A mulher for declarada morta no hospital após ter um AVC, mas acordou no seu velório.
Uma mulher de 76 anos que foi declarada morta no Equador acordou durante o seu próprio velório.
Bella Montoya, uma enfermeira reformada, chocou os seus familiares ao bater no seu caixão durante o velório.
O caso já levou à abertura de uma investigação governamental ao hospital onde a mulher foi dada como morta.
Bella Montoya foi internada numa sexta-feira, depois de sofrer um AVC e entrar em paragem cardiorrespiratória. Quando a mulher não respondeu às tentativas de reanimação, o médico declarou que estava morta.
Gilberto Barbera, filho da mulher, afirma que a sua mãe estava inconsciente quando foi levada para as urgências e que algumas horas depois foi informado de que estava morta.
A família tratou da certidão de óbito e levou o corpo para uma funerária, tendo organizado um velório no próprio dia.
Durante a cerimónia, começaram a ouvir sons estranhos vindos do caixão. “Estávamos uns 20 lá. Depois de cinco horas de velório, o caixão começou a fazer sons”.
“A minha mãe estava embrulhada em lençóis e a bater no caixão e quando nos aproximamos repáramos que ela estava com a respiração ofegante. Aquilo assustou-nos”, relata Barbera à Associated Press.
A família rapidamente levou Montoya novamente para o hospital, onde a mulher ficou nos cuidados intensivos. A mulher foi entubada e os médicos não pareciam muito otimistas no seu prognóstico, segundo Barbera.
O Ministério da Saúde do Equador já abriu uma investigação aos médicos envolvidos no tratamento à mulher e um comité técnico foi formado para rever como é que o médico lida com casos semelhantes e emite certidões de óbito.