Mulher deixada pelo marido condenada a viver com vizinho na Índia

CALLEJERO ERRANTE / Flickr

-

O conselho de uma aldeia no norte da índia ordenou a uma residente, cujo marido fugira com a esposa de um vizinho, que passe a viver com o morador abandonado ou que lhe pague uma compensação.

A polícia está a investigar o pedido de ajuda que Rajendra Meghwal fez ao conselho da aldeia, situada no Estado de Rajasthan, no norte da Índia, depois da fuga da sua esposa, acompanhada das duas crianças de ambos, com o vizinho Kalulal Meghwal.

Mamta, a mulher de Kalulal, disse à polícia que o conselho da aldeia, “khap panchayat”, a obrigou a escolher entre pagar uma compensação de 4.775 dólares (4.466 euros) a Rajendra Meghwal por o seu marido ter fugido com a mulher deste ou ir viver com o homem “abandonado”.

“A mulher não esteve presente na reunião do conselho, mas veio queixar-se a nós de que fora solicitada para escolher entre pagar dinheiro ou viver com Rajendra Meghwal”, disse o polícia Sanjay Kumar à agência de notícias francesa AFP.

Na decisão do conselho da aldeia não ficou claro se ao viver com Rajendra desempenhará o papel de esposa ou de empregada doméstica.

Os conselhos de aldeia, conhecidos como “panchayats”, consistem em grupos de cidadãos não eleitos que são encarados como árbitros sociais e morais da respetiva aldeia. Embora não tenham cobertura legal, os “panchayats” são muito influentes e têm sido acusados de aplicar sanções a “crimes de honra” praticados por mulheres cujas ações são vistas como vergonhosas para as suas famílias.

Apelidados de “tribunais de canguru” pelos críticos, os conselhos de aldeia são conhecidos pelos espancamentos em público e por outras medidas de coação que aplicam àqueles que consideram criminosos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.