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, comparou com terrorismo a atitude de manifestantes e grevistas que participaram na greve nacional convocada pela oposição e nos protestos de cidadãos para exigir a sua renúncia. "Estamos a começar …

"Não acredito que cumpra as nossas leis". Trump diz que voto por correspondência é "inapropriado"

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) disse que é "inapropriado" os estados levarem vários dias a contar os votos por correspondência, defendendo que o vencedor deve ser declarado na noite das eleições. "Seria muito, muito apropriado …

Reservas de sangue O+ e A+ com níveis críticos. Federação apela à dádiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou, esta terça-feira, que as reservas nacionais estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+, apelando aos portugueses para darem sangue. Em comunicado, a FEPODABES refere …

Madeira quer visitantes infetados a ajudar nas despesas da estadia. "É aquilo que é justo"

O presidente do Governo madeirense anunciou esta terça-feira que decorrem diligências para encontrar mais uma unidade hoteleira para acolher doentes com covid-19, defendendo que os visitantes infetados devem ajudar a custear as despesas da sua …

Filhos de pais separados não podem circular entre concelhos no fim-de-semana

Os filhos de pais separados não poderão deslocar-se entre concelhos para efetuar trocas de residência entre os progenitores entre 30 de outubro a 3 de novembro, o próximo fim-de-semana que abrange o Dia de Todos …

Receita fiscal cai 2.822,7 milhões arrastada pela quebra do IVA e IRC

A receita fiscal do subsetor Estado registou uma redução de 2.822,7 milhões de euros até setembro, recuando 8,3% face ao mesmo período de 2019, refletindo os efeitos da pandemia, segundo a Síntese de Execução Orçamental. “No …

Novo Banco põe à venda carteiras de malparado (e têm nomes de jogadores de râguebi)

Depois de ter cancelado o projeto “Nata 3”, com crédito malparado no valor de 1,2 mil milhões de euros, o Novo Banco prepara agora a venda de carteiras de dimensões mais reduzidas. A revelação foi feita …

"Racismo cultural". Com França e Turquia em rota de colisão, Charlie Hebdo publica caricatura de Erdogan

Numa altura em que França e Turquia estão em rota de colisão, a publicação satírica Charlie Hebdo colocou o presidente turco Recep Tayyip Erdogan na capa a levantar as vestes de uma mulher. De acordo com …