/

Mugabe apresentou demissão, anuncia presidente do Parlamento

Aaron Ufumeli / EPA

Robert Mugabe apresenta a demissão depois de quase 40 anos no poder

A sessão do Parlamento que debatia destituição do Presidente foi interrompida e o presidente do Parlamento do Zimbabué anunciou que Mugabe apresentou a demissão.

O presidente do Parlamento do Zimbabué diz ter recebido uma carta de Robert Mugabe, na qual o líder apresenta a demissão “de forma voluntária”. O Parlamento debatia o processo de destituição, mas interrompeu a sessão quando recebeu a carta.

“Eu, Robert Gabriel Mugabe, apresento formalmente a minha demissão como Presidente do Zimbabué, com efeitos imediatos“, começa por dizer a carta lida por Jacob Mudenda.

Mugabe acrescenta que a decisão é “voluntária” e pede uma “transferência pacífica de poder”.

O Parlamento estava reunido para discutir a abertura do processo de impeachment de Mugabe, mas interrompeu de imediato, entre gritos e cânticos de alegria, descreve a Reuters citada pelo Público.

Robert Mugabe recusava ceder a Presidência do Zimbabué, apesar de estar a ser pressionado pelo próprio partido, pela oposição e pelas Forças Armadas. É acusado de sucessivas violações dos Direitos Humanos para se manter no poder desde 1980.

Os deputados da ZANU-PF (União Nacional Africana do Zimbabué – Frente Patriótica) já tinham anunciado que iriam avançar com o processo que permitia desencadear a sua destituição, em apenas dois dias.

Robert Mugabe estava em prisão domiciliária desde a noite de terça-feira, altura em que os militares tomaram o controlo da capital Harare. Até à data, os militares rejeitaram sempre a ideia de que esta crise é um “golpe de Estado”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.