Mulher que mais tempo esteve no espaço regressa à Terra

nasa2explore / Flickr

A astronauta Samantha Cristoforetti, a mulher que esteve mais tempo no espaço

A astronauta Samantha Cristoforetti, a mulher que esteve mais tempo no espaço

A astronauta italiana Samantha Cristoforetti, a mulher que esteve mais tempo no espaço, prepara-se para regressar à Terra na quinta-feira, juntamente com um cosmonauta russo e um astronauta norte-americano.

Samantha Cristoforetti não é só a mulher que mais tempo esteve em órbita, com 199 dias no espaço, superando um recorde que pertencia à astronauta norte-americana Sunita Williams, como é o elemento da agência espacial europeia ESA que passou mais dias, ininterruptamente, numa missão no espaço. É também a primeira astronauta italiana a viajar para a Estação Espacial Internacional.

O módulo da nave russa Soyuz que a transportará de volta à Terra, juntamente com os companheiros Terry Virts, o “pai astronauta” da agência espacial norte-americana NASA, e Anton Shkaplerov, da agência espacial russa Roscosmos, deverá aterrar no cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, na quinta-feira, às 14:43 (hora de Lisboa), segundo as previsões da NASA.

Durante os seis meses e meio em que esteve na Estação Espacial Internacional, o trio de astronautas desenvolveu várias experiências tecnológicas e científicas.

O seu regresso à Terra esteve previsto para 12 de maio, mas teve de ser adiado por precaução, após um acidente com um veículo espacial de carga Progress, que se desintegrou na atmosfera a 08 de maio, após os operadores russos terem perdido o seu controlo.

Ao cumprir 199 dias no espaço, Samantha Cristoforetti bate o recorde da astronauta da NASA Sunita Williams, que esteve em órbita 195 dias, informou a agência espacial norte-americana, acrescentando que a italiana conquistou igualmente o título de astronauta da ESA que mais tempo consecutivo esteve numa missão fora da Terra.

Uma nova tripulação, composta pelo cosmonauta russo Oleg Kononenko e pelos astronautas japonês Kimiya Yui e norte-americano Kjell Lindgren, deverá partir para a Estação Espacial Internacional entre 23 e 25 de julho, de acordo com a Roscosmos.

À espera dos novos membros, estarão o astronauta norte-americano Scott Kelly e os cosmonautas russos Mikhail Kornienko e Gennady Padalka, que se encontram na estação espacial desde março.

Regra geral, os astronautas ficam na estação por seis meses. Contudo, Scott Kelly e Mikhail Kornienko só deverão regressar à Terra em março de 2016, uma experiência inédita que visa testar a resistência do corpo humano no espaço por longos períodos de tempo.

A Estação Espacial Internacional tem capacidade para acolher, no máximo, seis astronautas.

Um novo veículo Progress deverá descolar a 03 de julho para abastecer a estação.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Fiquei impressionado. Com asséptico bucal diria: Mulher com “tomates”… É que para aquilo perdia-os a caminho da entrada logo depois da benza na pia de água benta!

  2. Provavelmente esta senhora tambem tem afiliação na Maçonaria tal como todos os astronautas de todas as agencias espaciais por todo o mundo. Atenção não globo mas sim mundo. È um pouco como a historia da carochinha sobre a historia que os livros escolares nos ensinaram acerca do “demoníaco Hitler” e a sua “Alemanha fabricante de sabão judeu”. Enfim viva ao mundo livre, ou dito como tal. Pois como diz aquela famosa frase: “There’s more to this than meets the ‘eye’ ” .

RESPONDER

Liderança do Montepio pode voltar a mudar

Uma nova reviravolta na administração do Banco Montepio pode estar prestes a acontecer. Carlos Tavares, atual presidente da administração com poderes não executivos, pode voltar a ser presidente executivo deste banco. Se isso acontecer, Dulce Mota …

Berardo era peça na "estratégia" de Sócrates para dominar a banca

Em entrevista ao Jornal Económico, o empresário Patrick Monteiro de Barros defende que Joe Berardo foi uma das pessoas de quem José Sócrates se serviu para dominar a banca. Patrick Monteiro de Barros disse, em entrevista …

BCE arrasa propostas de Centeno. Reforma coloca em risco independência do BdP

O Banco Central Europeu teceu duras criticas às propostas de Centeno para a reforma da supervisão financeira em Portugal. O BCE admite que a independência do Banco de Portugal poderia ficar em risco. Depois da Comissão …

#MeToo. Acordo de 40 milhões para evitar processo contra Harvey Weinstein

O antigo produtor de Hollywood Harvey Weinstein terá chegado a um acordo no valor de 44 milhões de dólares (cerca de 40 millhões de euros) em indemnização com dezenas das suas vítimas, de forma a …

Paulo Sande, cabeça de lista do Aliança, recebeu salário de Belém. Mas vai devolver

O cabeça de lista do Aliança decidiu devolver o vencimento que lhe foi pago este mês pela Presidência da República enquanto assessor político de Marcelo Rebelo de Sousa. Paulo Sande começou por gozar uma licença sem …

Trump quer vender armas à Arábia Saudita sem aprovação do Congresso

Uma grande venda de bombas à Arábia Saudita pode estar na mira da Administração Trump. O Presidente dos Estados Unidos quer fintar o Congresso norte-americano e desbloquear 6,3 mil milhões de euros em vendas.  O jornal …

Europeias: Com o PS a "malhar" no Bloco, Rangel fala em encenação eleitoral

Na véspera do último dia de campanha para as eleições europeias, António Costa e Augusto Santos Silva deram um empurrão ao candidato do PS com discursos apontados aos parceiros de esquerda. Enquanto isso Paulo Rangel …

ADSE: Hospitais privados faturaram 21 milhões a mais em 2017 e 2018

A ADSE fechou o ano passado com mais dinheiro em caixa do que no ano anterior, contrariando a tendência de queda registada nos últimos três anos, revela o Relatório de Atividades do instituto que gere …

Pré-reforma travada por serviços do Estado

Os serviços do Estado já receberam milhares de pedidos de pré-reforma, mas ainda não foi autorizado qualquer processo. Milhares de trabalhadores já pediram a pré-reforma, mas os serviços do Estado ainda não deram seguimento a qualquer …

Acordo com SIRESP estava por horas. Já passaram quase 2 semanas

Há duas semanas, António Costa disse que o acordo com o SIRESP estava por horas. A proposta de pré-acordo que chegou há mais de uma semana ao Ministério das Finanças ainda não obteve resposta por …