/

Nave espacial russa desintegra-se ao chegar à Terra

NASA

Progress 50 (50P)

Uma nave Progress

A nave espacial de abastecimento russa Progress M-27M, não tripulada, desintegrou-se esta sexta-feira ao despenhar-se sobre a Terra, após sofrer de falhas de comunicação a caminho da Estação Espacial Internacional (EEI).

A nave transportava oxigénio, água e alimentos para a equipa de seis astronautas da EEI que não está em perigo imediato de ficar sem bens essenciais.

“A aeronave Progress M-27M deixou de existir às 5h04, hora de Moscovo (3h04 em Lisboa), a 08 de maio de 2015. Entrou na atmosfera sobre a parte central do Oceano Pacífico”, anunciou a agência espacial russa Roscosmos, em comunicado.

A corporação espacial de Energia, fabricante dos cargueiros, previu num primeiro momento que a Progress avariada iria cair entre 05 e 07 de Maio, tendo desde logo garantido que não representava perigo para a Terra já que grande parte da nave vai queimar-se antes de entrar em contacto com a atmosfera.

A Progress, com 35 anos de utilização, é um dos grandes orgulhos da indústria aeroespacial russa, com um historial praticamente imaculado. Até agora, só foi registado um acidente, em Agosto de 2011, devido a uma avaria do foguete portador.

O Centro de Controlo de Voos Espaciais da Rússia perdeu o controlo do cargueiro, lançado do cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão, depois de a nave se ter posicionado numa órbita errada e parar de enviar dados para a Terra, porque não accionou todas as suas antenas.

Todas as tentativas para retomar o controlo da nave automática, que devia chegar à Estação Espacial Internacional com cerca de 2,5 toneladas de combustível, oxigénio, alimentos e equipamento científico, foram até agora, infrutíferas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.