Mulher que não sente dor até já adormeceu a dar à luz

Imagine o que é ter um filho, num parto de cesariana, sem precisar de anestesia. A experiência seria horrível para a maioria das pessoas, mas para a brasileira Marisa de Toledo foi um acontecimento sem dor nenhuma. Isto porque esta mulher de 27 anos não sente qualquer dor.

Esta mãe de três filhos sofre de insensibilidade congénita à dor, também conhecida como analgesia congénita, uma doença rara, que afecta muito pouca gente em todo o mundo, mas que é particularmente perigosa, podendo colocar quem dela sofre em constante perigo.

A dor é um aviso que chega ao cérebro para nos protegermos, face a situações que podem colocar a nossa condição física em risco. Mas ao cérebro de Marisa de Toledo não chega alerta nenhum, e assim a mulher tem as mãos cobertas de bolhas e de cicatrizes, dos vários acidentes que vai sofrendo diariamente, reporta a BBC.

Marisa já teve que amputar um dedo do pé e já perdeu o sentido do paladar, de tantas vezes ter queimado a língua. E no seu primeiro parto, de cesariana, nem sequer foi necessário levar anestesia.

“O médico disse que foi como cortar um porco, eu não sentia nenhuma dor”, conta Marisa de Toledo à BBC.

Durante o parto do segundo filho, até adormeceu.

“Ouvi a enfermeira gritando ‘acorda! acorda!’. Pensei ‘o que está acontecendo?’ E o médico disse ‘sua filha está nascendo’. Eu nem senti ela saindo, nada. Eu fiz um esforço, mas quem fez a força foi ela”, refere Marisa de Toledo.

Natural de Angatuba, uma zona rural na região de São Paulo, esta mãe de 27 anos lamenta que sofre do preconceito dos outros e confessa que gostaria de saber o que é sentir dor.

“Eu falo para as pessoas ‘como pode doer tanto?’, como em um parto. Para mim, eu fico imaginando como é a dor. Um dia queria ter dor, mas acho que nunca vou ter porque desde criança eu não tenho”, frisa.

Um dos dois irmãos de Marisa de Toledo também sofre de insensibilidade congénita à dor, mas nenhum dos seus filhos herdou o problema.

SV, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …