Mulher de um empresário desaparecida foi sequestrada (e raptores exigem resgate milionário)

(cv) CoinKorea / Youtube

Anne-Elisabeth Hagen

A polícia norueguesa anunciou esta quarta-feira que a mulher de um dos homens mais ricos da Noruega foi raptada e que os alegados raptores exigiram um resgate milionário.

Desde 31 de outubro, que Anne-Elisabeth Falkevik Hagen, de 68 anos, está desaparecida. Anne-Elisabeth é casada com Tom Hagen, que segundo a revista financeira da Noruega, Kapital, ocupa o 172º lugar de uma lista de 400 pessoas mais ricas do país e a sua fortuna em 2018 atingiu quase 1,7 mil milhões de coroas (1,7 mil milhões de euros).

A polícia referiu que foi encontrada uma carta na casa do casal, a leste de Oslo, que descrevia o que aconteceria à mulher se o pedido de resgate não fosse pago na criptomoeda Monero. As autoridades norueguesas não avançaram com o valor do resgate, mas o jornal VG noticiou que o valor seria de nove milhões de euros.

Este jornal norueguês informou ainda que a carta mencionava que Falkevik Hagen seria morta se a polícia estivesse envolvida. O investigador-chefe, Tommy Broeske recusou-se a comentar, afirmando que “as ameaças eram de um caráter muito sério“.

“A razão para nós tornarmos público este caso agora é que, apesar de uma ampla e extensa investigação, precisamos de mais informações”, salientou em conferência de imprensa. “Não temos suspeitos neste caso“, sublinhou Broeske, acrescentando que a polícia tem estado “no caso há várias semanas”.

Broeske explicou que “aqueles que estão por trás optaram por comunicar digitalmente” e que não tiveram “nenhum outro tipo de contacto”. As autoridades instaram a família a não pagar nenhum resgate.

A polícia acredita que Anne-Elisabeth Falkevik Hagen desapareceu da casa que fica a cerca de 50 quilómetros da fronteira com a Suécia. O investigador-chefe disse ainda que as autoridades estão a trabalhar com a Europol e a Interpol no caso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tusk aceitou pedido de adiamento do Brexit (mas com uma condição)

O presidente do Conselho Europeu condicionou uma "curta extensão" do 'Brexit' a uma "votação positiva" do Acordo de Saída, mas reconheceu que a esperança de um desfecho bem-sucedido parece cada vez mais ilusória. “À luz das …

ADN num cachimbo com 200 anos revela detalhes da vida de uma escrava

Um grupo de arqueólogos e geneticistas dos Estados Unidos mostrou que um fragmento partido de um cachimbo encontrado numa plantação de tabaco pode ser um testemunho substancial da história e da antropologia do século XIX. O …

Parlamento chumba imposto do Bloco sobre gigantes digitais

O Bloco de Esquerda propunha um imposto de 3% sobre certos serviços digitais e estimava uma receita entre 60 a 100 milhões de euros, mas o projeto foi chumbado esta quarta-feira. O projeto do Bloco de …

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …