Mulher assassinada na Madeira. É a 17º vítima de violência doméstica este ano

Uma mulher, com cerca de 50 anos, foi assassinada durante a noite na residência onde vivia, na freguesia do Jardim do Mar, concelho da Calheta, zona oeste da Madeira, indicou fonte dos Bombeiros Voluntários da localidade.

Segundo o comandante da corporação, o alerta foi dado pelo irmão da vítima, pouco depois das 1h00, tendo os bombeiros deslocado para o local, no sítio da Piedade, uma ambulância e dois elementos.

“Quando chegámos, já era cadáver, já não havia nada a fazer”, indicou, sublinhando que as autoridades policiais foram informadas, encontrando-se no local a Polícia Judiciária e a Polícia de Segurança Pública.

O crime terá ocorrido num quadro de violência doméstica e foi alegadamente cometido pelo companheiro da vítima, desconhecendo-se o modo como o praticou. De acordo com o Correio da Manhã, o companheiro da mulher, que consumia drogas, é o autor do crime e já foi detido. A vítima, casada há um ano, deixa três filhos e um neto.

O homem, de 44 anos, passou a noite no Estabelecimento Prisional do Funchal, depois de ter sido detido durante a madrugada. Vai ser levado ainda esta segunda-feira para a PJ, onde vai ser interrogado.

Este ano, o número de mulheres mortas em contexto de violência doméstica já chegava aos 16, segundo a contabilidade feita a 18 de junho. O número exclui um homem e uma criança que morreram igualmente vítimas de violência doméstica em 2019. Em 2018 a UMAR – União da mulher Alternativa e Reposta registou 28 femicídios.

O Relatório Anual de Segurança Interna refere que em 2018 houve 26.432 detenções mas que, apesar deste valor elevado, o número de acusações é baixo. Dos inquéritos concluídos em 2018, apenas 14,4% resultaram em acusação, e 65,5% foram arquivados.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Vejam lá que não se sabe como foi o homicídio, mas sabe-se que foi violência doméstica e sabe-se que foi cometido pelo companheiro.

    Vejam lá que até um nome específico para homicídio de mulheres: femicídio! Se for homicídio serve para os dois mas o assassinato de mulheres merece um nome próprio, enquanto que o de homens, não. É um vulgaroide homicídio.

    Vejam lá que das estatísticas de vítimas de violência doméstica, exclui intensionalmente homens e crianças, para parecer que só mulheres é que são vítimas e só homens é que são criminosos.

    Vejam lá que ainda hoje saiu a notícia de que uma mulher condenada a 17 anos pelo assassinato do seu companheiro, foi solta ao fim de 2 anos por “engano” do tribunal… E pronto, fica assim. Está tudo bem:

    https://zap.aeiou.pt/professora-condenada-homicidio-sai-liberdade-volta-dar-aulas-gracas-erro-judicial-270635

RESPONDER

Paulo Rangel reeleito vice-presidente do Partido Popular Europeu

O eurodeputado do PSD foi reeleito, esta quinta-feira, vice-presidente do Partido Popular Europeu (PPE) no congresso desta formação política, que decorre desde quarta-feira em Zagreb, na Croácia. De acordo com uma nota à imprensa, Paulo Rangel …

Ex-eletricista de Picasso condenado por ter escondido 271 obras na garagem durante 40 anos

O último eletricista de Pablo Picasso, Pierre Le Guennec, e a sua mulher foram esta terça-feira condenados em última instância a dois anos de prisão, com pena suspensa. Em causa estava, de acordo com a AFP, …

Álvaro Costa apresenta projeto inédito de streaming

  Um canal inédito de streaming totalmente português é uma das ideias que Álvaro Costa pretende ver avançar já no próximo ano. O projeto será apresentado este sábado, às 21h30, no Mar Shopping. Álvaro Costa já chegou …

Um terço das empresas ainda não revelou o seu dono

As cerca de 600 mil empresas e outras entidades sujeitas a registo comercial que operam em Portugal eram obrigadas pelo Instituto dos Registos e do Notariado a fazer o Registo Central do Beneficiário Efectivo (RCBE) …

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …